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Facebook para negócios. Por que anunciar minha empresa no Facebook?

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O Facebook representa hoje em dia, sem sombra de dúvidas, a rede social mais utilizada pelo público brasileiro. Dados do site Statista demonstram que o Brasil é o quarto maior mercado de tal plataforma, com exorbitantes 120 milhões de usuários cadastrados! Ou seja, mais da metade da população brasileira está no Facebook. Além disso, aproveitando tal boom, a imensa maioria das empresas de sucesso já possui seu perfil por lá no Facebook para negócios. Conheça mais sobre como o Facebook é utilizado pelos empreendedores de sucesso para divulgar seus negócios e conseguirem ainda mais clientes!

E você sabe como funciona o Facebook para negócios?

Nesta página, explicaremos da maneira mais simples possível o que significa ter uma página no Facebook para negócios, como funciona e para que é usada.

Queremos explicar também como você poderá aproveitar esse canal para promover seu negócio. Você verá a importância de colocá-lo na rede, dicas de investimento e prazos. 

Veremos também quais são as etapas a serem seguidas antes de abrir uma página no Facebook para negócios.

Nós aqui da Agência estamos em contato com agentes de marketing digital todos os dias.

Sempre que se trata de mídias sociais, a primeira ferramenta que vêm à nossa mente é imediatamente o Facebook, porque foi a primeira do ramo e hoje em dia é a que tem maior número de usuários em todo o mundo.

A verdade é que todos conhecem o Facebook, mas nem todos sabem a diferença entre usá-lo para lazer ou para trabalho.

Dessa forma, vamos explicar aqui o que é o Facebook para negócios. 

Quais são os seus objetivos? Você tem conseguido alcançá-los?

Somente estar nas redes sociais não é o suficiente para ter uma comunicação eficiente com o público-alvo, ou seja, isso é algo deve ser feito de maneira estratégica e inteligente.

Vamos ao que interessa.

Atualmente, o Facebook é a melhor ferramenta de divulgação para muitos tipos de atividades (atenção: dissemos muitos, não todos e saberemos o porquê mais adiante…) pelos seguintes motivos:

  • É fácil de usar;
  • É utilizado por muitas pessoas (até pelos seus clientes);
  • Por lá é possível segmentar o público e investir de modo certeiro com relação às necessidades do seu negócio;           

1. Para que serve o Facebook para Negócios?

Dependendo da atividade exercida, objetivos diferentes podem ser definidos, abaixo estão os mais comuns:

  • Comunicar-se com a clientela ou com potenciais clientes;
  • Promover produtos ou serviços;
  • Possuir uma lista de clientes;
  • Aumentar a reputação e a divulgação de seu negócio;
  • Fazer assistência pós-venda;
  • Obter feedback sobre seus produtos e serviços;
  • Estimular o boca-a-boca sobre seu negócio;

Veja também como utilizar o Instagram para negócios!

2. Faz sentido para você estar no Facebook?

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Se você deseja alcançar uma das metas descritas acima, o Facebook pode ser para você. Mas ainda devemos nos fazer algumas perguntas:

  • O seu público-alvo está no Facebook?;
  • Você tem algo popular no Facebook a dizer para seu público-alvo?;
  • Você tem tempo e/ou recursos econômicos para investir?

Se você respondeu sim às três perguntas acima, está mais do que pronto para se lançar nas redes sociais!

Você ainda não tem certeza das respostas para essas perguntas? Vamos te dar alguns exemplos:

Exemplo 1: Sou dono de uma sorveteria de bairro em uma cidade do interior.

  • O seu público-alvo está no Facebook? 

Minha clientela é composta por homens e mulheres de 13 a 60 anos que moram aqui no bairro e gostam de doces. Eles com certeza estão no Face;

  • Você tem algo popular no Facebook a dizer para seu público-alvo? 

