E-book: como aplicar em sua estratégia de marketing

A relação da sociedade com o consumo de conteúdos apresenta diversas mudanças com o passar dos anos, o que inclui até mesmo o formato dessas produções, passando do escrito ao audiovisual, além da combinação entre elas, e tudo está presente em e-book.

Essa nova modalidade de livros vem crescendo exponencialmente no mercado, modificando até mesmo a maneira com que os indivíduos modernos reagem a esse tipo de conteúdo expresso em palavras, optando pela frequência e velocidade do digital.

O mesmo tipo de conceito que faz com que fatos recém-noticiados rapidamente cheguem ao acesso de diferentes usuários na internet, tudo por meio de matérias compartilhadas através das redes sociais, além de outras mensagens a circularem de forma ágil e eficaz.

Isso sem a necessidade de esperar até o dia seguinte para verificar o tipo de evento que possa ter ocorrido dentro dias, até mesmo semanas anteriores, o que inclui também os serviços de comunicação e divulgação de uma empresa junto aos seus serviços.

Tal como uma empresa de soldagem que pode chegar a um público maior ao trabalhar com ferramentas digitais junto aos seus veículos tradicionais de mercado, de forma a expandir seus contatos comerciais por meio de estratégias de maior valor a cada empresa.

Um tipo de atenção que precisa ser tida por todos que trabalham com a produção de conteúdos, o que envolve não só quem trabalha com o setor comercial, é importante afirmar, pois até mesmo um autor de livros precisa reconhecer o formato preferido do seu público.

Já que da mesma forma em que um produto visual pode ter uma recepção diferente ao ser visto na TV ou no celular, sendo necessário trabalhar melhor com cada tipo de estrutura, o mesmo pode ser dito em relação à construção de um produto textual, incluindo seu design.

Isso porque uma fonte específica pode funcionar no modelo digital, mas não muito em seu formato impresso. Da mesma forma que um anúncio desenvolvido por um serviço de caldeiraria precisa ser estruturado especificamente para cada plataforma de divulgação.

Quando se fala sobre todas essas características específicas de um conteúdo em relação ao seu formato, é importante voltarmos nossa atenção novamente à questão dos materiais escritos, destacando assim a construção de um livro, principalmente em relação ao formato digital.

O que é um e-book?

E-book é um termo que funciona como diminutivo de electronic book, ou seja, um livro eletrônico. Isso resume perfeitamente como funciona esse tipo de conteúdo, tratando-se de uma produção textual feita exclusivamente para o modelo digital.

Ou seja, um conteúdo feito de forma ajustada para ser consumido com o auxílio de dispositivos, como:

  • Tablets;
  • Computadores;
  • Celulares;
  • Leitores digitais (o e-reader).

Diversas opções onde tais textos podem ser lidos, sendo possível muitas vezes imprimir tais conteúdos caso o leitor se sinta mais à vontade com o formato físico. No entanto, geralmente um e-book não se trata apenas de um livro em sua forma digital.

É comum que esse conteúdo seja construído especificamente para o modelo virtual, no qual até mesmo o tamanho dessa obra, assim como a sua divisão de capítulos e parágrafos tenha sido planejada visando uma melhor leitura a ser feita digitalmente.

Tratam-se de livros que podem ser produzidos visando melhores resultados comerciais por parte de uma fabrica de peças agricolas, por exemplo, que desenvolve esses conteúdos para explicar melhor suas funções ou abordar temas que lhe interessem.

Sendo um tipo de produção que não necessariamente pode ser criado com algum objetivo direto de venda, atuando apenas com o propósito de estabelecer certa proximidade com uma audiência em busca de alcançar melhores resultados a longo prazo.

Destacando-se um número amplos de benefícios que podem ser alcançados por uma empresa que se empenha em construir um e-book, entre eles:

  • Autoridade da empresa;
  • Contato inicial com novos clientes;
  • Possibilidade de reutilizar certos conteúdos;
  • Ensinar algum tipo de instrução;
  • Trabalhar uma mensagem específica.

Todos esses são conceitos que acabam por explicar a valorização que esse tipo de conteúdo vem conquistando na internet, permitindo a um fabricante de autotransformadores construir um e-book que explique o funcionamento do seu produto.

