CPA em marketing: saiba mais sobre

Ter o maior controle possível sobre as métricas de sua empresa, como o CPA, ou Custo por Aquisição, é essencial para o bom andamento dos negócios.

Para quem quer entender mais sobre marketing digital ou se está começando uma estratégia e quer usufruir dos seus benefícios, é importante conhecer o significado de alguns termos e siglas.

Quando se trata de marketing digital, existem uma série de terminologias específicas da área que são fundamentais no seu entendimento para uma estratégia completa.

Muito comumente esses termos estão relacionados às métricas, à mensuração de resultados, que é um grande diferencial do marketing digital e merece ainda mais sua atenção.

Visando mais do que entender o significado, trouxemos este artigo para que você saiba como chegar nessas métricas e como elas interferem na sua estratégia. Vamos começar por uma visão geral sobre as principais métricas.

Visão geral

Existem 3 siglas principais que você precisa conhecer: CPM, CPC e CPA, e as três estão relacionadas aos custos das suas campanhas para anúncios no meio digital. De modo independente de sua empresa de capa de chuva estar fazendo anúncios em portais como:

  • Site;
  • Blog;
  • Portal;
  • Rede social;
  • Mecanismo de busca.

É importante conhecer esses números uma vez que eles dizem respeito à precificação do anúncio, ou seja, a forma com que você será cobrado para colocar sua campanha no ar.

O que geralmente ocorre é que você adiciona um valor antes da campanha começar a rodar na plataforma escolhida, e conforme os objetivos vão sendo alcançados, esse valor vai sendo debitado.

O que difere cada uma das três métricas é basicamente qual a relação entre a ação do usuário e a cobrança feita pela empresa responsável pelo anúncio.

Então uma coisa que queremos deixar claro é que o pagamento de anúncios online devem ser baseados nessas 3 siglas para serem mais direcionados.

O que você busca é uma interação, mesmo que apenas visualizando o anúncio, que torna seu investimento mais rentável e com maiores chances de retorno.

Por se tratarem de métricas, esses três tipos de precificação de anúncios comprovam o caráter mensurável de suas campanhas online pagas.

Com métricas, sua assessoria contábil para abertura de empresa sabe exatamente o que acontece com seu anúncio, quais foram os resultados e a taxa de êxito. Vamos conhecer cada uma dessas métricas neste artigo.

CPA

O CPA representa o Custo por Aquisição, sendo o mais caro dos três tipos de precificação, afinal você só pagará pelo anúncio quando alcançar o objetivo final da sua campanha, que pode ser uma venda ou o preenchimento de um formulário em uma landing page.

Ou ainda a visualização de um vídeo, o download de algum material rico ou de um aplicativo, ou qualquer outra finalidade estabelecida por você.

Tratando-se do formato mais complexo, a precificação destes anúncios pode chegar a custar até 50% do valor dessa aquisição, de forma que o formato demanda maior investimento.

É um formato possível para fazer anúncios de sua fabrica de produtos veganos no Google Adwords. Nessa plataforma ocorre a análise de algumas exigências prévias baseadas no seu histórico de campanhas, como o número mínimo de conversões.

Ao optar por esse formato, no caso do Adwords, de forma automática o anunciante passa a automatizar o anúncio, perdendo a chance de controlar algumas de suas opções, exceto a localização do anúncio.

Com o CPA, a cobrança de seu anúncio só é realizada quando a conversão que você estabeleceu previamente for atingida em sua totalidade.

Juntando todos esses motivos, podemos concluir que o modelo é mais indicado para empresas que têm margens amplas em seus produtos ou possuem clientes de longa vida útil.

É importante considerar o alto valor da aquisição, comparando com os outros formatos de promoção.

Esse formato só é indicado para empresas como uma consultoria para licenciamento ambiental que possui um budget alto em relação aos custos de venda ou da ação escolhida para a cobrança do CPA.

Tirando como exceção alguns serviços específicos, é mais provável que sua empresa escolha o modelo CPC ou CPM.

CPM

CPM significa Custo por Mil Impressões. Para que seu anúncio tenha mil impressões, ou seja, seja visualizado por mil pessoas, os sites anunciantes precisam ter um tráfego considerável.

