Como reinventar as ideias do marketing?

É imprescindível que todo empresário ou gerente de um negócio saiba a importância de levar inovações para sua empresa e, nos dias de hoje, reinventar as ideias do marketing é a maneira mais eficiente de fazer isso.

Um número pequeno de coisas pode ser tão abrangente quanto abordagens deste tipo e, graças ao fato de o marketing ser um fator essencial para a longevidade de um negócio, consegue envolver variadas áreas.

Pode ir desde o fortalecimento da marca de uma empresa, até o aumento das vendas de um negócio de lápides para túmulos em granito, por exemplo.

Porém, para fazer isso, é preciso não apenas saber o que é o marketing, mas ter boas ideias de como reinventá-lo e fazer as mudanças necessárias, sem perder a essência do que já está funcionando e deve permanecer igual.

E, a fim de aprofundar mais sobre como fazer essa atualização, o artigo esclarecerá o que é e qual a importância de reinventar as ideias do marketing, trará dicas para fazê-lo da melhor forma e muito mais.

Entenda a finalidade de renovar ideias

No Brasil, uma significativa quantidade de empresas que são abertas acabam falindo nos primeiros cinco anos e, segundo pesquisas, tais constatações preocupantes crescem a cada dia mais.

Em torno de 80% dessas corporações fecham em menos de um ano, o que significa que a cada dez empresas que surgem, somente duas continuam a funcionar depois desse período.

Dentre as que sobrevivem, apenas metade irão continuar funcionando depois de cinco anos, por isso esses dados, além de preocupantes, são um incentivo para estar constantemente se renovando através do marketing.

O marketing está sempre lidando com estratégias que podem oscilar entre a publicidade e o branding. Isso quer dizer que ele é essencial para uma empresa que quer evitar focar só na teoria ou só na prática.

Uma marca que vende ou fabrica válvula esfera com atuador pneumático, pode iniciar um planejamento detalhado do que deseja mudar e como realizar isso.

O que a gestão dessa organização pode e deve levar em conta são as seguintes etapas:

  • Estudo da situação;
  • Levantar os dados de mercado;
  • Análise da concorrência;
  • Definição do público-alvo;
  • Estudo dos objetivos do marketing;
  • Criação do plano de ação;
  • Definição do orçamento;
  • Alinhamento das equipes;
  • Monitoria e análise de resultados.

Essas etapas normalmente ajudam o dono de uma empresa que produz mangueira de combate a incêndio tipo 2 a tomar a frente da companhia, ao invés de ficar sujeito às oscilações que o mercado tem e aos desafios que a concorrência proporciona ao negócio.

Vantagens de reinventar as ideias de marketing

Todos sabem que o mundo está em constante evolução e caminha sempre para a melhoria e a aprimoração de recursos que já são positivos atualmente.

Assim como grande parte do que é conhecido pelo ser humano já passou por ao menos uma mudança com o intuito de melhorar e evoluir, o marketing não é diferente, pois se adaptou conforme a maneira de consumir foi mudando ao longo dos tempos.

As exigências dos clientes vão aumentando cada vez mais durante as suas jornadas de compra de um serviço ou produto porque eles estão constantemente em busca de inovação e variedade dos itens que são colocados à sua disposição.

O que significa que as empresas precisam estar sempre inovando e cair na mesmice é o que pode fazer com que um negócio acabe caindo no esquecimento.

O que se deve entender é que a evolução, em todos os sentidos, seja para as empresas que demonstram querer aumentar sua presença no mercado ou para os clientes que buscam CNH carro, por exemplo, é importante e necessária.

Entretanto, é de extrema relevância trabalhar os desafios que renovar o marketing de uma empresa pode trazer. Até porque novas opções de comunicação surgem a todo momento, e a tendência é que surjam ainda mais.

Para acompanhar essas inovações, e aplicá-las ao seu negócio, é necessário se planejar e analisar qual é a mais indicada, qual mais se conecta com o seu público e o qual gera mais valor à marca.

Importância das redes sociais no processo

É evidente para os usuários, e até para quem não é adepto, a importância que as redes sociais têm nos dias de hoje para as estratégias de marketing de qualquer negócio.

