Para garantir o sucesso nessa época de alta demanda, a preparação do estoque desempenha um papel crítico.
Afinal, a Black Friday e compras de final de ano é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e também uma das mais desafiadoras para os varejistas.
Além disso, a gestão eletrônica de documentos e a otimização logística são elementos-chave para garantir que os produtos certos estejam no lugar certo, no momento certo.
Neste artigo, exploraremos estratégias eficazes para preparar o estoque para o pós festas destacando como a gestão eletrônica de documentos e a otimização logística podem fazer a diferença.
Além disso, abordaremos o conceito de OTIF (On-Time In-Full) e como ele se relaciona com o sucesso nesta data crucial.
Boa leitura!
Dicas para Preparar o Estoque e Logística para o pós festas
As compras de final de ano é um dos eventos de varejo mais movimentados do ano, com consumidores de todo o mundo procurando as melhores ofertas.
Para os varejistas, é importante estar preparado para atender à demanda esperada e garantir que os produtos sejam entregues aos clientes em tempo hábil.
Por isso, selecionamos algumas dicas de como preparar o estoque e a logística para esse período de forma eficiente.
Preparação Antecipada do estoque
Em primeiro lugar, planejamento é fundamental!
Comece a planejar sua estratégia de estoque meses antes. Avalie os produtos mais populares e faça pedidos antecipados para evitar esgotamentos.
Um outro passo que pode fazer parte da preparação é o investimentos na gestão eletrônica de documentos.
Esse passo tão importante pode simplificar o acompanhamento de pedidos, notas fiscais e registros de estoque.
O que é essencial para garantir um processo mais eficiente e transparente.
Conheça Seus Clientes
O quanto você conhece sobre os seus clientes?
Para preparar seu estoque com eficácia, é importante prever a demanda aproximada que será produzida pelo seu público.
Isso vale para todo o ano, mas principalmente para datas comerciais como a Black Friday e o Natal.
Por isso, utilize dados históricos e informações de vendas anteriores para prever quais produtos serão mais procurados no período.
Esse passo pode ajudar a ajustar seu estoque de acordo com a demanda prevista.
Otimização Logística e estoque em dia
Para varejistas dos mais diversos portes, ter uma otimização logística é crucial para garantir eficiência desde o recebimento e armazenagem de produtos até a gestão de pátio e frotas.
Como já vimos, durante a Black Friday e as compras de Natal, a demanda por produtos pode aumentar significativamente.
Nesse sentido, a otimização logística permite às empresas escalonar seus recursos para atender a esses picos de demanda sem sobrecarregar sua infraestrutura.
E principalmente pós esse período, quando há sobra de produtos.
Monitoramento OTIF
OTIF (On-Time In-Full) é um KPI logístico, isto é, um indicador-chave de desempenho que mede a precisão e a pontualidade das entregas.
Basicamente, o indicador é a união de duas métricas em uma: entregas no prazo e entregas sem falhas.
De acordo com dados da Aptean, a adoção de um sistema de roteirização automatizado pode diminuir de 10 a 30% os custos operacionais logísticos.
Para reduzir os atrasos e garantir que os produtos cheguem aos clientes a tempo, implemente um sistema de roteirização eficiente — caso você ainda não tenha!
E lembre-se, monitorar o OTIF é importante para garantir que os produtos cheguem aos clientes no prazo e na quantidade certa, evitando problemas e prejuízos para o negócio.
Bônus: Estratégia de Marketing
Quantos antes você preparar a estratégia de marketing para o período, maiores são as chances de sucesso.
Por isso, anuncie suas ofertas de Black Friday com antecedência para atrair a atenção dos consumidores. Mas certifique-se de que a equipe de marketing está completamente alinhada com a realidade do estoque.
Qualquer desencontro entre essas áreas pode significar problemas — dos grandes.
Bônus: Equipe Preparada
Prepare a sua equipe de atendimento ao cliente e equipe de estoque para lidar com o aumento na demanda, além dos possíveis desafios logísticos.
Avalie realizar novas contratações temporárias para garantir um bom atendimento.
Bônus: Avaliação Pós vendas pós festas
Após esse período, avalie o desempenho das suas equipes, os resultados alcançados e os indicadores de desempenho.
Aproveite essa oportunidade para identificar erros e acertos e os pontos de melhoria para o próximo ano — ou para as próximas datas comerciais, com as festas de fim de ano.
Conclusão
Para negócios de todos os tipos, o final de ano representa uma das mais relevantes oportunidades no calendário comercial anual.
No entanto, também traz consigo alguns desafios significativos.
A preparação antecipada, a gestão eletrônica de documentos, a otimização logística e o monitoramento OTIF são algumas maneiras para ajudar na preparação do estoque para essa época do ano.
Além disso, a preparação das estratégias de marketing, bem como das equipes que são centrais ao processo logístico, é fundamental para garantir o sucesso.
Ao seguir essas dicas e utilizar as ferramentas certas, as empresas podem enfrentar a demanda com confiança e fornecer aos clientes produtos de qualidade no prazo.
Deixe um comentário