Para que uma empresa consiga crescer e se expandir nos dias de hoje, é preciso que ela saiba sua relevância e conheça a sua autoridade e influência dentro do seu segmento de mercado e, por isso, o Market Share vem sendo cada vez mais abordado.
Não apenas isso, mas quando pensamos na era digital, saber seu valor é saber como utilizar as estratégias de negócios e, consequentemente, o quanto o seu cliente está engajado com a marca e qual o real potencial que pode ser alcançado.
Portanto, o texto de hoje irá abordar o que é o Marketing Share, o seu conceito, seus benefícios e vantagens, assim como maneiras de aplicá-lo no dia a dia do seu negócio, te ajudando a aproveitar o potencial ao máximo.
Mesmo que a sua empresa de limpeza industrial seja bastante influente no mercado, ela sempre terá concorrentes que estão constantemente tentando ganhar seu espaço e seus clientes, em diversos aspectos, desde o de vendas até mesmo de popularidade.
De forma simples e bastante direta, o conceito de Market Share é que a empresa entenda através de números percentuais o seu espaço dentro de determinados segmentos do negócio, sabendo o quanto ocupa de um total, como se fosse uma fatia de um bolo.
Isso afeta desde empresas de engenharia ambiental até mesmo lojas mais simples de cosméticos, afinal, toda empresa possui seu próprio percentual dentro do segmento, mesmo que elas sejam pequenas. De alguma forma, uma parcela de clientes ainda compra delas.
Para um melhor compreendimento sobre o assunto, pense que o mercado é uma pizza e, a sua empresa, corresponde a um pedaço dessa fatia. Atendimento personalizado, qualidade de produtos, serviços e até mesmo as inovações, todos esses aspectos compõem o market share.
Portanto, mesmo que o foco de negócios de sua empresa seja comercializar licença de instalação, é possível realizar diversas diversas análises, ajudando a empresa a tomar melhores decisões que podem influenciar o futuro do negócio.
Essas análises podem variar e, a forma como a sua empresa as utiliza é que mostra o quanto se planejou e quão disponível e apto está para entender o mercado e se adaptar ao que os clientes precisam, ao que os concorrentes deixam de fazer e ao que a organização brilha.
Os tópicos a seguir irão abordar um pouco sobre a importância do Market Share e dos benefícios e vantagens que o mesmo traz para a sua empresa, mostrando como até serviços de coleta de lixo conseguem seu espaço e podem se expandir no mercado de trabalho.
A importância do Market Share
Para que a sua empresa tenha sucesso, é preciso não só o planejamento, que é uma tecla que estamos comentando desde o começo do artigo,mas também buscar constantemente se atualizar e oferecer o melhor para seus clientes e investidores.
O market share pode ser considerado como uma espécie de bússola ou até mesmo termômetro que precisa sempre ser medido. A diminuição de alguns valores em sua consultoria ambiental pode significar que ações devem ser tomadas e, dependendo da ocasião, com certa urgência.
Em outras palavras, são excelentes maneiras de entender e analisar o desempenho e verificar se as métricas da empresa estão dentro do estipulado, facilitando na tomada de decisões e para se ter certeza se o rumo tomado por ela está correto.
Não apenas isso, mas ele também aponta as fraquezas da empresa, ajudando a saber onde é preciso melhorar e onde a sua empresa está mais devendo para o cliente, podendo sua concorrente, uma consultoria de meio ambiente, se aproveitar da situação e acertar onde você está errando.
Com isso, podemos então destacar alguns benefícios e vantagens que podem ser adquiridos ao longo do processo, como por exemplo:
- Maior assertividade em suas estratégias;
- Conhecimento do mercado;
- Entendimento da sua importância no segmento;
- Melhor aproveitamento de oportunidade do negócio;
- Leads e clientes mais satisfeitos e engajados;
Em outras palavras, mesmo que encontre dificuldades enquanto administra e tentar promover os serviços e produtos de sua empresa de usinagem e ferramentaria, é possível entender como o mercado reage a você e como responder de forma rápida.
Portanto, o Market Share se torna uma excelente estratégia para medir popularidade, assertividade e preferências, se tornando essencial nessa era digital que estamos, onde é extremamente necessário ser dinâmico e adaptável.