Sorvetes e comidas em geral são muito populares nas redes, eu poderia falar sobre ingredientes, mostrar fotos dos meus produtos, dos meus clientes satisfeitos e da equipe de trabalho. Tenho conteúdo interessante para postar;

  • Você tem tempo e/ou recursos econômicos para investir? 

Infelizmente não possuo tempo, todos os meus horários disponíveis de trabalho são dedicados à sorveteria. Não consigo parar um minuto sequer para criar e compartilhar conteúdo. Entretanto, graças ao meu esforço, já consigo separar uma parte do orçamento para divulgação online. Nesse caso, que tal se você contratasse um agente especializado que possa realizar esse serviço? 

Certamente, criar um perfil para a sua empresa será a escolha certa e você obterá muitos resultados positivos.

Exemplo 2: Sou dona de uma gráfica em Curitiba.

  • O seu público-alvo está no Facebook? 

Meus clientes são empresários do centro-sul do Brasil ou chefes de departamento em empresas, de 35 a 70 anos, a maioria deles homens. Provavelmente alguns deles, especialmente os mais jovens, têm um perfil por lá. Alguns dos meus clientes ou possíveis clientes estão no Facebook.

  • Você tem algo popular no Facebook a dizer para seu público-alvo? 

Existem muitos tópicos a serem abordados, mas a palavra “gráfica”, no entanto, não está entre as mais usadas nas redes sociais. Provavelmente, eu não teria um público muito grande com o qual interagir. É algo sobre o qual não se fala muito por lá.

  • Você tem tempo e/ou recursos econômicos para investir? 

Não tenho muito tempo para me dedicar a criar uma página nas redes sociais postar conteúdo, vou ter que confiar essa tarefa ao meu secretário. Se tudo der certo, tentaremos fazer publicidade paga. Não consigo dedicar muito tempo e dinheiro.

Com essas premissas, as chances de sucesso são mínimas. Além disso, o setor de gráficas não tem muito apelo nas redes sociais, então se a divulgação do negócio for conferida a alguém sem qualificação e orçamento adequado, a tentativa terá poucas chances de sucesso.

Para que dê certo, você deve contratar um agente de marketing digital especializado que possa verificar seu negócio e fazer uma triagem sobre o que compensa ou não que se divulgue em redes sociais sobre ele.

Agora, falando de nós, se você decidiu entrar no Facebook para negócios, deve saber que não deverá criar um perfil, mas sim uma página.

É preciso ter cautela nesse momento, pois somente com uma Fanpage poderá se registrar como negócio, além de se ter a possibilidade de criar anúncios pagos, o que é impossível para perfis pessoais.

3. Como gerenciar uma página do Facebook para negócios

Crie a página

Não é muito difícil abrir uma página no Facebook. Você deve, depois de fazer login com seu perfil, abrir este link: https://www.facebook.com/pages/creation/, escolher a categoria que melhor se adequa ao seu negócio, digitar o nome e o endereço (se você tiver um local físico) e uma breve descrição da atividade. A seguir, você deverá inserir a foto do perfil, por exemplo, sua logomarca e a foto de capa, sendo a foto da empresa ou de sua campanha publicitária atualmente. Nesse ponto, a página será criada, vá para as configurações para concluir todos os detalhes: horário de funcionamento, número de telefone, descrição, etc.           

Entenda a estrutura de um perfil no Facebook para Negócios

Saiba também como utilizar o Linkedin Para Negócios!

A página do Facebook para negócios tem uma estrutura variável, a rede social é constantemente atualizada para tornar o usuário cada vez mais entretido.

