Marketing reverso: o que é e como fazer

O marketing reverso ainda levanta uma série de dúvidas na mente dos profissionais da área, mas ele pode ser muito benéfico para empresas de todos os ramos, por exemplo, de inspeção termográfica em painéis elétricos. Entretanto, entender estes conceitos é importante antes de iniciar qualquer tipo de campanha.

O marketing como um todo se baseia na ideia de atrair a atenção de consumidores para sua empresa, fazendo com que eles se interessem pelo material que você tem a oferecer e garantindo que ele inicie um processo de negociação.

Entretanto, esse tipo de estratégia mais ativa pode ser muito agressiva em alguns casos, e nem sempre ter a mesma funcionalidade que outros modelos mais tranquilos. É o caso do marketing reverso.

Nesse modelo de interação, a ideia é fazer com que o consumidor desperte o interesse de procurar pela solução que você está oferecendo, seja um produto ou serviço, de forma orgânica, sem que você ativamente esteja procurando-o.

Esse tipo de estratégia busca ser o menos invasivo possível na estrutura de marketing, estabelecendo sua marca na realidade do público-alvo de forma natural e fluida, encaixando-se na rotina dos clientes em potencial.

O comportamento do usuário é uma questão muito relevante para esse tipo de estratégia e para uma série de outras, uma vez que ele determina o quão bem elaborado é o modelo de negócios, por exemplo, de alarme de incêndio preço que você está criando.

Além disso, o marketing reverso não elimina a necessidade de estratégias mais tradicionais, que ajudem os consumidores a chegar até sua companhia.

Na verdade, ele é utilizado como uma estratégia paralela, buscando inserir-se na realidade de seus clientes de forma diferenciada. A internet e os serviços móveis têm feito um importante papel na popularização desse modelo de publicidade.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de recursos tecnológicos tem se popularizado, fazendo parte do dia a dia de cada pessoa.

Um destes avanços se deu na figura do smartphone, um dispositivo de comunicação de bolso, que funciona como telefone celular e como um computador portátil, que pode acessar a internet com apenas um clique.

Por conta disso, o perfil do consumidor acabou mudando drasticamente, e assumindo uma posição mais proativa em relação a seus problemas e necessidades.

Normalmente, quando um consumidor precisa de algo, como locação de transformador de energia, ele procura em seu smartphone através de um motor de busca.

Esses motores de busca fazem então varreduras em seus bancos de dados, com seus algoritmos criando listas por ordem de relevância para esse tipo de ação. Isso ajuda o consumidor a ter uma autonomia maior para encontrar aquilo que ele precisa.

Um ponto de muita confusão com relação ao marketing reverso é que pessoas confundem esse conceito com a publicidade negativa. O marketing reverso não é fazer propagandas exaltando aspectos negativos da empresa, e sim modificar a percepção do cliente sobre ela.

Com a elaboração de conteúdo de qualidade apresentando soluções para clientes, você consegue lidar com esse tipo de ferramenta de maneira muito mais adequada, otimizando suas funções.

O foco de uma campanha de marketing reverso nunca é o produto ou serviço ofertado pela empresa, e sim soluções e informações relevantes para o público como um todo, criando uma aproximação entre consumidor e marca.

Marketing reverso e anti propaganda

É importante saber separar os dois elementos, uma vez que eles muitas vezes se confundem e geram complicações na elaboração de uma campanha adequada para sua empresa, conseguindo diferenciar estes elementos.

O marketing reverso tem como objetivo final melhorar as vendas de uma empresa, mas ele utiliza ferramentas diferentes das convencionais para isso, sobretudo ao destacar benefícios de uma solução ao invés do foco em um material específico que a empresa oferece.

Já a anti propaganda é ativamente negativa, ela funciona para mostrar que um serviço ou produto é ruim de alguma maneira. O caso mais conhecido da anti propaganda relaciona-se com os cigarros.

Nesse exemplo em particular, as propagandas obrigatoriamente mostram malefícios do produto, conscientizando o usuário a não consumir este produto ou serviço, embora ele ainda tenha a liberdade de escolher consumir.

Por isso, é importante saber separar estes dois conceitos, evitando assim que você tome caminhos que possam acabar prejudicando mais do que ajudando a empresa nesse sentido, ampliando suas possibilidades a longo prazo para esse tipo de ação ao oferecer, por exemplo, uma análise termográfica de painéis elétricos.

