Aumentar a produtividade é um dos principais meios de conquistar uma estrutura de atendimento mais adequada, possibilitando que sua empresa consiga obter mais lucratividade em suas ações.

O trabalho como um todo é repleto de uma série de etapas, muitas das quais requerem uma atenção especial que acaba sendo muito importante para lidar de forma produtiva com tudo, e ainda otimizar suas demandas com uma consultoria de informatica SP.

Ademais, a quantidade de tarefas que uma pessoa tem por dia, muitas vezes, faz com que ela deseje um dia com mais de vinte e quatro horas, uma vez que dificilmente conseguirá lidar com todos os itens que planejou.

Esse tipo de ação é muito comum, e em alguns casos pode ser prejudicial, uma vez que você acaba “consumindo” um tempo de descanso ou lazer para lidar com as responsabilidades, o que a longo prazo gera uma série de problemas como o estresse e a depressão.

Sejam as notificações em seu smartphone, barulhos em locais públicos ou o excesso de atividades, é muito comum que as pessoas se sintam desgastadas e sem rumo para tomar e aplicar estratégias de qualidade em sua assessoria aduaneira para lidar com tudo isso.

Para conseguir resultados mais efetivos, é preciso pensar em maneiras de otimizar seus resultados e conseguir uma produtividade melhor, com tarefas que a princípio podem parecer simples, mas podem fazer uma grande diferença em suas interações.

É importante ter em mente que cada pessoa é única, e a forma como você lida com sua produtividade pode ser diferente de outras pessoas. Por isso, é importante entender que estas dicas podem ajudar cada um de maneiras diferentes.

Adaptá-las à sua realidade é a forma mais efetiva de conquistar uma estrutura de qualidade, onde você poderá trabalhar de maneira expressiva e garantir mais qualidade em sua rotina como um todo.

1 – Planejamento de atividades

O primeiro passo para conseguir ser mais produtivo é ter uma boa organização. Dessa forma, você consegue identificar todos os itens que precisam de modificação, o que pode ser melhorado em seu curso de capacitação SP, por exemplo, ou deixado para trás.

Para conseguir um bom planejamento, o primeiro passo é fazer uma lista com todas as atividades que precisam ser executadas no dia. Você pode fazer isso de maneira periódica, como:

  • Diária;
  • Semanal;
  • Quinzenal;
  • Mensal.

Depois de determinar o período de planejamento, você pode identificar as ações que pertencem a uma mesma atividade ou ação, evitando que você fique confuso com a ordem de atividades.

Muitas pessoas ainda usam cadernos e canetas para anotar todas as suas atividades, ou ainda agendas próprias para isso. 

Isso porque quando você escreve, estimula seu cérebro e consegue ampliar sua capacidade de memorização, fundamental para esse tipo de atividade com serviços de consultoria ambiental, bem como diversas outras frentes.

A tecnologia tem feito grandes avanços nessa questão. Isso porque existem diversas aplicações e ferramentas digitais que funcionam da mesma maneira que as agendas. Ainda que não estimulem o cérebro da mesma maneira, elas são opções rápidas e práticas.

Ademais, a maioria destas opções possui alarmes e notificações, por isso podem ser muito mais confiáveis, sobretudo para questões profissionais que tenham um prazo determinado para a entrega.

Uma outra maneira de destacar seu planejamento e organizar corretamente suas atividades é com um quadro de tarefas. Você pode colocá-lo em um local de fácil visualização para estar sempre atento às atividades que ainda precisam ser realizadas para a terceirização de TI, por exemplo.

2 – Estabeleça suas prioridades

Depois de identificar todos os itens necessários com o planejamento, é hora de priorizar cada um destes elementos. Para isso, o primeiro passo é identificar as atividades indispensáveis, que são essenciais para o seu dia a dia.

Estas tarefas devem ser organizadas para que você não seja interrompido com questões irrelevantes e nem se distraia, o que pode fazer com que a atividade leve mais tempo do que o necessário e atrase as outras ações.

Essa escala de prioridades deve ser feita com antecedência, para que você não perca tempo do seu dia verificando esse tipo de item e diminuindo assim sua produtividade. Uma boa maneira de trabalhar é aplicando o método GTD.

A sigla, que significa Getting Things Done, ou ‘Fazendo as Coisas Acontecerem’, é uma forma de otimizar a produtividade com alguns elementos importantes de priorização de tarefas de uma consultoria telefonia empresarial e uma boa reflexão do que é necessário.