Os elementos básicos de uma página são:

  • Capa : pode ser uma foto, um vídeo ou uma apresentação de slides.
    É importante porque é a primeira coisa que um novo visitante vê sobre seu negócio. Como dizem por aí, a primeira impressão é a que fica. Por isso, insira imagens de qualidade que façam as pessoas entenderem o que você faz e qual é o seu ponto forte;
  • Foto do perfil: se você gerencia uma página de negócios, aqui é necessário inserir a foto da logomarca; se você gerencia uma página de pessoa pública, pode inserir uma foto pessoal; Deve ser uma imagem quadrada e com um alto nível de visibilidade, porque é exibida em uma miniatura muito pequena;
  • Linha do tempo: a parte central é ocupada pelos posts na página, ou seja, todo o conteúdo que você publicou ao longo do tempo. Lembre-se de que as postagens são exibidas em ordem cronológica, mas você tem a possibilidade destacar algumas, a fim de dar relevância a alguns conteúdos estratégicos;

No Facebook para Negócios também podemos destacar a seção Informações (onde haverá o contato de sua empresa, horário de funcionamento, endereço físico, etc).

Comece a postar o conteúdo já criado

Existem muitos tipos de postagens que podem ser criadas como vídeos, fotos, apresentações de slides, expressões de sentimentos, check-ins, apoiar uma causa sem fins lucrativos, comunicar a realização de uma meta, promover um produto, criar um evento, etc.

Os 3 conteúdos que funcionam melhor são:

_ Postagem de foto ou foto múltipla com legenda relacionada;

_ Publicação com apresentação de slides em vídeo ou foto com legenda;

_ Link para o site institucional ou blog com imagens ou legendas chamativas para tal ação;

Depois que a post é feito, você pode: salvá-lo como rascunho, agendá-lo para o futuro ou colocá-lo em uma data já passada (escolhendo a data e a hora) ou publicá-lo imediatamente.

  Saiba para que serve uma página no Facebook para negócios

Quando você cria uma página no Facebook, o único que pode publicar é você, ou seja, o perfil com o qual você criou a página. Muitas vezes, a página poderá ser gerenciada por várias pessoas , por exemplo, seus colaboradores.

Para isso adicione a nova pessoa digitando o nome e o sobrenome com o qual ela está registrada no Facebook ou via endereço de email. Você pode atribuir funções diferentes a cada usuário, dependendo de sua função no negócio.

A função mais privilegiada é a de administrador , depois há o editor, o moderador, o anunciante e o analista.

Lembre-se de que o administrador pode gerenciar as funções da página e, assim, remover você do gerenciamento.

Crie uma estratégia baseada no conteúdo e nos objetivos que pretende alcançar

  • Faça um calendário semanal de postagens;
  • Escolha quantas postagens você quer fazer por semana;
  • Escolha o tipo de post que deve ser publicado em tal data e qual objetivo você deseja alcançar com ele;
  • Decida se quer e o quanto deseja investir em publicidade;

Saiba o que publicar na sua página no Facebook para negócios

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo no Facebook deve seguir as diretrizes abaixo para que seja realmente eficaz:

  • Analise seus concorrentes: o que eles fazem? Sobre o que eles estão falando?;
  • Tente averiguar os problemas que seus clientes possuem e resolvê-los usando a rede social;
  • Estimule a interação conversando com eles, desse contato podem surgir idéias interessantes;
  • Mantenha-se atualizado: você é o ponto de referência para o seu setor, precisa saber tudo e divulgá-lo para se posicionar como autoridade no assunto;

Tenha cuidado com sua marca pessoal

Muitos empresários entendem o potencial das redes sociais, mas não têm tempo para trabalhá-las, por isso confiam o gerenciamento de suas páginas a outros. Ao mesmo tempo, usam seus perfis pessoais de maneira imprudente, sem pensar que, para o cliente final, o perfil do empreendedor e a página da empresa estão no mesmo patamar.

Gerenciar sua imagem por meio de uma estratégia é um processo chamado Personal Branding.  Se você tem uma empresa ou loja e é conhecido por todos por ser o proprietário, sua imagem, especialmente online, deve ser cuidada de forma a não prejudicar sua empresa .

Sempre preste atenção ao que você postar ou compartilhar, todos os seus clientes o associarão à sua empresa.

