Design de UI e design de UX são dois dos termos mais confusos da internet e dos aplicativos de um modo geral. Eles, geralmente, são colocados na mesma balança e em um único termo. Mas, resumidamente, se olharmos de fora, parecem idênticos como etiquetas adesivas com as mesmas cores. 

Muitas vezes, é difícil encontrar descrições separadas dos conceitos. Mas foi pensando nisso que criamos o texto. Portanto, para compreender melhor, abra seu bloco de notas e continue com a gente!

O que é Design de UI?

O Design de UI ou de “interface do usuário”, é o layout gráfico de um aplicativo. Ele consiste nos botões, nos textos, nas imagens, nos controles deslizantes e todo o restante dos itens. Isso inclui layout de tela, transições, animações e cada interação contida ali.

Os responsáveis pelo setor decidem como será o app. E precisam escolher esquemas de cores e formas de botões, além de criarem a aparência da interface do usuário de um aplicativo.

Quer mais? Também se preocupam com a estética. Por isso, cabe a eles garantir que a parte visual seja atraente, estimulante e com temática apropriada para corresponder ao propósito e personalidade do aplicativo. 

Precisam garantir que cada elemento visual se una, tanto esteticamente quanto em propósito. Comparativamente, é tão fundamental para esses softwares quanto uma porca gaiola para a fixação de parafusos.

O que é Design de UX?

UX é a experiência do usuário, ou seja, tem a ver com a forma como eles interagem com um app. Existem aquelas que são suaves e intuitivas e outras desajeitadas e confusas, não é mesmo? 

Por exemplo, se baixar um app que faz locação de gerador de energia, logo saberá se é intuitivo e se a interação dá a sensação de que estão realizando as tarefas com eficiência. 

A experiência do usuário é determinada pelo quão fácil ou difícil é esse ‘casamento’ com os elementos da interface do usuário que os designers criaram.

Portanto, os designers de UX também estão preocupados com esse diálogo entre app e usuário, e é por isso que as pessoas ficam confusas sobre a diferença entre os dois. Mas enquanto os designers de interface do usuário são encarregados de decidir como a interface será, os designers de UX são responsáveis ​​​​por determinar como a mesma funciona. O importante é dizer que um não vive sem o outro. Eles determinam a estrutura e a funcionalidade, além de como está organizado e se relacionam. 

Se funcionar bem e parecer perfeito, o usuário terá uma boa experiência. Mas se a navegação for complicada ou pouco intuitiva, é provável que todo o trabalho vá por água abaixo. Designers e agências de UX trabalham para evitar o segundo cenário.

Com tudo isso dito, fica óbvio que, nos dias de hoje, não há possibilidade de vivermos sem os profissionais do setor. 

E aí, gostou do conteúdo sobre o que é UI e UX? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Como posso te ajudar?