No mundo dos negócios existem diversas estratégias e maneiras de atrair mais clientes, bem como de aumentar a taxa de fidelização dentro da sua empresa. Assim, uma das mais conhecidas e utilizadas nos dias de hoje é o e-mail marketing.

Sendo o principal foco o e-mail, essa estratégia utiliza tal ferramenta como modo de atrair clientes e torná-los mais próximos da empresa, além de mantê-los atualizados sobre novidades e investindo em outras formas de chamar a atenção dos leads.

Pensando nisso, o texto de hoje abordará algumas alternativas para otimizar a sua estratégia que envolve esse tipo de marketing, mostrando o impacto no mercado e na sua organização, benefícios, vantagens e algumas dicas de como aplicá-lo de forma correta.

Desde uma consultoria em redução de custos até uma empresa logística, todas as organizações precisam encontrar maneiras de se promover e fazer com que seu trabalho seja reconhecido através do mundo. 

Embora a internet tenha sido vital para o crescimento do e-commerce no mundo e aumentando muito a área de influência de diversas empresas ao redor do mundo, ainda sim é preciso investir em marketing e em maneiras de atrair e fidelizar o público.

Assim como os tempos mudaram, as pessoas também e, mesmo para um escritório contábil na Zona Leste, as prioridades são diferentes. Apesar de ter um maior alcance, existem muitas empresas nos dias de hoje ou pessoas focadas no e-commerce.

Por um lado isso é ótimo, pois abre concorrência e o consumidor acaba sendo afetado de maneira positiva, afinal, com menos concorrência, maior as opções de compra no mercado e menos monopólio acontece.

Porém, da mesma forma, também se torna muito mais difícil ganhar destaque, e as organizações que não se prepararem podem ser muito prejudicadas, sejam elas grandes fábricas de matéria-prima ou uma empresa de assessoria contábil.

Sendo assim, o marketing é um dos fatores que ajuda e muito a mudar o patamar da empresa e fazer com que ela se destaque dentro do seu segmento de mercado, sendo muito importante para toda e qualquer marca que leva o seu trabalho a sério.

Desse modo, os tópicos a seguir falarão um pouquinho mais sobre as vantagens e benefícios do e-mail marketing, como ele pode impactar no seu negócio e as diferentes maneiras de aplicá-lo até mesmo em um serviço de gestão de entregas.

O e-mail marketing e sua importância

O conceito de e-mail marketing foi explicado logo no início desse texto: utilizar o e-mail como principal ferramenta de marketing, atraindo mais leads e aumentando a possibilidade de convertê-los em clientes, mantendo-os atualizados e servindo como orientador e facilitador da empresa.

O grande problema atual em utilizar esse tipo de ferramenta é que, pelo seu alto e indevido uso há alguns anos, as pessoas começaram a se incomodar, afinal, desde empresas de cosméticos até as que procuram promover seu programa para controle financeiro empresarial usaram da tática em excesso.

Por isso, atualmente, ela é utilizada junto de outras estratégias de marketing. Porém, isso não quer dizer que seja ineficaz ou não pode ser aproveitado, muito pelo contrário, ele pode ser vital tanto para encontrar público quanto para colher informações sobre ele.

Sendo assim, pense em quando entra em sites e se interessa por algum produto ou pelo conteúdo Pode acontecer dele pedir seu e-mail para futuras aquisições, ou depois que você comprar algo lá, começar a receber e-mails sobre promoções e novidades do negócio.

Esse é o conceito do e-mail marketing atual, podendo ser aproveitado até por assessoria ambiental valor, fazendo com que aumente o engajamento e mais pessoas conheçam o desenvolvimento de seu trabalho e a importância dele.

Pensando nesse tipo de marketing, alguns benefícios e vantagens podem ser usufruídos, como:

  • Formato flexível de marketing;
  • Aumenta o alcance do seu negócio;
  • Ótimo retorno financeiro;
  • Canal de comunicação próprio com o cliente;
  • Dados e retornos palpáveis.

Claro que muito varia de como a empresa utiliza o e-mail, o ramo de trabalho e até mesmo as diversas maneiras que produz seus produtos e presta seus serviços, mas em um contexto geral, até uma consultoria tributária contábil consegue aproveitar dessa tática.

Aplicando o e-mail marketing: veja como

Agora que ficou mais claro como funciona essa estratégia e como ela pode ser bem aproveitada pelas diferentes frentes de marketing do seu negócio, chegou o momento de analisar algumas dicas que podem ser essenciais para que ela seja efetiva.

