Marketing de relacionamento: o que é?

Marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que ajuda a fidelizar clientes, mas para criar uma relação de proximidade, a organização precisa oferecer benefícios que garantem a satisfação e o sucesso dos clientes.

Cada vez mais as organizações percebem a necessidade de investir em marketing para conquistar espaço no mercado e se destacar perante os concorrentes, tendo em vista a grande competitividade em todos os setores.

A concorrência entre negócios que pertencem ao mesmo nicho é cada vez maior, afinal, os consumidores podem comprar os mesmos produtos e serviços com diferentes marcas.

Isso fez com que ficasse cada vez mais difícil conquistar um cliente e fazer com que ele seja fiel aos seus produtos e serviços. O marketing digital traz várias ferramentas que ajudam a destacar a organização, independentemente de seu porte ou segmento.

Também existem várias outras práticas que auxiliam as companhias a conquistarem espaço no mercado, e uma das mais importantes é o marketing de relacionamento e as ferramentas que ele utiliza.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing de relacionamento, falar sobre a importância dessa estratégia e dar algumas dicas para aplicá-la em seu negócio.

O que é marketing de relacionamento?

Marketing de relacionamento nada mais é do que um conjunto de ações que têm como objetivo criar e manter um relacionamento positivo entre a marca e seus clientes.

Para promover a proximidade entre eles, a companhia precisa oferecer benefícios que garantem a fidelidade dos consumidores.

O propósito por trás disso é fazer com que os clientes se tornem verdadeiros fãs das soluções oferecidas e passem a recomendá-las para outras pessoas de seu convívio.

A importância do marketing de relacionamento

Antigamente, a publicidade e a propaganda eram os únicos meios de comunicação para as empresas, mas acompanhar a opinião dos consumidores sobre elas era muito mais difícil, uma vez que o feedback não acontecia de maneira direta.

Hoje em dia, um fabricante de rebitador corrente motosserra consegue falar com as pessoas e ouvi-las, por meio de diferentes canais, mas nem sempre foi assim.

Antes de isso existir, a interação era uma via de mão única, onde as marcas transmitiam suas mensagens e os consumidores aceitavam, sem poder contestar.

Atualmente, isso não existe mais, e basta acessar os perfis nas redes sociais de diferentes empresas para perceber o quanto as pessoas dão sua opinião, interagem, fazem críticas e elogios e assim por diante.

Pode-se dizer que a internet democratizou o relacionamento entre marca e consumidor e empoderou a decisão de compra das pessoas.

Diante desse cenário, é fundamental construir uma relação próxima, e o marketing de relacionamento oferece todo o respaldo necessário para isso.

Quando um fabricante de caldeiraria inox investe em ações que cultivam o vínculo com os usuários, melhora consideravelmente sua imagem, aumenta as vendas e tem mais facilidade para acompanhar suas campanhas.

As estratégias de marketing de relacionamento podem ser ainda mais efetivas quando colocadas em prática com o inbound marketing. O relacionamento começa desde a captação de leads, aumentando as chances de conversão.

O inbound marketing faz com que as pessoas cheguem ativamente até a marca, uma vez que os materiais despertam o interesse delas. A companhia também consegue aprender um pouco mais sobre as expectativas e necessidades do público.

Com isso, fica muito mais fácil solucionar problemas, identificar oportunidades e ter acesso a outros benefícios que ajudam a estabelecer uma relação próxima com os consumidores.

Ademais, qualquer marca que ofereça uma experiência positiva tem muito mais chances de conversão. Isso acontece porque quando os clientes estão satisfeitos, o marketing de relacionamento cumpre seu propósito e conquista a lealdade dos consumidores.

É assim que a corporação vai fidelizar os clientes, transmitir autoridade e influenciar a decisão de compra de maneira positiva.

Como implementar o marketing de relacionamento

Uma empresa de PGR segurança do trabalho pode implementar o marketing de relacionamento por meio do seguinte passo a passo:

Conhecer os clientes

A primeira coisa que a companhia precisa fazer é identificar os clientes, mesmo assim, é muito comum ver empresas que negligenciam essa tarefa. Por conta disso, possuem um banco de dados incompleto e desatualizado.

Quando precisam se comunicar com seus clientes, a comunicação acaba sendo ineficiente, isso se conseguirem estabelecê-la.

