Pesquisa indica que a integração de três ou mais canais pode aumentar as conversões em até 287%, destacando a importância da experiência do cliente
Omnichannel é uma estratégia de marketing que proporciona uma experiência de compra unificada e personalizada ao cliente, independentemente do canal que ele utilize para interagir com a marca. Em outras palavras, é como se todos os pontos de contato do cliente com a empresa (loja física, site, aplicativo, redes sociais, etc.) fizessem parte de um único branding, em que as informações são compartilhadas e a jornada do consumidor é contínua.
Imagine que o usuário está procurando por um novo par de tênis. Ele começa pesquisando em um site de e-commerce, adiciona alguns modelos ao carrinho e decide visitar uma loja física para experimentar os sapatos. Ao chegar na loja, um vendedor já sabe em quais modelos o consumidor está interessado e mostra as opções disponíveis. Ao final, decide comprar o tênis pela loja online, utilizando o mesmo carrinho que iniciou a pesquisa.
Uma pesquisa da Omnisend revela um dado importante: campanhas de marketing que utilizam três ou mais canais de forma integrada podem gerar até 287% mais conversões do que aquelas focadas em um único canal. De acordo com Neil Patel, um dos maiores especialistas em marketing digital, a prática deve posicionar o consumidor no centro das atenções, com garantia de consistência e qualidade no atendimento.
Como aplicar o marketing omnichannel nos negócios?
Para implementar uma estratégia de marketing omnichannel com sucesso, é indispensável começar pelo desenho do público-alvo, entender o comportamento de compra e as preferências dos consumidores para entregar uma experiência direcionada e relevante. Uma vez que tenha compreensão clara dos clientes, pode começar a alinhar canais online e offline.
Ferramentas como o Meta Business Suite são fundamentais nesse processo, ao permitir campanhas de tráfego inteligentes que direcionam os usuários para um determinado endereço virtual, possivelmente um site de e-commerce, e os guiam pelo funil de vendas. Além disso, são eficazes para gerenciar contas comerciais de forma descomplicada.
Outro ponto fundamental é a consistência em todos os pontos de contato, para garantir uma jornada de compra perfeita para o cliente. Isso significa usar uma única voz de marca e identidade visual em todos os canais. Por fim, o marketing omnichannel exige otimização contínua: monitore regularmente métricas de desempenho, como taxa de conversão e tempo médio no site, e faça ajustes baseados em dados para personalizar a experiência do usuário em cada etapa da jornada.
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