Calculando o market share
Agora que ficou mais claro o que é o Market Share e como o mesmo é importante para que o seu negócio permaneça em constante crescimento. Porém, mesmo uma estação de tratamento de agua pode encontrar dificuldades caso não saiba o que está fazendo.
Com isso em mente, separamos alguns tópicos que serão muito úteis no contexto do seu negócio e que serão muito úteis para realizar o cálculo do market share. Sem mais delongas, confira.
01 – Através do Público-alvo
Uma das formas de calcular tanto o sucesso quanto o percentual de sua empresa dentro de um segmento é através do seu público-alvo. Com dados demográficos e estatísticas corretas, é possível ter uma boa ideia do Market Share da empresa.
Nesse caso em específico, para calcular esse percentual, podemos dizer que o Market Share é igual aos clientes conquistados de uma empresa divididos pelos clientes potenciais na área em que a empresa atua.
Portanto, utilizando números baixos, vamos supor que a empresa tenha como público-alvo homens entre 20 e 30 anos. Na região, tem por volta de 1000 pessoas nesse perfil, e a empresa consegue transformar 100 em clientes, o Market Share se torna 10%.
02 – Através do Valor de Mercado
Essa métrica segue praticamente o mesmo exemplo do tópico anterior, embora o seu objetivo seja, por fim, entender o valor de mercado da sua empresa quando comparada a outras dentro do mesmo segmento, ajudando a ter uma visão macro da sua importância.
Nesse caso em específico, o Market Share será calculado da seguinte forma, o valor da sua empresa dividido pelo valor de mercado total das empresas mais relevantes do setor. Porém, isso é quantificado através de valores avaliados.
Ou seja, se a sua empresa é avaliada em 30 milhões e, no segmento, existem outras 3 empresas avaliadas em 25 milhões cada, o valor total de empresas relevantes será de 105 milhões. Sua empresa, dividida por 105 milhões, terá o market share igual a 0,28 = 28%.
Em outras palavras, sua empresa ocupa cerca de 28% do mercado quando o assunto é Valor de Mercado, ajudando a ter uma boa noção de sua importância e influência.
03 – Faturamento
Como sabemos, o faturamento é a métrica que irá medir quanto a empresa está conseguindo faturar com a venda de seus produtos e serviços e, embora seja um pouco redundante, ela segue basicamente alguns dos princípios e dados anteriores.
Porém, o que torna difícil é que pode acontecer da sua empresa não ter todos os dados que serão necessários para fazer tal cálculo. Isso porque, para calcular o Market Share, é preciso pegar a receita da sua organização e dividir pelo valor da receita das maiores do setor.
Ou seja, peguemos um exemplo fictício. Sua marca tem um faturamento de 300 mil e, outras 3 empresas possuem um faturamento de 200 mil. Portanto, o valor do Market Share será os 300 mil da sua empresa, dividido por 900 mil do mercado, pois a sua marca também entra nessa conta.
Portanto, nesse exemplo, o valor seria de 0,33 = 33% do faturamento. Isso já ajuda não só os investidores da marca mas também a calcular outras possibilidades de como utilizar seus produtos e serviços.
Seria possível também falarmos sobre a penetração de marca, mas ela é um valor muito subjetivo porque é calculada através de pesquisas de mercado, ou seja, os números são muito variáveis e estimativos, sendo difícil ter uma real certeza sobre tais valores.
Ou seja, nesse caso existe muita margem de erro, interpretação e outros detalhes que fogem um pouco da ideia de cálculo, não sendo tão relevante para o tema deste artigo.
Considerações finais
O texto de hoje abordou o que é o Market Share e os seus conceitos, explorou suas vantagens e benefícios, assim como mostrou sua importância para as empresas, ensinando também a calcular algumas frentes e aspectos do seu negócio.
As empresas que souberem utilizar tais informações e cálculos de forma assertiva conseguirão estar alguns passos à frente de outras, conseguindo tomar decisões corretas e até que se aproveitam um pouco mais de como o mercado está no momento.
Em outras palavras, investir em market share é aproveitar as oportunidades e possibilidades, sendo extremamente útil e aconselhável que a sua marca estude o máximo possível sobre o assunto e aplique os conceitos na sua organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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