Esse formato de precificação então é aplicado a grandes blogs ou portais de notícias e sites com grande tráfego. Certamente você já acessou alguns desses canais e pôde observar as barras laterais e o topo do site com anúncios.

Comumente esses são os espaços disponibilizados pelos sites anunciantes para que você coloque o seu banner publicitário de um fabricante de casinhas plásticas para cachorro, que pode ser estático, dinâmico ou até mesmo com som.

Como você deve imaginar, quanto mais recursos envolvidos, quanto maior e mais visível for o espaço do anúncio, maior será o CPM dessa campanha.

É fundamental que, ao optar por esse formato de anúncios, haja uma relação entre o seu orçamento e o tempo que seu anúncio levará para gerar mil visualizações no canal escolhido.

Quanto mais rápido esse número de visualizações for alcançado, mais recursos serão necessários para manter sua campanha no ar por mais tempo.

Especificamos neste ponto que a precificação é feita por visualizações, então não depende do usuário clicar em sua campanha para que você seja cobrado por ela.

Essa é uma estratégia indicada principalmente para empresas de médio e grande porte, que já possuam uma estrutura de marketing bem definida e uma estratégia clara.

É possível optar por esse formato de anúncios para promoções específicas ou para campanhas de fortalecimento da sua marca.

Dê total atenção na hora de criar o anúncio para criar algo atrativo o suficiente para que o visitante da página se sinta motivado para ler e para interagir com o anúncio, se o seu objetivo for gerar conversões.

Uma dica importante é que você deve ter o objetivo de encantar, pensando sempre como o anúncio pode interferir na experiência do usuário.

Um aplicativo para bloquear pop-ups em sites, o Adblock Plus, alcançou a marca de 500 milhões de downloads, mostrando o quanto os usuários não gostam de ser interrompidos pelos anúncios das marcas.

Um fornecedor de biscoito de polvilho trabalha habilmente no desenvolvimento de seus anúncios, visando gerar mais conversão.

CPC

Por fim, o CPC significa Custo por Clique, de forma que você só faz o pagamento quando o anúncio recebe um clique do usuário.

Esse é o modelo mais utilizado do Google Adwords em mecanismos com a compra de palavras-chave nesse buscador. Também tem se tornado um formato muito popular em outros sites, blogs e portais.

O CPC permite que você saiba exatamente o resultado dos seus anúncios, sabendo o número exato de pessoas que clicaram em sua campanha e o impacto que ele tem causado nos usuários.

Basta fazer uma observação do total de usuários que acessam aquele canal e quantos destes clicaram em sua campanha.

Se você quiser fazer um anúncio de um atacadista de frutos do mar cobrado por meio de CPC, você pode estabelecer uma meta de cliques desejados e então calcular o custo da campanha previamente com um CPC médio.

Esse é um cálculo oferecido por várias das plataformas que oferecem esse modelo de anúncio, como o Adwords.

Com base nesses fatores, o ROI (Retorno sobre Investimento) das campanhas de CPC são maiores, pois você tem a garantia que só pagará pelos usuários que interagiram com o seu anúncio.

Tudo vai depender muito do quanto a página de destino do seu anúncio é atrativa para realmente gerar conversão, no caso de anúncios de promoções e vendas.

O CPC é indicado para quem deseja obter maior tráfego em seu blog ou site de uma empresa de treinamento de segurança do trabalho.

Também é indicado para quem quer atingir um número de vendas específico em determinado espaço de tempo, mas não se esqueça que o anúncio é apenas parte da sua estratégia. Para realmente gerar conversões, você deve cumprir com o que foi prometido por ele.

Considerações finais

Como você pôde observar, os anúncios online possuem diversas formas de precificação. A escolha por qual destes formatos você vai usar vai depender do seu objetivo e do valor disponível para investir na campanha.

Independentemente da sua escolha, recomendamos realizar testes antes de criar uma grande campanha de anúncios pagos, tentando entender qual formato se encaixa mais com as suas expectativas e necessidades.

Neste artigo você conferiu o que é a CPA no marketing, comparando com duas outras métricas bastante usadas, que são CPM e CPC.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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