Uma marca para ter sucesso, precisa apresentar os seus produtos e serviços da maneira correta. Mas qual é? Um empreendedor tem que buscar estratégias que sejam mais assertivas e consigam captar mais pessoas para o seu negócio, aumentando assim os seus lucros.
Você já ouviu falar de e-commerce e marketplace? Essas duas ferramentas de vendas possibilitam qualquer tipo de empresa, seja ela de projeto de climatização ou fabricação de insumos alimentícios, a alcançar mais clientes para o seu negócio.
Abaixo vamos falar um pouco mais sobre eles e quais são as suas diferenças para você inserir a sua empresa naquele que melhor se encaixa em sua necessidade.
E-commerce: o que é e para que serve?
A internet tem proporcionado grandes benefícios, tanto para as empresas quanto para os consumidores. Nos dias de hoje, tudo é mais fácil e acessível, seja para realizar uma compra ou para fazer uma venda. Além disso, encontramos de tudo no mercado online, desde transformador de solda a produtos cosméticos.
O e-commerce é um modelo de vendas conhecido como comércio eletrônico, onde toda transação comercial é realizada de forma online. Muitas pessoas confundem o e-commerce como o marketplace, por mais que sejam parecidas, possuem alguns diferenciais.
Toda a maneira como uma pessoa vende, todo o processo que ela percorre, desde a escolha do produto até a sua finalização e pagamento, sendo feito de forma digital, consideramos e-commerce. Em todo processo de venda pela internet o único momento que há contato físico é na entrega.
Com certeza você já entrou em um site, escolheu seus produtos e finalizou sua forma, inserindo seu endereço de entrega e aguardando os seus itens chegarem até você, certo? Isso é e-commerce. Em muitos casos fazemos nossas compras mas não sabemos qual é a diferença entre uma opção e outra.
Marketplace: O que é e como beneficia o seu negócio?
Agora que falamos um pouco de e-commerce, vamos falar como funciona o marketplace. Este modelo de negócios, onde as pessoas fazem trocas de produtos que possuem e enjoaram, o famoso “desapego”, compram novos itens e vendem também.
Existem grandes empresas que atuam no modelo marketplace, é possível filtrar pela sua cidade, valores e identificar o produto que melhor se encaixa na necessidade delas. Mas além de itens é possível anunciar um serviço, como manutenção de compressores.
Qual a diferença entre marketplace e e-commerce?
Por mais que ambos sejam parecidos, o e-commerce e marketplace são diferentes, pois eles possuem diferenciação no seu formato de receita, jurídico, controle do seu estoque além das variedades de serviços e produtos que fornecem.
O e-commerce exige um estoque maior, já que seu fluxo de vendas é mais amplo, já o marketplace absorve vários e novos fornecedores em diversas regiões, então é possível ampliar o seu negócio e oferecer os seus serviços para pessoas de todos os lugares do mundo.
Qual modelo de venda se encaixa melhor em seu negócio? Identifique a que mais trará benefícios a sua marca e aumente a sua lucratividade.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
Deixe um comentário