Como fazer marketing reverso

Agora que você consegue entender melhor o conceito do marketing reverso, é importante saber como implantá-lo de maneira funcional e garantir uma estrutura de atendimento de qualidade em suas ações de marketing.

Existem muitos benefícios de usar esse tipo de estratégia, como:

  • Sutileza;
  • Maior chance de fidelização;
  • Contato maior com o cliente;
  • Imagem da marca melhorada.

Todos estes elementos, entretanto, demandam um cuidado maior na hora de elaborar uma campanha de marketing reverso, que precisa de muito cuidado para oferecer os resultados que você deseja com ela.

Esse tipo de estrutura é muito importante para garantir um bom retorno em atividades como essa em sua empresa de análise da qualidade da água para consumo humano.

Avaliação de imagem

O primeiro passo para conseguir aplicar o marketing reverso com efetividade é fazer uma avaliação completa sobre a imagem de sua empresa, avaliando seus produtos e serviços, bem como o quão integrado ao seu segmento de atuação você está.

Dessa forma, você consegue entender melhor pontos que podem ser aprimorados e otimizados com o marketing reverso, entendendo qual linha de ação deve ser seguida para aplicar metas e objetivos para sua estrutura.

Quanto mais você realmente contribuir para esse tipo de ação, maior será o potencial de novos clientes se interessarem pelas soluções que você está oferecendo, entendendo que sua empresa de conduíte corrugado reforçado pode ser uma boa possibilidade de contratação.

Entender seu plano de marketing e estruturá-lo com qualidade é um ponto importante para guiar sua linha de ação, entendendo todas as possibilidades que você tem a oferecer a longo prazo.

Conheça seu público

Outro ponto muito importante para ter sucesso com uma campanha de marketing reverso é saber com quem você está falando. O grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, com uma propensão maior de consumir em sua empresa é chamado público-alvo.

Esse grupo de pessoas é o foco de todo seu planejamento de marketing, tentando atingir o máximo possível de pessoas para gerar um interesse genuíno em sua estratégia de marketing, otimizando esses processos ainda mais.

Para uma segmentação maior, e para ter informações precisas sobre elementos importantes de sua estrutura, é interessante contar com uma persona. Esse tipo de figura fictícia é muito importante para otimizar seus resultados de ação.

Uma persona é criada com base em informações relevantes de seu público-alvo e de interações com clientes que sua empresa já trabalhou. Durante a criação, é criada toda uma personalidade e um perfil psicológico para a persona.

Dessa maneira, você consegue responder perguntas muito mais efetivas sobre as informações que precisa para elaborar uma estratégia de marketing reverso em sua empresa de motoredutor industrial.

Permissão de contato

Um ponto muito importante de uma estratégia de marketing reverso é que ele seja o menos invasivo possível. Por isso, qualquer tipo de comunicação ou contato que a empresa fizer com os consumidores deve ser claramente autorizado.

Isso entra de acordo também com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que foi criada para proteger a privacidade dos usuários de internet como um todo. Essa lei prevê multas milionárias em caso de falhas, e por isso é importante se adequar.

Entenda as necessidades do consumidor

Não adianta você alcançar seu público e conseguir se comunicar de forma adequada com o marketing reverso se o seu produto não estiver equiparado com o poder de compra de seus consumidores.

Esse tipo de estratégia deve ser pensado sempre que você utiliza alguma referência aos consumidores, ampliando suas chances de comunicação e entendendo suas necessidades.

Dessa maneira, você consegue abrir espaço para muito mais negociações, que partirão diretamente do consumidor com um apoio apenas indireto de sua empresa, conseguido através da execução desse tipo de marketing sendo bem sucedido até mesmo em uma empresa de acessorios hidrojato.

Considerações finais

Oferecer informações relevantes para o consumidor é um dos processos mais funcionais para conseguir conquistar clientes na atualidade. O próprio perfil do cliente mudou para um tipo mais inquisitivo, que deseja dados reais sobre o que ele deseja comprar.

Pensando nisso, estratégias como o marketing reverso acabaram ganhando muito destaque, otimizando seus processos e ampliando suas chances de comunicação, criando novas ações e novas campanhas para estruturar melhor suas vendas.

Esse tipo de estratégia pode ajudar consideravelmente a imagem de sua empresa, uma vez que você não se mostra ganancioso e deseja vender a qualquer custo, oferecendo no lugar uma empresa que quer primeiro educar e apresentar soluções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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