Como o marketing de conteúdo pode impulsionar o seu negócio

O marketing, de forma geral, tem grande potencial para contribuir com o sucesso das empresas e assume diferentes formas devido a diversidade de canais explorados, objetivos, entre outras particularidades. Nesse cenário, o marketing de conteúdo tem uma importante posição e tem relação essencialmente com o desenvolvimento de conteúdos de qualidade e valiosos, direcionados adequadamente para o público-alvo.

É preciso considerar que um conteúdo útil para os clientes vai além da marca e dos produtos ou serviços, pois os benefícios de fechar o negócio com a empresa devem ser perceptíveis. Além disso, é interessante para os clientes assuntos com explicações, curiosidades, entre outros temas que tornam a venda uma consequência.

Dessa forma, a marca se torna mais positiva para as pessoas, fazendo com que elas divulguem a mesma. São fatores como esses que aumentam as chances de fechar negócios, pois a empresa será lembrada e facilmente recomendada devido a experiência proporcionada. Dessa maneira, entre os principais benefícios, é possível citar:

  • Engajamento;
  • Educação de mercado;
  • Brand awareness;
  • Mais vendas.

O engajamento ocorre devido ao potencial de compartilhamento de informações, páginas visitadas e interações, sendo um dos pilares para que a marca seja lembrada. Já a educação de mercado está associada com os conteúdos criados, que conforme abordado, contam com informações úteis para os clientes de forma geral.

O conceito de brand awareness corresponde às visitas em sites, curtidas e visualizações em vídeos, sendo um meio de potencializar a quantidade de pessoas que possuem conhecimento da marca de forma positiva, ou seja, é a medida de reconhecimento da marca. As vendas são elevadas de acordo com o sucesso das estratégias, o que exige uma boa condução dos clientes até o fechamento da compra e no pós venda.

O impacto que o conhecimento do público-alvo possui

Definir o público-alvo é de grande importância para a atuação da empresa como um todo, inclusive para o direcionamento adequado das estratégias de marketing de conteúdo. Por exemplo, as transações comerciais entre empresas correspondem ao B2B (Business to Business), enquanto de empresas para pessoas físicas, ou seja, consumidores finais, se referem ao B2C (Business to Customer), sendo assim, os formatos de vendas, conteúdos e interações são distintos.

Nesse cenário, a análise do público-alvo precisa ir além da definição de classe, sexo e faixa etária, é preciso uma base mais ampla e com resultados sólidos a respeito da forma de compra, o que é almejado, entre outros aspectos para que a comunicação seja realizada de uma maneira eficaz.

Um conceito muito importante nesse meio é o de persona, que corresponde justamente a base mais ampla citada, sendo um perfil semi fictício do consumidor ideal, o que contribui com o desenvolvimento de conteúdo. Afinal, as particularidades devem ser consideradas e podem ser decisivas. Por exemplo, o perfil dos clientes de uma empresa de serviço de impressão 3d é diferente de organizações que atuam com sistema de gestão comercial.

Todavia, é interessante citar que é algo diferente de público-alvo, uma vez que é uma representação do cliente ideal, enquanto o público-alvo se refere às análises descritivas de determinados grupos.


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Principais canais do marketing de conteúdo

Para que os clientes construam de fato uma percepção positiva da marca e novos negócios sejam gerados, é preciso que o conteúdo seja relevante, atraia e envolva as pessoas. Por esse motivo, é algo que vai além da escrita e para obter um direcionamento adequado, é de grande importância analisar quais são os melhores canais de distribuição de conteúdo.

Naturalmente, a persona deve estar no canal para garantir o direcionamento adequado. As redes sociais são muito utilizadas em estratégias de marketing de conteúdo, principalmente por contribuírem com oportunidades de vendas, divulgação e maior engajamento com o público-alvo.

Já o blog é vantajoso principalmente pelos diversos conteúdos aceitos, por exemplo, empresas de instalações elétricas podem ter um site e investir em conteúdos estratégicos para o blog, como textos sobre cuidados com a eletricidade, vídeos sobre a importância de recorrer a uma empresa de manutenção de ar condicionado ao surgir um problema, entre outros.Na tentativa de fidelizar um cliente, o e-mail marketing é uma ferramenta bem eficaz nesse processo. Ainda mais, apresenta ferramentas para envio, identificação de recebimento, abertura e, até mesmo, cliques nas mensagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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