Marketing multinível: o que é?

O marketing multinível, também conhecido por meio da sigla MNM é um modelo de vendas novo e que tem ganhado destaque no mercado, pois o vendedor ganha uma participação de lucros por suas vendas. 

O marketing é uma ciência humana que desenvolve estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes, através da criação e agregação de valor a uma marca. 

É algo que está enraizado na raça humana, portanto, não se tem registro da primeira vez que foi realizado, tendo em vista que desde a antiguidade as pessoas utilizam dos artifícios da promoção de produtos e serviços. 

Às estratégias de marketing atualmente, devido às diversas revoluções tecnológicas, podem fazer uso de uma variedade de canais de comunicação, como a televisão, jornais, redes sociais, sites, plataformas de streaming, entre outros exemplos. 

Para além da venda de produtos e serviços, como a de esquadrias de aluminio bronze e da satisfação de clientes, o marketing hoje pensa no bem-estar e na motivação dos funcionários das empresas. 

Principalmente dos vendedores, que são os responsáveis pelo trabalho bruto e por aplicar tudo o que a empresa deseja transmitir ao público com seus atendimentos.  

Portanto, o universo do marketing é vasto e abrange uma série de técnicas e metodologias voltadas para atingir os mesmo objetivos de maneiras diferenciadas, se preocupando com o cliente e com os funcionários. 

Saber escolher qual metodologia de marketing investir e aplicar em seu negócio é o primeiro passo do sucesso. 

Tendo em vista a impossibilidade de utilizar todas as metodologias e todos os canais de comunicação, é necessário ter um conhecimento básico a respeito de algumas. 

Portanto, o objetivo desse texto é apresentar o conceito de estratégia de marketing multinível, como é realizado, suas vantagens e algumas dicas de como aplicá-la em seu empreendimento. 

O que é marketing multinível? 

O marketing multinível, MNM, network marketing ou marketing de rede é uma estratégia de vendas em que o vendedor e sua rede de revendedores ganham uma participação de lucros por vender produtos. 

Esse modelo de venda é uma evolução do modelo unilevel, onde apenas o vendedor ganha comissão por sua venda, deixando a equipe envolvida sem as bonificações. 

Sendo assim, ele nasceu do modelo de vendas diretas, seja qual for o produto, inclusive de aquecedor Rinnai 23 litros, que ocorriam porta a porta, onde os vendedores visitavam as residências para mostrar os produtos que comercializavam. 

Portanto, o multinível surgiu para estimular os vendedores a se tornarem gerentes e líderes de vendas e motivar os revendedores, além de proporcionarem diversas outras mudanças na estrutura de vendas das empresas. 

O marketing multinível é mais antigo do que muitos pensam, sendo praticado a mais de 100 anos atrás. Entretanto, é com o médico Carl Rehnborg  que o termo foi criado e popularizado em 1941.

Rehnborg era dono da primeira fábrica de suplementos alimentares da região. Para poder expandir o seu negócio ele elaborou um plano de vendas que deu origem ao marketing multinível. 

Ele designou que distribuidores mais experientes fossem responsáveis por aplicar treinamentos em novos distribuidores. 

Prometendo uma remuneração proporcional para todos os envolvidos nas vendas, tendo o distribuidor líder quanto para os distribuidores mais inexperientes. 

Nos anos seguintes a empresa se tornou milionária e inspirou diversos outros empreendedores a seguirem esse modelo de vendas, até mesmo aqueles que gostariam de abrir uma lavagem de estofados.

Inclusive, a dama do marketing multinível, Mary Kay, desenvolveu o seu negócio a partir da estratégia de Rehnborg, porém, contratando apenas distribuidores mulheres durante a década de 50. 

Quais são as vantagens desse tipo de estratégia?

A aplicação do marketing multinível oferece uma série de vantagens tanto para o empreendedor quanto para o funcionário, sendo elas: 

  • Maior engajamento dos funcionários;
  • Desenvolve líderes;
  • Favorece a autonomia do profissional;
  • Aumenta as vendas da empresa;
  • Aumenta o faturamento;
  • Ajuda a construir a imagem da marca. 

Recompensar os funcionários para atingir metas é uma das melhores estratégias para incentivá-los, assim como realizar uma proteção pintura automotiva é um bom investimento. 

Funcionários motivados trabalham de forma mais centrada e proativa, atingindo os objetivos estabelecidos mais rapidamente.

Essas recompensas podem ser uma porcentagem do valor da venda ou algum outro benefício, como presentes, cupons, jantares, dentre outros exemplos, de forma geral, é um modelo escalonado de ganhos. 

