Ferramentas de marketing têm o potencial de fortalecer a marca e atrair novos clientes para escritórios de advocacia
O marketing é uma ferramenta poderosa e essencial para diversos setores. Quando bem estruturado, as estratégias permitem a construção e o fortalecimento de uma marca, além de diversos outros benefícios para o negócio, incluindo setores jurídicos.
Embora a área de direito seja vista como conservadora, investir em marketing digital para o escritório é essencial tanto para atrair novos clientes quanto para fornecer informações sobre as diretrizes do escritório. Através de estratégias direcionadas para o setor, é possível ainda que o escritório jurídico ganhe notoriedade, tornando-se um exemplo de autoridade para determinados ramos do direito.
Tipos de marketing para o setor jurídico
Existem diferentes estratégias de marketing que podem ser aplicadas de forma conjunta para a área jurídica. Tanto para advogados quanto para escritórios, é essencial definir o público-alvo desejado e elaborar um plano estruturado para atingir os objetivos estabelecidos.
O marketing digital, por exemplo, tem como objetivo aumentar a presença online. Seja utilizando ferramentas como e-mails informativos, postagens em redes sociais ou ferramentas em sites de busca, esse tipo de marketing atinge diversos setores da sociedade.
O inbound marketing, por sua vez, foca em ações capazes de atrair e converter novos clientes para o escritório. Com estratégias voltadas para o tipo de persona, é possível desenvolver melhores táticas e criar conteúdo baseado nessas informações.
Já o endomarketing, quando direcionado para escritórios jurídicos, tem como principal objetivo o fortalecimento da marca. Um dos focos é tornar o ambiente de trabalho atrativo para os colaboradores, retendo advogados e tornando-os mais motivados e comprometidos com o local de trabalho.
Benefícios do marketing para a área do direito
O marketing direcionado para escritórios jurídicos oferece diversos benefícios, que podem ser adaptados ao interesse e à área de atuação do estabelecimento. Seja na conquista e fidelização de clientes, no posicionamento de marca ou em tornar-se referência em sua área de atuação, os escritórios podem usar estratégias para alcançar novos objetivos e metas previamente estabelecidos.
Utilizar ferramentas de marketing para melhorar a comunicação do escritório é um dos pontos fundamentais para o setor. Aumentar a rede de contatos permite criar parcerias com outros profissionais, que podem auxiliar em diversas questões futuras.
Além disso, ao estabelecer uma presença online, é possível tornar-se mais competitivo no mercado. Quanto mais a marca do estabelecimento é trabalhada, maior será a confiança do público em contratar os serviços oferecidos.
Limites sobre divulgação dos serviços
É importante ressaltar que, embora um escritório jurídico seja uma empresa, existem algumas regras estipuladas pelo Código de Ética da OAB, que direcionam os advogados e demais profissionais do setor na divulgação de seus trabalhos. No marketing digital, por exemplo, uma opção é utilizar direcionamentos para sites, com informações sobre os serviços, ou mesmo fazer divulgações através de um perfil profissional nas redes sociais.
Antes de iniciar o plano de marketing, é fundamental buscar ajuda de especialistas no setor de publicidade e propaganda que atuem conjuntamente com profissionais formados em uma faculdade de direito. Dessa forma, é possível estabelecer estratégias que, além de eficazes, estejam dentro das leis vigentes e dos termos de cada plataforma.
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