Ao rankear bem o site nas plataformas de busca, maiores se tornam as chances do seu negócio conquistar uma boa visibilidade nas redes. Seja por meio de sua loja virtual ou do seu site institucional, criado para destacar a imagem da sua companhia nas redes.

Um objetivo claro para praticamente qualquer indivíduo empreendedor no cenário atual, diante da importância com que as ferramentas digitais passaram a ocupar dentro do mercado. Modificando a percepção do público sobre uma série de atividades.

Até porque essa modificação do meio comercial, com a chegada da internet, se dá muito pela própria abordagem que o público passou a ter em cima dessas ferramentas digitais. Com as redes sociais tornando-se parte essencial da sua rotina diária.

Tornando-se uma ferramenta de comunicação entre colegas e amigos, um artifício de trabalho ao permitir um contato com os seus clientes, além de se estabelecer cada vez mais como um ambiente comercial, sendo possível encontrar um advogado de condominio.

Entre outros produtos e serviços que podem ser alcançados a partir do uso dessas ferramentas digitais. Mesmo com a expansão desses perfis comerciais dentro de uma rede social, ainda é de grande importância lidar com um endereço virtual próprio.

Uma plataforma de total controle por parte do administrador, na qual é possível estabelecer um cenário de compras ou então simplesmente criar um endereço que sirva para destacar a sua companhia na internet, tornando-se seu principal canal de comunicação com o público.

A permitir com que uma fábrica de lonas consiga usar desse canal individual para se aprofundar melhor sobre a história da companhia, o espaço importante que a empresa ocupa no mercado atual, informado seus parceiros comerciais, entre outras funções.

Entre elas a possibilidade de comercializar seus produtos diretamente pela internet. Dando aos usuários a chance de fazer uma encomenda específica por meio de tal site, no qual a compra é feita de forma automatizada, sendo preciso apenas repassar os dados do cliente.

Mas não basta você ter ao seu acesso o melhor site possível, contando com o melhor design e desenvolvimento se o mesmo não é encontrado pelo público ao qual você almeja impactar dentro da internet.

Mas existe uma forma de resolver esse problema, que é tendo uma atenção maior às práticas de SEO e de como essas ações podem resultar em uma melhor performance do seu endereço virtual diante das plataformas digitais de busca.

Como funciona o SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) trata-se de um conjunto de atividades que permitem com que o seu site ocupe melhores posições junto aos programas de buscas. Eles que trabalham com um sistema de rankeamento, entre todos os endereços ali presentes.

Uma relação na qual esses sites de busca, por meio de programas conhecidos como web crawlers, vasculham o universo de dados que é a internet, levando o usuário até um endereço específico, com base nos termos de pesquisa associados a atributos do site.

Permitindo que um usuário pesquise em seu navegador por “assistência técnica para refrigerador” e seja direcionada ao perfil de empresas e profissionais que realizam esse tipo de trabalho, tendo acesso aos seus sites e dados de contato ali disponíveis.

A questão é que diante dos benefícios de ter uma boa posição na internet, diversas empresas passaram a procurar por um certo destaque junto das plataformas de busca, criando uma grande competição pela atenção do usuário e dos programas de busca.

De forma a garantir com que o seu site tenha um bom posicionamento nas SERPs (Search Engine Results Page), as páginas de resultados dos mecanismos de busca, ou seja, a página que surge com resultados, logo após você digitar algo no Google.

E para conquistar uma boa posição junto ao SEO, algumas características específicas do seu site são levadas em conta, como o uso de palavras-chave, a qualidade e tamanho do conteúdo, entre outros pontos que podem tornar o seu site mais atrativo.

Não apenas para os usuários, como também para os programas responsáveis por fazer esse trabalho de busca na internet. Levando os resultados esperados para quem está à procura pelos serviços de uma empresa de serviços gerais de qualidade.

Uma atividade não só prática, mas também de grande otimização, sendo possível encontrar tal companhia, assim como verificar a reputação da mesma, juntos aos comentários, recomendações ou reclamações que podem ser encontrados na internet.