Saiba do alcance de suas postagens no Facebook para negócios

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Se você já tem uma página no Facebook ativa, notará que as postagens que você publica não são vistas por todos os usuários no Facebook e nem mesmo por todas as pessoas que curtiram sua página.

Você deve saber que a maior receita do Facebook vem de patrocínios pagos, por isso o mesmo limita a visibilidade de suas postagens para que você seja obrigado a investir uma parte do orçamento de seu negócio para atingir sua meta.

Em média, uma postagem é vista por 6% dos assinantes da página, uma porcentagem que tende a diminuir.

Além disso, o coração do Facebook é composto por seu algoritmo , ou seja, um processo automático que reage de maneira diferente de acordo com o conteúdo que você publica.

Resumindo muito: quanto mais o seu público gosta de um determinado conteúdo, mais visualizações ele pode ter.

A taxa de aprovação é estabelecida pelo algoritmo que analisa milhares de fatores.

Por esse motivo, se você deseja usar o Facebook para sua empresa, deve respeitar duas regras:

  • crie conteúdo de qualidade que agrade ao seu público
  • invista em patrocínios e em agências especializadas em gerenciamento de conteúdo;

Estas são as regras do jogo.

Saiba a hora certa de postar seus conteúdos na plataforma

Um dos fatores que o Facebook analisa para decidir se recompensa a visibilidade da sua postagem é a porcentagem de pessoas interagindo imediatamente após a publicação.

Quando você publica conteúdo, o Facebook o mostra para algumas pessoas e, dependendo de suas reações, ele decide se o exibe para outras pessoas ou não.

Por isso que é importante publicar quando há uma chance maior de que seu público esteja online.

Há momentos do dia em que o público é mais ativo, por exemplo, pela manhã antes de começar o trabalho, durante os horário de almoço e à noite.

A melhor coisa, no entanto, é entender quando o seu público está online. Graças às ferramentas de análise, você poderá fazer isso tranquilamente.

Vá para a seção Informações, aqui você pode ver dia a dia quando as pessoas interagiram com suas postagens e horários de pico.

Tente postar meia hora antes do pico de usuários ativos.   

Aumente os fãs de sua página

Para aumentar as curtidas da página de seu negócio, existem várias maneiras. 

Para obter bons resultados, é ideal testá-las e verificar quais funcionam melhor para você.

Aqui estão algumas estratégias:

  • Patrocínio: o Facebook oferece a oportunidade de promover sua página mediante uma taxa, mostrando-a a um alvo potencialmente interessado e bem definido;
  • Use seu perfil pessoal: você tem a possibilidade de convidar todos os seus amigos para curtir a página que você gerencia. Tente não adicionar todos indiscriminadamente, mas apenas aqueles que possam realmente estar interessados;
  • Use a comunidade: utilize a rede social para se fazer conhecer. Anuncie de maneira coerente e educada nos grupos do Facebook, comente em blogs, participe de outras redes sociais, escreva em páginas semelhantes. Atenção, você não precisa enviar spam, deve apenas criar relacionamentos;
  • Torne-se viral : uma das estratégias mais eficazes, mas também mais difíceis, é tornar um conteúdo viral. Isso significa que muitas pessoas verão seu conteúdo e serão estimuladas a compartilhá-lo em seus perfis. Para que isso ocorra, o conteúdo deve ser especial. Por exemplo, vídeos engraçados, concursos, marketing em tempo real, etc.

Acabamos guia completo para entender o que significa abrir uma página no Facebook para negócios e quais são os principais recursos.

Para criar algo eficaz, duradouro e mensurável, você precisa de um profissional que crie uma estratégia com você e prepare um plano sustentável e de longo prazo.

Cada realidade tem uma história única, assim como a estratégia e o plano de mídia devem ser únicos. Não hesite em procurar agências de marketing digital especializadas no assunto, mas já que você está aqui, que tal entrar em contato conosco? Será um prazer te atender!

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