Com isso, os tópicos abaixo reúnem diversas informações que podem ser muito necessárias para que seu negócio de serviços de desenvolvimento de software, por exemplo, comece com o pé direito e ganhe o espaço que precisa para crescer.

01 – Invista em Newsletters

Os formatos mais conhecidos do e-mail marketing, as Newsletters são espécies de boletins de notícias que a sua empresa envia a cada certo período para todos aqueles que disponibilizaram o e-mail, seja por vontade própria ou após uma compra.

Algumas empresas preferem utilizar uma imagem totalmente editada para transmitir as novidades para os clientes, outras preferem usar o corpo do e-mail, enquanto terceiras preferem direcionar o lead ou cliente por um link para o site ou blog.

Independentemente da sua escolha, é uma ótima oportunidade para situar o usuário sobre o que está acontecendo com a organização, fazendo-o se sentir parte dela, afinal, ele é mesmo, pois sem ele a empresa não chegaria a lugar algum.

Apenas pense na periodicidade: diária, semanal, quinzenal ou mensal. É interessante sempre ter algo para contar, além de que caso enviado muitas atualizações, o cliente comece a ignorar. Portanto, tenha isso em mente.

02 – Automatize o serviço

A internet e a tecnologia estão aí para facilitar a vida das pessoas e, através delas, é possível encontrar programas e ferramentas que possam ajudar a automatizar e otimizar todo o processo de envio de e-mails para a sua marca.

Para empresas pequenas, pode inicialmente não ser um problema um colaborador tirar um tempo apenas para enviar e-mails, gerenciar a lista de contatos, verificar o que funciona ou não, mas além de ser uma tarefa árdua, hora ou outra o colaborador não conseguirá dar conta.

Dessa forma, é aconselhável buscar por softwares que podem ser o diferencial para o processo ser automatizado, enviando sempre uma quantidade X de e-mails para as pessoas que escolher e no horário que quiser, além de ajudar a gerenciar a lista de contatos e ser muito mais assertivo que uma pessoa.

03 – Não seja invasivo

Uma das piores práticas possíveis que uma empresa pode fazer com o e-mail é abusar da intimidade com o cliente e enviar diversos e-mails que acabam colocando o relacionamento entre ela e o usuário em cheque.

O e-mail de uma pessoa é algo muito pessoal. Ela entrega apenas para as pessoas que confia que não acabarão por irritá-la ou abusarão de sua boa vontade, afinal, uma coisa é receber alguns e-mails ao longo do mês, outra é receber de 3 a 5 e-mails diários de uma mesma empresa.

Uma alternativa que também deve ser pensada é sempre oferecer a oportunidade e deixar à disposição a alternativa de deixar de receber e-mails. 

Fazer com que o cliente tenha que ligar para a empresa e ocupar um atendente apenas por isso, além de não ser viável, torna o processo muito chato e inconveniente.

04 – Personalize seus envios

Mesmo que seja pouco, sempre é bem-vindo personalizar os envios de e-mails para que as pessoas que o recebem não se sintam como apenas um número, onde a empresa envia mensagens por uma lista de contatos e você é apenas mais um.

Colocar o nome da pessoa ou, quando for um assunto de interesse dela, que é possível descobrir através do cadastro, enviar um e-mail dizendo que pensou nela e acredita que essa pode ser uma boa promoção, são exemplos interessantes de como atrair a atenção de seus leads e fazer com que se interessem pelo e-mail.

Quanto ao layout, pense em algo simples e impactante. Evite muitas cores ou muitos elementos que tirem a atenção do que realmente é importante: o conteúdo que está dentro do corpo do e-mail. 

Lembre-se: muitas empresas querem tanto impressionar que abusam disso e acabam por perder o cliente naquele dia.

Considerações finais

O marketing de e-mail certamente é uma excelente forma de captar a atenção de mais clientes e mostrar para eles o quanto a sua marca se preocupa em oferecer do bom e do melhor para eles, através de uma relação única entre organização e cliente.

Alinhe ela junto de outras estratégias de marketing que, com toda certeza, sua empresa já terá um incrível diferencial dentro de suas estratégias e práticas de negócio.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como forma de orientação e estude a melhor forma de adaptar a sua empresa a essa estratégia muito eficaz de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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