Ao compreender necessidades e expectativas do público-alvo, é possível se destacar no mercado de maneira muito mais efetiva que a concorrência
Seguindo uma estratégia de segmentação do público, o marketing de nicho foca em oferecer produtos e serviços para uma parte específica de consumidores. Ao focar em uma parcela muito menor do público, mas com interesses mais definidos e maior potencial de fidelização, este pode ser um meio rentável de conseguir fidelizar clientes.
Dentro do setor fitness, este modelo tem sido cada vez mais eficaz, o que acabou contribuindo para o crescimento de marcas, que, ao mirar em uma parcela menor do público, conseguem entender as necessidades reais dos clientes com muito mais assertividade.
Como funciona o marketing de nicho?
O marketing de nicho tem como foco entender profundamente hábitos, preferências e problemas de um grupo específico – diferentemente do marketing tradicional, que tem objetivos de alcance muito mais abrangentes.
Com isso em mente, as marcas podem criar campanhas mais direcionadas e produtos sob medida, causando uma identificação imediata e realmente efetiva com o consumidor. O grande trunfo desta estratégia é se comunicar de maneira autêntica, com a linguagem que o público-alvo usa, e se posicionando como parte de seu estilo de vida.
Em mercados competitivos, a abordagem pode conseguir um bom destaque, já que, neste caso, é difícil se diferenciar somente pelo preço baixo. Um exemplo é o nicho fitness, em que há amplo espaço para marcas que atendem atletas, praticantes de crossfit, mulheres pós-parto, veganos, idosos ativos e muitos outros perfis.
O impacto do marketing de nicho no mercado fitness
Segundo dados do Impulsiona Sebrae, o mercado fitness possui um crescimento anual de 13,97%, o que também resulta no aumento da demanda por produtos deste tipo. Atualmente, academias, estúdios, influenciadores e marcas de roupa têm usado o marketing de nicho para se destacar da concorrência, incluindo o desenvolvimento de produtos adaptados e a criação de conteúdos direcionados em diferentes plataformas.
Compreendendo o estilo de vida fitness como um todo, as marcas conseguem ter uma narrativa alinhada com as expectativas e a necessidade do público. Nesta estratégia, a fidelização se dá pela identificação, pois, quanto mais próxima a marca está do consumidor, maior será sua lealdade em relação à concorrência.
Como é possível atrair o público fitness
Entre as estratégias mais eficazes para divulgar marcas dentro do mercado fitness, estão a produção de conteúdo educativo, com dicas rápidas de treino e nutrição, além do uso de influenciadores de nicho, e o investimento nas redes sociais. Com isso, as marcas mostram que conhecem as dores e os desejos do seu público, gerando engajamento e conversão.
Além disso, lançar produtos exclusivos também pode gerar uma atração especial. Diversas empresas deste nicho têm apostado na criação de coleções limitadas, com peças direcionadas para diferentes perfis, que vão desde a musculação até o yoga.
As linhas de roupa de treino masculinas são um bom exemplo disso, já que elas vêm ganhando cada vez mais espaço com peças funcionais, tecnológicas e visualmente atrativas, atendendo a homens que buscam desempenho e estilo para os treinos.
Com isso, as marcas conseguem se posicionar em um mercado em constante crescimento, já que a personalização das campanhas e a escolha de canais certos para a divulgação conseguem fazer toda a diferença nos resultados.
Portanto, o marketing de nicho é uma boa estratégia para as marcas que desejam se destacar em mercados competitivos, como o fitness. Ao compreender o público-alvo, oferecendo soluções sob medida, é possível criar conexões reais, aumentar a fidelização e impulsionar as vendas.
Deixe um comentário