Para conhecer melhor quem compra com o seu negócio, uma dica é aproveitar todas as oportunidades de contato para checar os dados cadastrais. Envie pesquisas de opinião regularmente e para que seus contatos queiram respondê-la, ofereça um benefício.

É muito comum que algumas pessoas deem sua opinião espontaneamente durante o atendimento, assim sendo, treine a equipe para registrar todas elas no histórico de interações.

Segmentar o público

Mais do que manter seu banco de dados atualizado, é fundamental saber aproveitá-lo. Isso porque uma pessoa que pesquisa quanto custa trocar embreagem é diferente daquela que já está procurando uma empresa que faça esse serviço.

Segmente seus clientes com base em critérios relevantes e crie abordagens personalizadas na hora de falar com eles. Uma das formas mais simples de fazer essa segmentação é separar o público feminino do masculino.

A partir disso, é possível criar campanhas focadas nas necessidades e expectativas inerentes a eles. Mas, é possível segmentar de maneiras mais complexas, por exemplo, combinando características variadas.

Quanto mais detalhista a segmentação for, maiores as chances de impactar as pessoas certas com as estratégias da marca.

Criar ações incentivadoras

Ações incentivadoras são aquelas que trazem retornos, consequentemente, o negócio consegue estabelecer um relacionamento com o cliente de longo prazo.

Um fabricante de injeção eletrônica multiponto, por exemplo, pode investir em programas de fidelidade, em que a cada compra o cliente ganha benefícios para voltar e comprar novamente.

Essa estratégia cria um ciclo que aumenta as vendas, aumenta as chances de entender o consumidor, além de melhorar as interações com ele.

Outra opção são as pesquisas de satisfação associadas a um brinde oferecido para a próxima visita. Os restaurantes costumam trabalhar com isso, oferecendo aos clientes um código para responder a uma pesquisa online.

Ao responder às perguntas, ele terá direito a um aperitivo ou sobremesa em sua próxima visita. Trata-se de uma iniciativa que incentiva o retorno e permite coletar dados importantes sobre as pessoas.

Trabalhar de maneira sistemática

O marketing de relacionamento só vai funcionar se for desenvolvido de maneira sólida e sistemática, baseando-se em efeitos de longo prazo. Isso porque, além de satisfazer o cliente, é importante se manter presente e em contato com ele.

Em linhas gerais, as campanhas de uma empresa especializada em teste toxicológico cabelo precisam ser frequentes e o contato contínuo. Caso contrário, a taxa de fidelização diminui e será necessário conquistar clientes novos frequentemente.

Uma dica para fazer isso é criar um cronograma com detalhes e prazos para a realização das atividades, tais como envio de e-mail em épocas especiais do ano.

Por meio do cronograma, fica mais fácil planejar, visualizar e controlar as estratégias de marketing de relacionamento durante o período, podendo ser:

  • Mensal;
  • Trimestral;
  • Semestral;
  • Anual.

A definição depende das possibilidades do negócio e dos objetivos que ele pretende alcançar com a prática.

Investir em comunicação bidirecional

O marketing de relacionamento está muito além de apenas falar com o cliente, na verdade, uma empresa de marcação instrumentos cirúrgicos também precisa ouvir o que as pessoas têm a dizer. Mas, para isso, é necessário saber escolher os canais.

É comum ver companhias errando porque não possuem um canal de comunicação apropriado para receber perguntas e reclamações de seus clientes. Também há casos em que o canal existe, mas não funciona adequadamente.

Isso fez com que sites especializados em reclamações e avaliações se tornassem muito populares. Por meio deles, os clientes conseguem se expressar, mas essa possibilidade deveria ser oferecida pelas próprias companhias.

Diante disso, a principal dica é fazer como um fabricante de válvulas e criar um canal de ouvidoria sem burocracias e preparado para conversar com as pessoas.

As respostas oferecidas também precisam ser rápidas e diretas, visto que a maneira como o canal funciona gera impactos diretos no modo como o consumidor vai enxergar a marca.

Considerações finais

O consumidor moderno mudou muito e está extremamente exigente, isso porque ele sabe que pode comprar os produtos e serviços que precisa com diferentes empresas.

Assim sendo, é fundamental estabelecer um relacionamento positivo com eles, de modo que passem a confiar em seu negócio e tê-lo como a melhor opção de compra.

O marketing de relacionamento reúne todas as ferramentas necessárias para alcançar esse objetivo. Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre como colocá-lo em prática e aproveitar todos os benefícios que oferece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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