Com a ajuda de tecnologias e softwares específicos, é possível automatizar diversos processos de suas campanhas de marketing.

O marketing é a alma do negócio, e saber explorar bem cada recurso que otimiza sua vasta gama de processos é um grande diferencial no mercado. Quando o assunto é marketing digital, tudo é muito amplo e são inúmeras as estratégias que podem ser adotadas para expandir sua marca na rede, o que vai variar de acordo com uma série de fatores como redes sociais utilizadas, público que se deseja alcançar, etc. Controlar cada etapa dessas campanhas manualmente pode ser difícil ou até mesmo inviável, por isso contar com ferramentas de automação de marketing é a melhor saída.

O conceito de automação de marketing parte da ideia de utilizar qualquer tecnologia que possa colaborar com algum processo tornando-o automático, ou seja, controlado por softwares, inteligências artificiais e outros tipos de ferramentas inteligentes. Porém, ao falar de automação, estamos indo além de automatizar um processo ou outro, mas, sim, em aplicar esse recurso em toda a campanha de marketing, desde as coisas mais básicas até a parte mais estratégica.

Hoje, já existem tecnologias capazes de classificar o público de um negócio em diferentes perfis, através do método de funil de vendas, que separa a clientela de acordo com sua jornada de compra: visitante, lead, oportunidade ou venda. Diante disso, elas também são capazes de direcionar o empreendedor para um caminho mais assertivo com a ajuda dessas informações, auxiliando nos processos de geração, segmentação e nutrição de leads, fornecendo dados em tempo real sob as campanhas realizadas, e assim por diante.

Essa seria uma das formas mais eficazes de se obter retorno em um espaço de tempo mais curto, já que a automação de marketing oferece dados precisos sobre como criar campanhas de acordo com cada jornada de compra. Além disso, os softwares utilizados também são capazes de disparar e-mails em massa, resgatar o contato com clientes inativos, postar conteúdo nas redes sociais de forma programada e até mesmo responder clientes em tempo real, através de chatbots.

É evidente que ainda é necessário contar com profissionais e equipes qualificadas para planejar as estratégias e definir quais serão os próximos passos das campanhas, mas contar com a automação de todo o restante do processo certamente é um diferencial muito vantajoso. Dessa forma, a equipe de marketing pode se concentrar apenas no mais importante, e com o feedback em tempo real, consegue adaptar sua abordagem sem perder tempo, angariando mais clientes e melhorando a operação da empresa como um todo.

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