Employee experience: entenda as ações que visam resultados crescentes nas empresas

Para atrair, fixar e reter funcionários, o EX é a nova sensação no mundo do RH

É cada vez mais claro que o investimento em pessoal no meio corporativo reflete diretamente nos resultados das empresas. Apesar disso, uma pesquisa da consultoria Gartner mostra que só 13% dos colaboradores se dizem satisfeitos com sua experiência no ambiente de trabalho. 

Outro dado importante é o da State Global Workplace, que mostra que o engajamento dos colaboradores aumenta 17% a produtividade de uma empresa. Mostra ainda que este engajamento diminui até 40% as falhas e os defeitos na produtividade.

Sabendo disso, o que é feito de efetivo para otimizar a gestão de pessoas? O employee experience te responde isso. Traduzindo do inglês, a “experiência do colaborador” são ações que traçam estratégias de gestão pessoal para fortalecer o vínculo entre empresa e colaborador. Afinal, de nada adianta ter uma gama de profissionais qualificados sem a motivação adequada para gerar resultados de excelência.

A decisão de implantar essa jornada mostra a preocupação em tornar o ambiente corporativo um lugar onde o profissional goste de estar e trabalhar, e, para isso, algumas etapas são importantes.

Processo de seleção: ele já é importante para o candidato entender as especificações da vaga, em que ambiente cogita trabalhar e qual a política da empresa. Alinhar expectativa e realidade é um bom começo.

Integração: uma vez na empresa, o agora funcionário deve ser apresentado à rotina, o que também pode ser chamado de “onboarding”, ou, socialização organizacional.  

Agora, é importante promover a troca entre os profissionais, entender as qualificações e habilidades para serem usadas da melhor forma durante as demandas. A tendência é que colaboradores satisfeitos criem menos atritos entre si e busquem união no dia a dia.

Desenvolvimento/crescimento: esta é uma etapa importante para que o funcionário se sinta valorizado, estável e que possa vislumbrar um plano de carreira, sabendo onde quer chegar e quais as melhores formas para isso.

Retenção de talentos: a permanência feliz e produtiva de um funcionário, sem dúvida, está ligada diretamente ao sucesso da empresa, e isso não diz respeito apenas ao salário. O sentimento de valorização é um dos principais fatores para um profissional querer permanecer na empresa.

Um ambiente organizacional saudável resulta no aumento de taxas de retenção de talentos, uma vez que pessoas felizes com o trabalho dificilmente pedem para se desligar da empresa. Lembrando que a rotatividade de profissionais gera altos custos às empresas.

Enriquecimento profissional: uma vez estável, é hora de investir em desenvolvimento e apuração das habilidades. Isso pode estabelecer uma confiança maior na execução de atividades e no crescimento. 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