Como melhorar o desempenho de landing pages?

As landing pages são ferramentas muito importantes para o sucesso de qualquer empresa que utiliza a internet, pois são páginas especiais feitas para encaminhar os consumidores a uma próxima etapa, que os aproxima ainda mais do relacionamento com a empresa.

O mundo tem passado por um importante processo de modernização, muitas vezes chamado de transformação digital. Nele, uma série de ferramentas e avanços tecnológicos tem se tornado cada vez mais populares, ganhando muito espaço no mercado.

Para se adaptar a esse elemento, uma empresa de locação de caçambas, por exemplo, começou a buscar formas de trabalhar nesse novo mercado e entender como ele funciona para conseguir efetivamente ter bons resultados dentro do mundo virtual.

A internet abriu portas para diversas empresas, e muitas delas dependem da ferramenta para conseguir explorar todo o seu potencial. Por isso, sites cada vez mais otimizados estão surgindo no mercado, criando experiências diferenciadas para os clientes.

As landing pages estão inseridas nesse processo, uma vez que são centradas na execução de uma ação que é necessária para a empresa continuar o processo de vendas.

Ela não é uma página qualquer do site, e demanda atenção para sua execução em sua empresa de projeto elétrico, por exemplo.

Também chamada página de captura, as landing pages buscam oferecer elementos diferenciados para os clientes, ofertas centrais que estejam inseridas na estratégia de marketing digital que a companhia optou por usar.

O marketing digital utiliza ferramentas digitais para trazer o consumidor cada vez mais para perto da empresa. Atrair o cliente certo é um ponto-chave desse tipo de ação, para usar melhor os sites e blogs que sua empresa possui.

Entretanto, manter a atenção e o interesse do cliente é um processo complicado, e muitas vezes demanda cuidados especiais na criação de conteúdo, além do oferecimento de recompensas pelo tempo que o consumidor está por ali.

É nesse momento que as landing pages brilham, chamando a atenção dos consumidores de sua empresa de blindagem residencial e oferecendo algo que eles desejam, de forma prática e rápida. Isso pode ser:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Conteúdo audiovisual;
  • Descontos ou ofertas.

O objetivo da landing page é justamente atrair o consumidor para mais perto com estas ferramentas, fazendo-o se interessar ainda mais em melhorar o relacionamento com a marca e otimizando essas ações.

Tratam-se de páginas específicas, que muitas vezes ficam de fora do seu mapa de site. Elas são usadas de formas diferentes, colocando algum elemento de destaque que atraia a atenção do cliente para a página.

Ao clicar no redirecionamento, ele é enviado para uma página especial, que tem as informações que ele precisa sobre produção artesanal de macarrão e uma oportunidade de se tornar mais próximo ainda, garantindo uma estrutura muito mais adequada para suas ações.

Otimizando o desempenho de landing pages

Agora que você entende um pouco mais sobre as landing pages, é hora de identificar os melhores meios de utilizar essa ferramenta. Com essas páginas você consegue uma taxa de conversão muito maior e mais eficiente.

É preciso ter em mente, entretanto, que cada empresa é única. Isso significa que duas companhias que estejam utilizando landing pages podem acabar com resultados completamente diferentes, mesmo que estejam em um mesmo segmento.

Isso acontece porque as landing pages devem ser focadas em seu próprio negócio, tornando-se muito mais personalizadas que outras ações de seu site. É preciso que você consiga se comunicar diretamente com seu público para esse tipo de ação.

Adaptar as ferramentas para sua realidade é uma das maneiras mais eficientes de garantir que as landing pages trabalharão diretamente para seu site, otimizando seus resultados e possibilitando novas interações com o público de sua assistencia tecnica pabx intelbras.

Esse tipo de ação ajuda muitas companhias a conseguirem uma taxa maior de conversões, trabalhando com o funil de vendas para aumentar seu faturamento consideravelmente.

Benchmark

O benchmark é um processo muito importante para analisar a forma como você utilizará as ferramentas de uma landing page. Isso porque esse tipo de pesquisa é expansiva e entende não só o que você precisa fazer, mas também os casos de sucesso que já existem.

Identificar o que o mercado está oferecendo para o público, quais ações têm tido mais ou menos sucesso e quais são as necessidades sentidas pela empresa para apresentar como solução são ideais para pautar o processo criativo.