Elas são consideradas uma das melhores maneiras de criar marketing digital para empresas, pois proporcionam a divulgação de novidades que as pessoas buscam ao navegar nessas mídias.

É normal que grandes organizações invistam em profissionais especializados em social media para garantir uma boa manutenção das redes sociais da empresa.

Esses profissionais podem apresentar diversos assuntos sobre o segmento da marca através de temas que estão em alta no momento, usando conteúdos divertidos ou informativos e o que mais for original o bastante para chamar a atenção do público.

E para um negócio que está em busca de renovar o marketing da sua marca, as redes sociais são ótimas porque, por meio delas, é possível analisar como o público está reagindo a essas mudanças.

Se alguns pontos negativos forem identificados, é prático e rápido retirá-los da estratégia ou modificá-los para que eles sejam melhores.

Dicas para reinventá-las da melhor forma

Quando se faz uma pesquisa mais profunda sobre reinventar o marketing reaproveitando ideias de outras marcas, é possível verificar que o método não se trata de copiar essas estratégias.

Trata-se de ter uma base de inspiração para criar novas táticas em cima delas e promover mudanças reais em um negócio de serviços de perfuração de poço de monitoramento.

Para explicar um pouco mais sobre isso, o artigo conta com algumas dicas que te ajudarão a dar uma repaginada nas antigas ideias de marketing para que elas sejam eficazes no momento atual.

1. Busque sempre investir em benchmarking

É impossível falar sobre reinvenção de estratégias de marketing para uma marca sem mencionar o alto grau de importância que o estudo das condições da empresa tem.

Por exemplo, fazer um levantamento de dados do mercado, a análise deles e também checar os números da concorrência.

Para garantir que isso saia realmente do papel, é necessário aliar um bom benchmarking com a empresa inteira. Desde os sócios, até os líderes que podem ajudar nisso.

Muitas companhias, como as fabricantes de bateria moura de 75 amperes, pagavam para pessoas fazerem esses tipos de pesquisas usando dados do IBGE, até alguns anos atrás.

Mas, nos dias de hoje, as empresas de qualquer segmento conseguem esses dados na Internet, apenas pesquisando em sites e até mesmo nas redes sociais de marcas que estão no mercado há mais tempo.

2. Faça a definição da persona do seu público-alvo

Depois de conhecer e analisar bem as informações sobre a sua área, e as possibilidades que ela traz, é hora de colocar a mão na massa e tirar tudo do papel.

Uma ótima dica é, antes de tudo, definir a persona do seu público. Se antes uma empresa de máquina de retificar válvula buscava dados como profissão, idade e preferência do cliente, hoje ela pode ter muito mais informações.

Por isso, é fundamental entender e conhecer o cliente, perguntando sobre seus sonhos e objetivos para conseguir reinventar o marketing de um negócio efetivamente.

Além de descobrir como ele gosta de negociar, também é importante saber por quais tipos de assuntos ele se interessa, como ele consome notícias, entre várias outras coisas.

3. Não se esqueça de medir e monitorar

Por último, depois de criar e colocar em prática todo o cronograma dos planos de ação, é indispensável medir e monitorar os resultados que começam a surgir.

A definição do orçamento depende disso, pois ela pode alterar o alinhamento entre a equipe e os líderes, assim como uma loja de borracha acabamento perfil U reinventa estratégias que não deram o resultado esperado antes.

Mas, para essas estratégias darem certo, o remarketing precisa ter análises assertivas, contar com dados confiáveis e monitoramento em busca da otimização de gastos.

Considerações finais

Nos dias de hoje, com praticamente tudo em constante evolução graças à tecnologia, é impossível que uma empresa não precise se atentar às novas técnicas de marketing que são criadas frequentemente.

Essas novas técnicas podem mostrar como identificar os pontos que precisam ser mudados no marketing da empresa e, em outros casos, ajudam a fazer uma reinvenção de ideias.

Com as informações certas e as ideias de como revolucionar o marketing do seu negócio, este artigo mostrou que é possível melhorar a qualidade da divulgação da sua marca.

Fazendo, assim, com que ela tenha mais visibilidade através de plataformas como as redes sociais e que seja mais reconhecida no ramo em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *