O meio empresarial está em constante evolução, e para se manter no mercado e se destacar é necessário contar com um diferencial competitivo. Falamos aqui em algo que te diferencie dos concorrentes, ajudando na conquista de um espaço no mercado.

Para trazer mais clareza sobre esse conceito, elaboramos esse artigo que pode trazer diversos insights para seu negócio. Leia até o fim para aprender mais sobre o tema.

O que é diferencial competitivo?

Diferencial competitivo é um combo formado pelas características que fazem com que seus clientes escolham comprar de você, e não da concorrência.

Ou seja, é o conjunto de características que faz com que sua empresa de medicina do trabalho seja única aos olhos dos clientes. Esse é um destaque que se valida quando seu negócio realmente consegue demonstrar seu valor, passando isso para o cliente.

Como ocorre nas mais diversas áreas de gestão de negócios, é preciso planejamento estratégico para conseguir transmitir seus diferenciais aos seus potenciais clientes.

Características do diferencial competitivo

Contar com seu diferencial competitivo é muito importante para um negócio, mas como definir qual é o seu? Existem algumas características que permeiam a definição de diferencial competitivo e podem ajudar a situar seus diferenciais, como:

  • Gerar valor para o cliente;
  • Não pode ser copiado facilmente;
  • Precisa ser sustentável;
  • Deve ser aplicável em diversas situações.

Vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas características a seguir, onde comentaremos sobre elas.

  1. Precisa gerar valor para o seu cliente

Um curso de comissário de bordo que vise destacar no mercado não precisa apenas ser diferente da concorrência. É preciso que seu produto desperte o desejo do consumidor, trazendo soluções para as dores dele.

É importante que o cliente conheça todos os benefícios que seu negócio pode apresentar a ele, que vão muito além do custo do produto ou serviço.

Aliás, quando falamos em diferencial competitivo, o custo não é um fator determinante para a escolha do cliente, e sim o valor agregado ao produto.

O custo total envolvido em um processo de compra não diz respeito apenas ao valor gasto, mas a soma dos custos de pesquisar, avaliar, usar e resolver por descartar determinado produto ou serviço.

Como pode ver, esse é um processo que envolve toda a jornada de compra do cliente com uma determinada marca de máquina para embalar, por exemplo, o que envolve estar de acordo com as expectativas desse cliente para suas experiências.

  1. Não pode ser copiado facilmente

Diferencial competitivo são fatores que destacam seu negócio da concorrência, não podendo ser facilmente copiado por outras empresas.

Caso seja copiado, esse fator deixa de ser um diferencial, então não podem ser considerados exemplos de diferencial competitivo melhorias que podem ser obtidas com um pouco de esforço e treinamento.

Por exemplo, preço baixo, rapidez nas entregas e alta qualidade no atendimento não são exemplos de diferencial competitivo, pois todas as empresas têm potencial para entregar esses benefícios.

  1. Precisa ser sustentável

Para uma empresa de zeladoria, a sustentabilidade está relacionada à capacidade de se manter por um longo tempo. Dessa forma, é preciso que a organização se certifique que terá acesso a todos os recursos que precisa para manter sua diferenciação ao longo do tempo.

É importante que todo o conforto dado ao cliente seja mantido em todos os atendimentos para evitar frustração do cliente, o que é prejudicial para a credibilidade da empresa.

  1. Deve ser aplicável em diversas situações

É importante que seu diferencial competitivo não esteja atrelado a um produto ou serviço, pois caso esse saia de linha, você acabará perdendo seu diferencial.

Faça com que seu diferencial esteja atrelado a sua marca, podendo ser aplicado a todo seu portfólio de produtos e serviços.

Por que se destacar em meio à concorrência?

Uma empresa de serviço de medicina do trabalho  deve ter como uma de suas metas a diferenciação competitiva, para conquistar novos clientes, fazer mais vendas e possibilitar o crescimento do negócio.

Esteja ciente que o mercado tem um funcionamento dinâmico, de forma que se sua empresa não se destacar, outra vai.

É importante permanecer atento, percebendo as tendências de mercado e sempre buscando conhecer melhor o público-alvo, para oferecer as melhores soluções.

Como encontrar um diferencial competitivo?

Uma boa assessoria fiscal precisa conhecer e investir nas necessidades de seus clientes para ter um ponto de partida para a definição de seu diferencial competitivo.

