O marketing de rede é um modelo que pode ser muito funcional se a sua empresa de produção artesanal de macarrão souber como utilizar essa ferramenta.

Durante muito tempo, esse termo foi confundido e até mesmo deixado de lado, mas é uma excelente forma de empreendimento.

Também conhecido como marketing multinível, o marketing de rede é uma excelente opção para quem deseja iniciar seu próprio negócio, mas não tem todos os recursos necessários para iniciar um processo desses.

Com recursos reduzidos, contar com uma rede de apoio acaba sendo uma excelente solução, possibilitando que você tenha bons rendimentos e consiga crescer e desenvolver seu negócio, trabalhando cada vez menos conforme a empresa ganha mais espaço no mercado.

Engana-se quem acredita nas falácias de que o enriquecimento através do marketing multinível é imediato. Esse tipo de ação é um dos motivos que fez tantas pessoas se afastarem do modelo de negócios.

A verdade é que o enriquecimento instantâneo não é uma possibilidade real, a não ser em casos extraordinários, como a vitória em uma loteria ou uma herança que você não esperava de valor muito elevado.

Do contrário, o esforço e o trabalho são a melhor maneira de aumentar sua renda, e isso o marketing de rede pode ajudá-lo, garantindo melhores resultados e recursos de qualidade conforme você amplia suas opções.

Para conseguir entender os benefícios do marketing de rede, é preciso entender seu conceito em um primeiro lugar. Dessa maneira, você pode optar por procurar mais informações a respeito e até mesmo se inserir em uma rede de vendas.

O marketing multinível é, em sua essência, um modelo de vendas. Ele lida diretamente com o cliente final, sem que haja necessidade de uma intermediação através de um estabelecimento comercial.

A fábrica envia o produto diretamente para você, que o revende e recebe uma comissão por esse tipo de resultado. Algumas empresas de ERP integrado, por exemplo, estão nesse modelo de negócios há muitos anos, provando o sucesso e efetividade dessas ações.

Em um modelo de marketing mais tradicional, a fabricante de um determinado produto vende para um distribuidor, que então repassa os itens para uma loja. O cliente final entra somente depois de toda essa caminhada, gerando diversos custos diferentes, com elementos como:

  • Funcionários;
  • Publicidade;
  • Logística;
  • Equipamento.

Entre uma série de outras questões importantes para que a operação possa acontecer sem nenhum problema e o cliente possa receber o produto que está comprando, seja através de retirada na loja ou entrega em domicílio.

Já no marketing de rede, o fabricante negocia diretamente com o distribuidor, que por sua vez repassa o produto para os consumidores finais.

Isso elimina toda uma cadeia de negócios que acaba agilizando as vendas e potencializando os lucros, sendo útil até mesmo para um profissional que ofereça treinamento nr10 ou um pequeno lojista que queira aumentar sua renda.

Diminuir os custos de uma operação é tão importante quanto vendê-lo, e com o marketing multinível você consegue oferecer um material de qualidade por um preço abaixo comparado às outras opções do mercado.

Assim, seu público acaba crescendo ainda mais e garantindo mais vendas para sua empresa de capa de chuva. Quando você atinge certa estabilidade vendendo, pode começar a pensar em ampliar sua rede de vendedores.

Você encontra novas pessoas dispostas a trabalhar e ampliar sua rede de negócios, que recebem os produtos de você e vendem diretamente para o cliente final, oferecendo uma porcentagem da venda para sua empresa.

Quanto mais pessoas você tiver dentro da sua rede de vendas, menos precisará vender por si só, uma vez que os rendimentos dos vendedores de sua rede acabam compensando as suas vendas.

Como fazer marketing de rede

Agora que você entende um pouco melhor o que é o marketing de rede e como ele funciona, é muito importante entender como esse tipo de ferramenta se torna mais funcional ao longo do tempo, e que tipo de ação você precisa fazer para otimizar ainda mais esses recursos.

Em um primeiro momento, é ideal entender que cada empresa é única, e que nem sempre duas companhias distintas obterão os mesmos resultados com esse tipo de ação, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação.

Além disso, adaptar estas ferramentas à sua realidade é uma das maneiras mais funcionais de conseguir uma rede realmente eficiente, que fará um trabalho de qualidade e permitirá que todos ganhem com esse processo como um todo.

Planejamento estratégico

Em qualquer ação que você pretende fazer, é muito importante passar pelo planejamento. Isso não significa apenas no ambiente profissional, mas também em questões familiares. 

