Marketing interativo: o que é e como fazer

O uso mais intenso da internet, percebido nos últimos anos, proporcionou às empresas diversas possibilidades para o uso de estratégias que pudessem ajudar a vender os produtos. E nisso, se criou uma parceria indispensável com o marketing, que enquanto aliado importante, era o responsável pela criação de estratégias para efetivar vendas de produtos ou serviços. 

E nesse contexto, começou a se falar sobre o marketing interativo, uma ferramenta ainda mais eficiente de conquistar parceiros e clientes nas mais variadas áreas de negócios, desde empreendimentos de saúde e educação, até indústrias de produção de bomba de vácuo, por exemplo. Mas afinal, o que é esse marketing e como fazê-lo? É o que vamos responder a seguir. 

Entenda o que significa o marketing interativo 

Para que você entenda bem, vamos começar com a definição. O Marketing Interativo trata-se de uma estratégia de negócio de marketing que visa conhecer indivíduos por meio de uma interação e a partir daí criar uma nova interação. A ideia é construir um diálogo permanente com o público. Esses diálogos proporcionam conhecer melhor os seus consumidores, e ao mesmo tempo moldar as preferências dele em relação ao produto em questão.

Com o acentuado número de informações nos dias de hoje, o Marketing Interativo torna-se uma via interessante para o aperfeiçoamento das marcas e para o desenvolvimento dos produtos de um modo assertivo. A grande concorrência de mercado fez com que empresas se aprimorassem para ganharem destaque e serem as escolhidas. 

Hoje a proximidade é feita por meio de um clique ou um like, o que reflete em uma era marketing-interativo-colaborativo, seja na área de produção de calçados, de alimentos ou de confecção de uniformes, por exemplo. 

O marketing interativo pode ser um grande parceiro nos negócios

Esse modelo de marketing pode ajudar a sua empresa, afinal, mais informações sobre o seu público-alvo e a sua persona significam mais chances de atender às expectativas de ambas, tomar decisões mais precisas, surpreender com atualizações coerentes e melhorar os resultados de sua empresa. E também, se um potencial comprador permanecer por mais tempo em seu site, empenhado em responder um quizz ou fornecer os primeiros dados em uma landing page, possivelmente, ele deve pesquisar por outras informações e se manter ainda mais imerso.

Vale lembrar que: assegurar que o cliente tenha interações positivas com a marca, sendo tratado como um amigo importante e querido, aumenta a possibilidade de ele relatar sua experiência satisfatória, acompanhar, nutrir um relacionamento e divulgar a empresa em suas redes sociais ou em conversas com amigos. E claro, que ao criar esse espaço de relacionamento por meio do marketing interativo, o consumidor percebe que a marca não o trata como mais um, há a sensação de que ele é escutado e que também contribui para o crescimento da marca.

Como fazer um marketing interativo eficiente

Não adianta apenas vender luva de vaqueta de qualidade, por exemplo. É preciso divulgar bem o produto. E esse marketing pode ser feito com enquetes nas redes sociais, com quizz envolvendo perguntas sobre o seu serviço. Enfim, o importante é fazer com que o cliente participe da jornada de compra. 

Inove também em promoções

Além de praticar o marketing interativo, lembre-se de investir em promoções e preços competitivos. Isso vai fazer a diferença na hora da decisão do consumidor. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.


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