O lead tracking é uma funcionalidade presente em ferramentas de automação de marketing que permite monitorar as visitas e o comportamento de potenciais clientes durante a sua visita em um site. Essa funcionalidade permite segmentar os leads, que são potenciais clientes que já apresentaram interesse em algum produto ou serviço oferecido pela empresa, e personalizar as ofertas que serão apresentadas a esses futuros clientes, otimizando o trabalho dos setores de marketing e vendas de uma empresa.
Entender o comportamento e as preferências do seu público é essencial para conseguir atingir melhores resultados e conseguir traçar estratégias de marketing eficazes e atendimentos mais personalizados. Antes, era preciso realizar extensas pesquisas de mercado para conseguir informações, agora essas novas tecnologias podem trazer essas valiosas informações instantaneamente.
Para utilizar essa ferramenta, é necessário instalar um código de acompanhamento nas páginas e nos conteúdos de um site, que vai permitir acompanhar toda a trajetória que os leads fazem no site, desde a primeira conversão do lead até o momento em que ele efetivamente se torna um cliente.
O lead tracking pode ser utilizado para analisar o comportamento do cliente em diferentes momentos da jornada pelo site, como interação com os conteúdos, monitoramento de conversões, funil de vendas, além de poder notificar a equipe de vendas e marketing quando o lead realizar uma ação específica no site que tenha sido pré-programada.
Cada empresa deve utilizar a ferramenta para realizar o lead tracking que mais se adeque ao seu perfil, de acordo com suas necessidades e seu tamanho de negócio, pois nem sempre será necessário um software com inúmeras funções. Os principais formatos de monitoramento são:
- CRM de vendas.
- Planilhas CRM excel.
- Planilhas para planejamento de chamadas de vendas.
- Softwares de gerenciamento de pipeline de vendas.
Outro ponto importante é analisar o funil de vendas, que são as fases pelas quais um potencial cliente passa até o fechamento da venda. Ou seja, o funil de vendas é um modelo estratégico que representa a jornada do cliente pelo site.
O topo do funil é quando o cliente tem algum contato com a marca pela primeira vez. O objetivo nesta fase é educar os leads para uma maior taxa de conversão.
Já o meio do funil é quando o lead já sabe exatamente o que precisa e está buscando as melhores opções. Esta é a fase em que a empresa precisa apresentar os melhores preços, qualidade dos produtos, taxas de entrega, entre outros.
E o fundo do funil é quando a compra pode se confirmar, ou seja, significa que o cliente chegou na página onde poderá finalizar o pedido. Este é o momento em que a empresa pode realizar um checkout de pagamento para confirmar a compra. As opções geradas pelo checkout podem definir a conversão da venda, pois serão apresentadas as facilidades de pagamento oferecidas pela empresa.
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