Dessa forma você não precisa começar do zero, sem nenhum tipo de referência para suas ações. Vale lembrar, entretanto, que esse tipo de ferramenta não deve ser uma desculpa para copiar o que já existe no mercado.

As implicações de utilizar uma estratégia que outra companhia já está utilizando podem ser muito negativas. Em primeiro lugar, se o material for considerado plágio, ele pode ter problemas judiciais, que farão muito mal à empresa.

Além disso, por se tratar de uma campanha de marketing, a imagem da empresa está em jogo quando você cria esse tipo de material.

Por conta disso, opte sempre por criar algo inovador e diferenciado, que atraia mais pessoas para sua companhia de fornecedores peças de informatica.

Testes A/B

Esse é um dos meios mais efetivos para conseguir melhores desempenhos com suas landing pages. Por sua estrutura, é possível montar mais de uma página em um mesmo segmento, possibilitando a ação com esta ferramenta.

Em um teste A/B você cria duas páginas semelhantes, mas com algumas alterações, que podem ir desde imagens e cores a parte do conteúdo escrito. Depois você deixa ambas no ar para que o público randomicamente entre em uma delas.

As páginas com melhores resultados notadamente farão mais impacto nesse tipo de ação, sendo as escolhidas para a utilização efetiva. Isso ajuda a empresa a conseguir o máximo de respostas em uma landing page sobre palestras em sipat, por exemplo.

O importante nesses testes é colocá-los em funcionamento para entender melhor cada uma de suas possibilidades, tanto de conversão quanto de interesse do público, gerando assim cada vez mais retorno para a companhia.

Esses testes permitem que você entenda o que realmente funciona para seu público e como você pode otimizar ainda mais suas landing pages para obter um nível maior de conversões durante sua campanha de marketing.

Essas ferramentas podem continuar sendo aplicadas, para você constantemente buscar melhorias dentro de sua estrutura de comunicação digital.

Formulários inteligentes

No cerne da maioria das landing pages, existe um formulário. Ele permite que o consumidor ofereça dados de contato em troca do material que ele estava procurando, e isso acaba possibilitando uma abertura para a comunicação da empresa.

Esses dados são relevantes para qualquer estratégia de marketing digital, uma vez que são elas que possibilitam um entendimento melhor sobre quem é o consumidor e que tipo de material ele procura em uma empresa de cabeamento estruturado.

Para facilitar ainda mais o trabalho dos gestores de marketing de uma empresa, os formulários hoje podem ser inteligentes, captando as informações e gerando automaticamente relatórios, permitindo que eles se encaixem no momento exato do funil de vendas.

Isso é possível através de inteligências artificiais, que avaliam as informações coletadas em apenas alguns segundos e consegue adequar o consumidor em seu ponto de segmentação, permitindo que você entenda onde ele está no processo de compra.

Dessa maneira você saberá o que apresentar em questão de marketing para seu consumidor, além de identificar o momento exato em que sua equipe de vendas pode se aproximar e mostrar conteúdo realmente relevante para ele.

Esse tipo de abordagem deve ser certeiro, uma vez que é possível perder um cliente com uma ação fora de hora de seus vendedores. Por isso, identificar estes elementos é fundamental para melhorar ainda mais o desempenho de suas landing pages.

Adaptação para dispositivos móveis

O mercado de consumo digital mudou radicalmente com a popularização dos smartphones. Hoje, algumas pessoas nem mesmo possuem computadores ou notebooks para acessar a internet, dependendo exclusivamente de seus telefones celulares para isso.

Por isso, adaptar suas ferramentas e sua landing page para a utilização em dispositivos móveis é um passo importante para garantir que você conseguirá atingir todo seu público, criando páginas responsivas que se adaptam a qualquer formato de tela.

Considerações finais

Trabalhar com landing pages é um processo muito importante, que precisa de uma estrutura de suporte para conseguir trabalhar adequadamente e garantir cada vez mais conversões para a companhia.

Por isso, entender maneiras de melhorar o desempenho dessas páginas é ótimo para identificar o que a equipe pode fazer para otimizar os resultados, conseguindo cada vez mais uma comunicação assertiva com o público, que gere o interesse por mais conhecimento.

Empresas que conseguem trabalhar com esse tipo de ferramenta acabam otimizando ainda mais seus ganhos, uma vez que se tornam mais relevantes dentro de seu nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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