Link building: o que é e como fazer bem feito, evitando penalidades

Para otimizar um site e garantir que o Google não apenas o encontre, mas também o coloque entre os primeiros lugares nos resultados de pesquisa, o uso do link building é muito útil, se não essencial. Incorporá-lo em sua estratégia de SEO é um dos conselhos mais dados pelos estrategistas de SEO.

Mas se é verdade que a prática de comprar backlinks é sempre recomendada, também é verdade que para ser eficaz deve ser bem feito, caso contrário o risco é obter o efeito contrário e ser penalizado pelos motores de busca.

O que é construção de links

Link building significa literalmente “construir conexões” , e é disso que se trata. 

Vamos começar do começo. Um link é um endereço que identifica o local exato onde o conteúdo está na rede. Sem links, encontrar qualquer coisa online seria quase impossível.

Sem os links, o próprio Google não teria razão de existir. É por isso que o mecanismo de busca os considera tão importantes. São eles que permitem identificar um recurso. Os links também conectam todos os diferentes conteúdos que estão online e permitem que você navegue de uma parte da rede para outra.

Link building é uma estratégia de marketing direcionada que transfere valor de um site para outro por meio de um link. Essa prática não apenas aumenta o tráfego em nosso site, mas também ajuda a aumentar a autoridade do conteúdo em nossas páginas digitais.

Os links externos encontrados em um site são chamados de backlinks ou inbound links ou links de entrada e são muito importantes para o Google e para a otimização de um site.

Porque o link building é uma prática importante de SEO 

O funcionamento do Google é guiado por um algoritmo, que leva em consideração diversos fatores para gerar seu Serp, ou seja, ordenar ou sites em todas as buscas orgânicas.

Backlinks são um dos fatores mais importantes para julgar a qualidade de uma página e sua autoridade. A alta presença de links inbound para o nosso site é o sinal de que a qualidade do nosso conteúdo é tamanha que para muitos vale a pena mencioná-los em outros sites.

Por esse motivo, sites com alto número de backlinks atraem atenção e tendem a ter uma classificação muito alta nas pesquisas do Google.

No passado, era muito fácil construir uma estratégia de construção de links e obter um site para obter muitos links de entrada.

À medida que o algoritmo do Google evoluiu, ele também começou a avaliar a qualidade do conteúdo para o qual os sites estavam linkando e aqui a música começou a mudar. A compra de links, prática muito difundida antes da atualização do algoritmo do Google, não era mais uma boa estratégia, muito pelo contrário. 

Qualidade e quantidade são agora parâmetros fundamentais.

O buscador é capaz de julgá-los e para reduzir a prática de compra chegou até a penalizar sites que possuem um alto número de backlinks em páginas e em conteúdo sem qualidade. Até o momento, se nosso site estiver vinculado a sites com má reputação, corre o risco de ser completamente obscurecido pela pesquisa do Google.

Infelizmente, isso não significa que essas práticas tenham desaparecido completamente. No entanto, eles se tornaram cada vez mais complicados e difíceis de implementar e arriscados para a reputação de uma pessoa. 

Link building: como fazer melhor 

O link building pode ser uma ferramenta muito eficaz, mas, como vimos, desde que seja bem feito. Ser esperto e tentar enganar o algoritmo não vale a pena. Então, surge a pergunta, como fazer o link building de forma otimizada? 

É o próprio Google que nos dá indicações muito precisas. O melhor método é ganhar links , ou seja, ganhar backlinks pela qualidade do conteúdo que criamos.

Criar conteúdo exclusivo, relevante e consistente com as palavras-chave e os tópicos com os quais lidamos, é a melhor maneira de construir uma boa reputação e ser citado por outros sites dessa forma.

É um trabalho árduo, mas se realizado com perseverança e dedicação, sempre criando conteúdo de qualidade, leva a bons resultados. Claro, esta é uma estratégia de longo prazo. 

No entanto, podemos ativar uma campanha de link building.

Existem algumas estratégias que são postas em prática por profissionais de marketing especializados, que visam aumentar a chegada de links positivos ao nosso site de sites semelhantes ao nosso e com boa reputação.

A postagem de convidados, por exemplo, é uma boa maneira de aumentar seus backlinks. Trata-se de estar hospedado no blog de alguém que usará nossos links. Enviar seu conteúdo de alta qualidade para revistas ou sites especializados, para que eles possam compartilhá-lo, é outra boa prática, assim como aproveitar as redes sociais.

Um post que se torna viral é a melhor forma de fazer circular nossos links e gerar inúmeros backlinks de forma totalmente natural, assim como o Google gosta.


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