Tudo é achado por meio dos buscadores. Eles que trabalham com características próprias, mas que de forma geral, todos administram suas respostas com base nas configurações de SEO, existindo uma variedade de serviços de busca, como:

  • Google;
  • Bing (Microsoft);
  • Yahoo;
  • Baidu (serviço de busca popular na China).

E para garantir que uma empresa de desinfetante consiga se destacar nessas buscas, junto de uma loja de doces ou uma fábrica de materiais de construção, é importante seguir uma série de atividades que possam melhorar o seu rankeamento nessas páginas.

Como melhorar sua posição nos rankings de pesquisa

Para garantir que o seu site conquiste uma posição de destaque junto aos programas de busca, príncipe em relação aos competidores diretos e indiretos que também podem estar disponíveis nessas plataformas, algumas ações devem ser tomadas.

Práticas que ajudem no posicionamento do seu site dentro desse ranking da pesquisa. O que pode ser conquistado por meio das seguintes estratégias:

Otimização das palavras-chave

As palavras-chave são termos que que se destacam dentro dos seus conteúdos, servindo como um sinalizador das suas produções na internet até os serviços de busca, com o uso de termos que de fato são pesquisados pelos usuários, criando assim essa ponte.

E para que o seu site tenha uma melhor performance nas redes, é essencial trabalhar com palavras-chave que estejam associadas ao seu negócio, assim como estejam em alta dentro do comportamento de busca dos usuários.

Para isso ,é indicado trabalhar junto de programas como o Google Trends, que indica os termos que estão em alta no momento entre os usuários, assim como o Google Ads, serviço de anúncios do Google que também destaca os termos mais pesquisados.

Títulos aprimorados

A função de uma chamada é maior do que servir de introdução a um texto, mas também chamar a atenção dos leitores. E nesse caso os serviços de busca.

Programas que podem identificar um bom título a partir de características como o número de palavras, seu modelo direto e atrativo, entre outras questões. Pontos que ajudam o site de uma assessoria fiscal a destacar melhor os seus conteúdos na internet.

Qualidade dos textos

Logo após o título, é importante ter atenção ao conteúdo em si. Por meio de questões como a quantidade de palavras, o estilo de comunicação utilizado e a distribuição adequada de palavras-chave entre os parágrafos dos textos disponibilizados por em um site.

Link building

O sistema de link building ajuda também com que um site conquiste uma melhor performance junto aos serviços de buscas, ao criar uma relação de destaque junto a outros sites de alto reconhecimento dentro da internet.

Trata-se de um programa no qual as páginas do seu site são otimizadas, ao serem referenciadas dentro de outros conteúdos ali presentes. Assim como em plataformas parceiras, contanto que haja um certo reconhecimento por tais sites.

Conteúdo evergreen

Além da construção de um bom conteúdo, é importante observar o tempo de validade desses textos ou vídeos. Pois um jornal de hoje não possui a mesma relevância daqui uma semana, sendo o tipo de situação a ser levada em conta na sua produção de conteúdos.

Destacando-se o chamado modelo evergreen, com o desenvolvimento de textos que possuam um grande tempo de validade. Como uma empresa de serviços aduaneiros, disponibilizando materiais sobre como funcionam os seus serviços, por exemplo.

Atenção ao tempo de postagem

Para conquistar uma boa posição nos serviços de busca é importante apresentar um ritmo frequente de postagens no seu site ou redes sociais. Sendo necessário ter atenção a periodicidade adequada.

Pois poucas postagens podem impedir sua visibilização na rede, assim como publicações em excesso podem impedir o usuário de ter acesso a tudo que você publica, com o mesmo valendo para os serviços de busca.

Faça constantes auditorias em seu site

Da mesma forma com que essas dicas podem ajudar o seu endereço virtual a alcançar uma melhor posição nos serviços de busca, existem alguns pontos que podem atrapalhar nessa visibilidade, como a presença de link quebrados, páginas com vírus, entre outros pontos.

Para impedir que isso atrapalhe o rankeamento do seu site, é importante realizar de forma frequente uma auditoria em seu site, para garantir com que assim como a aplicação de um sistema comercial ao seus negócios, seja possível atingir os melhores resultados.

Tudo para otimizar a performance do seu site na internet. Sendo encontrado pelos serviços de busca, e posteriormente pela sua audiência almejada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como posso te ajudar?