O uso de chatbots em estratégias de marketing é uma excelente maneira de conseguir uma automação mais rápida em um primeiro atendimento, evitando deixar seus consumidores esperando por um conteúdo sobre sistema de hidrantes por um longo tempo.
O mundo tem mudado muito desde o início do processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de recursos tecnológicos avançados começaram a se popularizar e se tornar parte do dia a dia das pessoas.
Por conta de todas essas mudanças, logo o mercado percebeu uma necessidade de transformação, uma vez que o próprio perfil do consumidor estava se modificando. Onde antes ficava um cliente mais reativo, agora uma figura muito mais exigente toma seu lugar.
Esse novo consumidor gosta de atendimento com qualidade, com uma experiência satisfatória e principalmente com agilidade. A velocidade se tornou um dos grandes diferenciais de mercado para a maioria das companhias.
Por isso, os chatbots acabaram se tornando uma ferramenta imprescindível para o trabalho. Estas inteligências artificiais podem modernizar todo o atendimento de uma empresa manutenção elétrica, conseguindo resultados muito mais expressivos.
O conceito de um chatbot é basicamente o de uma ferramenta de comunicação automatizada. A inteligência artificial é capaz de decorar algumas das principais respostas relacionadas a sua empresa e fazer um atendimento inicial para o usuário.
Neste caso, ele acaba reduzindo em muito a necessidade de um atendente físico, uma vez que a maioria das questões mais simples pode ser resolvida diretamente por ela. Caso o cliente ainda precise de um atendimento especializado, ele é então passado para um atendente.
Uma das principais vantagens de um chatbot é sua capacidade de atendimento. Por ser um robô, ele não precisa de pausas para descanso ou alimentação, funcionando ativamente vinte e quatro horas por dia, todos os dias da semana.
Não importa o momento em que o consumidor abordar seus canais de atendimento, o chatbot estará pronto para atendê-lo.
Esse tipo de processo é muito bem visto pelos consumidores de uma empresa de inspeção de equipamentos, que não precisam esperar horas para obter respostas sobre suas ações.
Mesmo no caso de um atendimento que o chatbot não consegue resolver, é possível pelo menos iniciar o atendimento e não deixar o cliente esperando em silêncio, sem ter a certeza de que a mensagem chegará até a empresa.
Por conta disso, muitas companhias estão adotando os chatbots como ferramentas essenciais para o atendimento. Algumas das máquinas possuem o conceito de machine learning, e “aprendem” de forma similar ao cérebro humano.
Estas ferramentas avançadas vão identificando falhas e falta de informação em seus atendimentos em uma empresa de aluguel de empilhadeira, e procuram em bancos de dados pelas respostas para se adaptarem, sem a necessidade de intervenção humana.
Quanto mais você investe nesse tipo de recurso, mais aprimorado é seu atendimento ao consumidor, uma etapa muito importante para o relacionamento entre consumidor e marca.
Os chatbots no marketing
Agora que você entende um pouco melhor o funcionamento dos chatbots e sua função, é preciso identificar as principais vantagens de usar esse tipo de ferramenta para suas estratégias de marketing.
Isso porque a IA é uma excelente maneira de se comunicar com o público, oferecendo questões muito mais expressivas em diversos canais de comunicação, como:
- Redes sociais;
- E-mail;
- Mensageiros instantâneos;
- Sites e blogs.
Praticamente qualquer modelo de diálogo pode ser usado para esse tipo de ferramenta, aumentando consideravelmente suas possibilidades com administração de obras. E o chatbot não fica restrito a tirar dúvidas e questionamentos do consumidor.
Ele pode ser um grande aliado da equipe de marketing em todo o processo de compra que um cliente passa, desde o momento em que ele visita sua loja até o momento de fechar negócios, incluindo no pós-venda.
Otimização do processo de atendimento
Existem muitas ações que fazem parte do processo de atendimento que são muito repetitivas, e podem desgastar sua equipe. Além disso, esse tipo de ação toma tempo e recursos da empresa, para respostas que podem ser muito simples.
O foco de qualquer empresa conectada é oferecer uma boa experiência ao consumidor.
Por isso, os chatbots são um avanço com relação a esse processo, uma vez que é possível trabalhar com diversos elementos como alterações de cadastro, atendimentos e acompanhamentos, entre outros.