O marketing multinível também favorece a autonomia do profissional, para que ele desenvolva a sua própria metodologia de venda, como é o caso de diversos ex-vendedores que fundaram a sua própria empresa após essa experiência. 

Outro ponto é que vendedores experientes são escalados para serem líderes e multiplicadores de conhecimento.

Portanto, se um funcionário se destaca demonstrando possuir boas técnicas de comunicação e venda, ele sobe rapidamente na empresa. 

Outro fator, é a agregação de valor na marca que aplica o marketing multinível, pois ao bonificar e promover os seus funcionários, a empresa é vista como um bom lugar para desenvolver uma carreira em vendas. 

Todos esses fatores promovem uma boa imagem da marca, seja qual for o seu segmento, até mesmo o de plotagem veicular, o aumento da produtividade e consequentemente do faturamento. 

Como o marketing multinível é realizado? 

No marketing multinível o vendedor deve conquistar o cliente e atrair novos vendedores, ou seja, o trabalho é dobrado, mas o lucro é maior, pois ao atrair novos vendedores ele recebe o lucro residual. 

Além disso, o vendedor deve ser um líder que propaga seus conhecimentos para outras pessoas, treinando outros vendedores a saberem comercializar aquele produto. 

Quanto mais bem preparado e capacitado é o líder, maiores são as margens de vendas, pois a equipe será bem treinada.

Dicas para desenvolver um bom marketing multinível  

O mercado multinível cresce de maneira expressiva ao longo dos anos, portanto, se a sua empresa se enquadra e pode adotar esse tipo de marketing, é uma boa escolha aprender algumas dicas.

Portanto, seguem 4 dicas simples de serem aplicadas e que garantem o sucesso da implementação do marketing multinível: 

  • Aplique treinamentos;
  • Ofereça boas bonificações;
  • Tenha métricas de desempenho;
  • Incentive os vendedores a serem líderes. 

Com a aplicação de todas essas dicas conjuntamente, a empresa obterá sucesso no marketing multinível. 

1- Aplique treinamentos

Para que sua equipe venda bem os seus produtos é necessário aplicar uma série de treinamentos, voltados para:

  • Relações interpessoais;
  • Oratória;
  • Táticas de vendas;
  • Vida financeira.

Não existe um funcionário perfeito que saiba exercer plenamente todas as suas funções, eles precisam de treinamentos adequados sobre vendas, táticas e oratória, para aprenderem a se comunicar com o cliente.

Lembrando, é necessário apresentar os princípios, valores, missão, objetivos e todo o portfólio da empresa, logo quando iniciam os seus serviços, de preferência no primeiro dia. 

Por exemplo, vendedores de serviços de manutenção em aeronaves, precisam de um treinamento devido a especificidade desse tipo de serviço. 

Para além de treinamentos voltados às vendas, os funcionários apreciaram treinamentos sobre relações interpessoais e que os incentivaram a desenvolver outras áreas da vida. 

2- Ofereça boas bonificações

O que vai garantir o engajamento da sua equipe, além dos treinamentos, será às retribuições pelas vendas. 

Para empresas grandes, uma considerável porcentagem das vendas é uma boa opção, além de oferecer outros benefícios, como concorrer a sorteios ou presentes. 

Algumas empresas dão aos melhores funcionários do ano carros, motos, televisores e uma série de outras bonificações, até mesmo uma clínica de andrologia. 

3- Tenha métricas de desempenho 

Outra dica importante é saber mensurar toda a sua equipe. Para isso crie uma lista de contatos e avalie o desempenho de cada um dos vendedores, por meio de métricas. 

Essas avaliações podem ser designadas para os líderes das equipes regionais, de modo a descentralizar o serviço e dar mais autonomia, incentivando o comportamento de líder. 

4- Incentive os vendedores a serem líderes 

 O marketing multinível incentiva os vendedores a serem proativos e adquirirem comportamento de líder, pois precisam captar e treinar outros vendedores.

Entretanto, essa atividade pode ser feita de maneira superficial e pouco eficiente, portanto, é necessário incentivar e aperfeiçoar essas atividades de liderança, principalmente, por meio de treinamentos e bonificações. 

Ter líderes na equipe é importante, pois eles vestem a camisa da empresa, incentivam os subordinados e descentralizam os serviços da empresa, além de conseguirem comercializar qualquer coisa, inclusive uma sistema de rastreamento de frota. 

Considerações finais 

Portanto, o marketing multinível é uma estratégia que incentiva funcionários a se manterem engajados e forma bons líderes, aumentando o desempenho, as vendas e o lucro da empresa. 

Portanto, esse texto auxilia qualquer empreendedor a aplicar essa tática em seu negócio, principalmente, se as dicas apresentadas no texto forem colocadas em prática. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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