Da mesma forma em que também é possível destrinchar algum tipo de conteúdo em diferentes matérias para o seu blog ou até mesmo como posts para redes sociais, informando ao público a disponibilidade de um conteúdo mais complexo no e-book.

Não à toa os e-books estão se tornando materiais importantes de serem trabalhados pelo marketing das empresas, já que são formatos que permitem a uma companhia até mesmo estabelecer uma relação mais próxima ao seu público, sejam clientes ou não.

Acompanhando o comportamento de uma nova geração que se mostra confortável com o formato digital, em alguns casos até mesmo preferindo essa opção em relação ao modelo tradicional impresso.

Para se ter acesso a todas as vantagens comerciais que a disposição de um e-book pode trazer a um negócio, se mostra necessário saber como trabalhar com a produção adequada desse tipo de conteúdo.

Como construir um e-book comercial de qualidade?

Diferente de um livro que unicamente está sendo apresentado em um formato digital, como uma obra de ficção ou literatura, um e-book de conceito comercial precisa ser desenvolvido seguindo uma série de características importantes para o mercado.

De forma a estabelecer até mesmo melhores oportunidades para uma companhia, como uma energia solar fotovoltaica para industria que pode conquistar novos clientes ao publicar um e-book que detalha o valor de se recorrer a uma fonte de energia natural.

A garantia de tal situação positiva pode partir da construção adequada de um livro digital otimizado, produção que parte de uma série de etapas a serem seguidas, começando por:

Definição de objetivo

Uma empresa pode contar com diversos propósitos ao se colocar disponível para construir um e-book, objetivos que podem ser desde intensificar a relação com o seu público até mesmo a obter informações dessa audiência, coletando dados antes de liberar um e-book.

Para cada objetivo um tema específico pode ser trabalhado dentro desse livro eletrônico, acompanhando o tipo de assunto que possa fisgar a atenção de um público específico, o que nos leva imediatamente ao ponto a seguir.

Definição de público

A construção de um e-book pode partir tanto da sua definição de objetivo como de público, a ordem de preferência está associada aos propósitos principais de uma companhia, tal como uma empresa de entregas que busca explicar o seu serviço de cross docking.

Nesse caso pode ser mais prático partir desse objetivo primeiro, no entanto quando se trata de uma companhia que está empenhada em alcançar certa audiência, aí se torna mais indicado estudar os interesses desse público em particular.

Pois é a partir dessa relação que a empresa pode compreender quais são os melhores temas a serem abordados em seu e-book, de forma a estabelecer uma boa relação com essa audiência almejada.

Estruturação do conteúdo

Com o público e objetivo traçados, é chegado o momento mais importante dessa produção, o que envolve a estrutura do conteúdo, ou seja, o seu tamanho, formato, quem será responsável por sua confecção, enfim, tudo o que for necessário para dar vida ao e-book.

Uma estrutura que deve contar não só com a parte escrita do e-book, mas também com o seu lado visual, incluindo ou não a utilização de imagens, assim como links para vídeos. O design dessa produção, envolvendo fonte e diagramação também são considerados.

Pois assim como uma empresa de montagem mecânica industrial opera com a composição adequada de seus equipamentos, o seu e-book destinado ao público industrial deve contar com o mesmo tipo de cuidado e sua construção.

Publicação

Com o seu e-book pronto, o próximo passo é disponibilizá-lo ao público, o que envolve nesse caso a sua publicação, algo a ser feito de maneira própria ou recorrendo a plataformas digitais que trabalham justamente com esse tipo de serviço.

O mais importante é garantir que tal produção chegue até o seu público de interesse, cabendo destacar também a relevância de fazer uma boa divulgação, utilizando para isso das redes sociais, disparos de e-mail além de landing pages em seu site.

Um conjunto de características capazes de garantir com que um empresa especializada em licenciamento ambiental consiga direcionar o seu e-book, falando sobre as normas legais que envolvem a construção de um estabelecimento, para seu público de interesse.

E com o seu livro eletrônico em circulação, é possível estudar a performance alcançada por ele, permitindo até mesmo a produção otimizada de outros conteúdos no futuro, de forma ampliar ainda mais os resultados a serem alcançados por uma empresa.

Tudo isso com base na publicação de um bem estruturado e-book.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