O desafio se encontra, principalmente, no processo de identificar oportunidades para criar uma diferenciação única.

Separamos a seguir algumas práticas que você deve aliar às suas tecnologias e ao conhecimento de sua equipe para que seu negócio tenha perspectivas a mais.

Conheça seu cliente

Um passo principal para desenvolver um diferencial competitivo é conhecer a fundo o perfil dos seus consumidores. Dessa forma você tem acesso às necessidades dos clientes e pode relacioná-las com as soluções que seu negócio oferece.

Se seu público ama tecnologia, certamente vai procurar ter os últimos lançamentos, sejam eles smartphones, computadores ou televisores.

É seguindo esse raciocínio que você conseguirá direcionar da melhor forma suas ofertas, como um curso de brigada de incêndio.

Lembrando que uma empresa pode ter mais de um perfil de consumidor, tudo vai depender do seu modelo de negócio. Para fazer esse levantamento pesquise nos cadastros dos seus atuais clientes, segmentando seus esforços.

Algumas ferramentas podem ser úteis, como o ERP, um Gerenciador de Recursos Empresariais, sigla para Enterprise Resource Planning

Com uma boa aplicação e com direcionamento das metas, essa ferramenta auxilia no acompanhamento da jornada de compra do consumidor, detalhando todos os dados.

Tenha uma equipe qualificada

É comum que as empresas estejam em um processo constante de competição umas com as outras, comercializando os mesmos produtos, o que faz com que o diferencial vá além do produto.

É preciso investir em treinamento e qualificação de toda a equipe para fornecer o melhor serviço.

Quando sua empresa conta com uma equipe de colaboradores apaixonados pelo que fazem, eles conseguem levar esse diferencial para além do seu dia a dia no trabalho.

Implemente em sua empresa uma cultura de resultados que gera bonificações quando a empresa supera suas metas, atuando como um bom incentivo à toda equipe.

Facilidade de compra

Uma empresa de conserto de balança precisa se preocupar com a eficiência com que os clientes realizam suas compras.

Para isso é importante ampliar a rede de distribuição ou procurar formas alternativas de fazer seu produto chegar até os clientes, com vendas online, por exemplo.

Garantir mais benefícios ao cliente, como uma entrega ágil e um suporte ao pós-venda também são pontos importantes que destacam uma empresa.

Utilize dados para previsão de demanda

No processo de se diferenciar da concorrência, é essencialmente importante conhecer seu mercado, bem como a frequência de consumo para ter uma previsão sobre a demanda de seus itens.

Se não houver um controle logístico eficiente é bem possível que falte mercadorias em estoque, o que atrapalhará as vendas. Isso significa atrasos para entregar o produto ao cliente, que por sua vez ficará insatisfeito com a empresa.

Invista em inovação

Para alcançar um diferencial competitivo, inovação é a palavra de ordem para uma empresa que busca destaque.

A inovação pode ou não estar ligada a tecnologia, mas essa não é uma relação obrigatória, sendo possível inovar na forma de entregar os produtos, na comunicação com os clientes ou no ambiente de negócios.

Implemente uma cultura de inovação constante dentro de sua empresa, possibilitando que novas ideias sejam aceitas e implementadas na companhia.

Considerações finais

A busca para criar seu diferencial competitivo deve ser uma proposta constante de todo negócio, pois é preciso se destacar em meio à concorrência.

Para evitar erros nessa jornada, não tente impor sua marca, fornecendo sempre boas informações que mostrem ao consumidor o potencial que sua empresa tem para solucionar suas necessidades.

Cuidado com as baixas nos preços para tentar criar seu diferencial, pois muitas vezes esse é um fator que não se sustenta ao longo do tempo. Apesar de ser uma estratégia útil a curto prazo, os clientes que compram pelo menor preço não se fidelizam à marca.

Como pontuamos neste artigo, um diferencial competitivo precisa ser algo único, que não pode ser imitado e mantém sua sustentabilidade ao longo do tempo.

Por fim, mas não menos importante, é preciso pensar na conquista de novos clientes sem que haja um descuido dos antigos.

Aliás, é muito mais vantajoso manter e fidelizar os clientes que você já tem, do que investir na busca de novos clientes, o que sai muito mais caro para a empresa.

Crie atrativos para a fidelização, criando atrativos para que as compras se tornem recorrentes e você possa ter uma receita estável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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