No caso de complicações, é possível que o usuário solicite o atendimento pessoal para completar a operação em uma empresa de projetos elétricos, mas a verdade é que serão poucas as vezes que chegará a esse ponto, eliminando boa parte do trabalho que seus atendentes teriam.
Relacionamento com o público
Uma das principais ferramentas de marketing atualmente é a produção de conteúdo, que oferece informação sobre sua empresa e sobre as dúvidas ou dores do consumidor. Os chatbots também podem ajudar com isso.
Através da utilização da inteligência artificial para comunicação, você pode inserir informações curtas e interessantes sobre itens relacionados à companhia e ao estilo de vida de seu público-alvo.
O conteúdo desse tipo de ação deve ser interessante e útil, para que o usuário continue procurando-o, mas também divertido e despretensioso, algo de uma frase ou alguma informação importante.
Se você tem uma empresa de pranchas de surf, por exemplo, o chatbot pode registrar as marés das principais cidades em que sua empresa atua, servindo como uma ferramenta útil para os clientes de sua fabrica de cabos eletricos, e fazendo-os passar mais tempo em seus canais de comunicação.
Uma boa maneira de utilizar o chatbot enquanto ferramenta de marketing de conteúdo é aplicar informações de fundo do funil dentro dela. Por se tratar de um conteúdo mais específico, ele acaba sendo procurado por pessoas realmente interessadas.
Use sua criatividade para aplicar esse tipo de ferramenta com qualidade e aproveitar ao máximo as possibilidades que o chatbot tem para oferecer.
Compartilhamento de informação interna
O chatbot não é uma ferramenta útil apenas para seus consumidores. A verdade é que os colaboradores da empresa também possuem dúvidas e questionamentos, e quando você consegue integrar o chatbot aos softwares da companhia, ele acaba se tornando um aliado.
Seus funcionários podem fazer questionamentos e até usar o chatbot como meio de comunicação, enviando mensagens para outros setores e registrando informações importantes que podem ser utilizadas posteriormente.
No caso de empresas que possuem um processo de vendas mais longo, os chatbots podem registrar todo o caminho que um determinado cliente já fez, assim, caso seja necessário uma troca de atendente, ele rapidamente poderá entender em que posição o cliente está.
Esse tipo de ferramenta é muito útil para integrar-se com outros sistemas de gestão da empresa, criando uma linguagem única para padronizar o atendimento e trabalhar com conceitos de omnichannel dentro de sua comunicação.
Esse tipo de facilitação é muito importante para você gerar uma comunicação mais intensiva entre seus colaboradores de uma empresa de cracha, aumentando consideravelmente a qualidade do atendimento e da experiência que o usuário recebe quando lida com sua companhia.
Alcançar os usuários
A maioria das empresas possui canais próprios de comunicação, o que é funcional até certo ponto. Entretanto, a maioria dos consumidores já se perguntou hoje se vale a pena ir até o canal oficial para se comunicar, sendo que você pode chegar até ele da mesma forma.
O chatbot tem o potencial de ser utilizado nos mais diversos canais, como redes sociais e mensageiros instantâneos. Isso significa que não há nenhuma necessidade de o cliente se desdobrar para conseguir um bom atendimento.
Além de ele já saber como usar a ferramenta em sua rede social favorita, é uma interação imediata, o que acaba ganhando muitos pontos com pessoas que gostam de se sentir valorizadas pelas empresas com quem negociam.
Automatização de vendas
Em alguns casos, os chatbots são tão avançados que eles permitem que todo o processo de vendas seja realizado sem a necessidade de intervenção humana. Nesse caso, o cliente consegue lidar com todo o processo apenas fazendo escolhas com a ferramenta.
Essa é uma tendência que tem ganhado muito espaço no mercado, uma vez que ela é rápida e precisa. O chatbot não passará tempo tentando convencer o usuário a comprar outro serviço ou a consumir algo que ele não quer.
Considerações finais
Os chatbots são uma ferramenta muito interessante de comunicação, e podem otimizar o processo de trabalho para um atendimento mais efetivo com relação a seus consumidores como um todo.
Por conta disso, aprender a usar a ferramenta é uma das maneiras mais efetivas de otimizar seus processos de trabalho e garantir uma estratégia de marketing muito mais eficiente para seus recursos.
Quanto mais você explora esse tipo de situação, maior é a chance de destacar-se no nicho em que sua empresa atua, tornando-se efetivamente uma liderança no mercado como um todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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