Por isso,  assim como fazer o planejamento do marketing da sua empresa de gerenciamento de switches é essencial não seria diferente em uma empresa que trabalha com marketing de rede.

Antes mesmo de começar a trabalhar com esse mercado, você deve identificar elementos com os quais se identifica, para tornar mais fácil processar todos estes elementos e garantir uma estrutura de qualidade para esse tipo de ação como um todo.

A construção de relacionamentos também é parte integral de sua etapa de planejamento.

Antes de entrar em uma empresa, independentemente do ramo, seja ela uma consultoria tributária ou uma marca de cosméticos que trabalha com marketing de rede, verifique as pessoas que estão envolvidas nela para ver se você se alinha ao mesmo tipo de trabalho.

Boa parte do trabalho no marketing multinível depende da cooperação e da relação que os usuários possuem para garantir melhores estruturas de atendimento, entendendo o potencial que esse tipo de mercado pode oferecer.

A longo prazo, os ganhos do marketing multinível serão muito maiores, e isso deve constar em seu planejamento, como uma forma de identificar o tipo de objetivo ou meta pessoal que você pretende exercer quando iniciar seu trabalho em uma companhia como essa.

Escolha boas empresas

Existem algumas empresas bastante relevantes que trabalham com marketing de rede, e fazer esse tipo de escolha pode ser muito importante para seu futuro. Sempre escolha empresas que são reconhecidas no mercado, uma vez que elas acabam sendo mais efetivas.

Conhecer a equipe de direção e identificar se há a possibilidade de treinamentos e desenvolvimento também é uma parte importante do trabalho, que acaba pesando muito na hora de escolher com quem você quer trabalhar.

Algumas pessoas preferem apostar em empresas menores, que têm mais possibilidade de crescimento e mais rapidez no retorno que elas oferecem conforme você vai ampliando sua rede de atendimento.

Entretanto, para muitas pessoas, trabalhar com uma marca conhecida, que já possui uma parcela de clientes e tem boa recepção no mercado é a melhor opção, trabalhando diretamente com esse tipo de interação a longo prazo.

Algumas empresas de marketing multinível vão além, e oferecem planos de ação para que os profissionais possam começar a vender de imediato, garantindo uma estrutura de qualidade para esse tipo de processo.

Estes locais acabam ajudando os primeiros passos dos vendedores, criando uma relação mais próxima com eles e o desejo de crescimento.

E isso acaba ampliando ainda mais a rede de ação desse profissional, seja na venda de maquiagem ou produtos de uma fábrica de caixa de transporte para cães.

Bons parceiros

Os parceiros serão um dos principais aliados do profissional de marketing de rede. Eles permitem que a divulgação do material seja feita com muito mais facilidade, garantindo uma estrutura adequada de vendas como um todo.

Estes parceiros também podem ajudar em uma série de questões, desde logística até se tornando parte do time de vendas, integrando a rede e ganhando um retorno tão interessante quanto você.

Quanto mais parceiros você tiver, maior será o potencial de ganhos com sua empresa, garantindo resultados muito mais positivos para o trabalho com o marketing multinível.

Canais de divulgação

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada do marketing de rede. Através de ferramentas como sites, blogs e redes sociais, é possível divulgar o material em muitos outros canais, ampliando ainda mais o conhecimento do público sobre seu material.

A construção de relacionamentos dentro dessas plataformas é fundamental para uma boa estrutura de vendas, mas é preciso tomar cuidado para conseguir utilizar esse tipo de ação em sua totalidade.

A verdade é que criar uma conta em uma rede social ou uma página na internet não ajuda nenhuma empresa. É preciso tempo e dedicação para conseguir criar um material que seja interessante e atraia o público para esse tipo de atividade.

Quanto mais você consegue resolver estas questões, maior é o impacto da empresa no mercado.

Considerações finais

Trabalhar com o marketing de rede pode ser extremamente benéfico para quem tem tino comercial e deseja empreender. A eliminação de intermediários na negociação acaba sendo um grande facilitador para gerar novas oportunidades de negócios para você.

Quanto mais você consegue trabalhar o marketing multinível e sua rede de contatos, menos precisará efetivamente trabalhar na negociação.

Conseguindo aproveitar os resultados de seu esforço com muito mais tranquilidade e podendo até mesmo focar em abrir uma assistencia tecnica pabx intelbras ou um negócio que seja de seu interesse.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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