Desse modo, esse tipo de atividade ajuda muito a determinar a ordem de execução das atividades, garantindo resultados muito mais efetivos a longo prazo.

3 – Pausas ao longo do dia

Embora o trabalho seja muitas vezes extenso e demande uma atenção especial, é importante realizar pausas ao longo do período em que você está trabalhando. Ninguém é produtivo o tempo todo, e as pausas ajudam a intensificar seu trabalho.

A ideia de que quanto mais você trabalhar, melhor será sua produtividade é um mito, que muitas vezes acaba prejudicando mais do que ajudando os profissionais, que acabam se desgastando e levando mais tempo para cumprir as tarefas.

Dividir suas atividades em bloco pode ser uma excelente maneira de se manter produtivo, uma vez que você consegue se focar por um período específico de tempo e acaba otimizando suas ações dessa maneira.

Outra forma comum de trabalhar suas pausas é usar o método pomodoro, que consiste em fazer uma pausa de cinco minutos a cada vinte e cinco trabalhados. Depois de quatro repetições deste processo, você deve fazer uma pausa maior, de trinta minutos.

Dessa maneira, você consegue manter sua estrutura de trabalho com qualidade, sem se prejudicar em questões de atividades que precisam ser realizadas e aumentando consideravelmente sua produtividade em uma empresa de paisagismo e jardinagem.

4 – Busque automatização

A produtividade muitas vezes é prejudicada pelo excesso de trabalhos repetitivos e manuais que precisam ser realizados ao longo do dia. Por isso, quanto mais você puder automatizar melhor ficará sua situação.

Hoje, existem diversas ferramentas de automação para os mais variados setores, desde o atendimento até o marketing, assim, é um profissional de qualidade que sabe como aplicar estas ferramentas para otimizar ainda mais suas possibilidades.

A ideia destes softwares é justamente que você evite se desgastar com tarefas que apesar de necessárias, demandam muito tempo e atenção, e muitas vezes acabam prejudicando a companhia como um todo.

5 – Estabeleça metas

Uma boa maneira de aumentar sua produtividade é trabalhar com metas. Estes objetivos são colocados por você próprio e podem ser de grande auxílio para buscar melhorias em sua execução do trabalho.

Quando você começa a fazer alguma atividade, a entrega esperada para ele normalmente possui um prazo. Além disso, esse tempo gasto para resolver a situação leva em conta uma série de outros elementos, avaliando o quão bem você está gerindo seu tempo.

Com o estabelecimento de metas, você consegue trabalhar de forma mais adequada e garante uma estrutura de qualidade para conseguir trabalhar, uma vez que estará focado em atingir as metas estipuladas.

Dessa maneira, você pode guiar sua companhia para o crescimento, trabalhando ativamente para buscar uma otimização em suas atividades como um todo. Quanto mais é realizado com base em suas metas e objetivos, melhor.

Você pode colocá-los em diversos patamares também, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, seu foco será sempre em alcançar uma boa estrutura de atendimento e explorar todo o potencial de sua empresa.

É importante pensar em metas realistas, entretanto. Estabelecer objetivos acima de suas capacidades pode levar a frustração e isso acaba prejudicando sua produtividade muito mais do que ajudando-a.

6 – A armadilha da multitarefa

Para dar conta de todas as atividades necessárias em um dia, muitas pessoas utilizam suas habilidades multitarefa. Exceto que, além de alguns raros casos, as pessoas não são multitarefas – assim como é um software para franquias.

O que acontece na realidade é que o cérebro determina uma atividade como prioritária, deixando as outras em segundo plano. Pensando dessa forma, se você focar em uma única atividade terá muito mais potencial de engajamento do que tentando fazer várias coisas.

Pensar em questões de multitarefa é muito complicado, e muitas vezes vale mais a pena estar focado do que tentar encontrar uma maneira de se destacar dessa forma.

Considerações finais

Otimizar sua produtividade é um conceito muito importante para trabalhar com o mercado atual, onde a produção é um dos principais focos, ou seja, saber aplicar melhores práticas é fundamental.

Empresas que conseguem trabalhar com este recurso têm um resultado efetivamente diferencial, conquistando um local de destaque no segmento em que atuam. Dessa maneira, você consegue trabalhar com mais positividade.

O processo de produção é muito pessoal, e conseguir otimizá-lo dá um formato especial a esse tipo de interação, garantindo mais profissionalismo e uma estrutura de qualidade para lidar com o público como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como posso te ajudar?