Com o desenvolvimento da internet e de dispositivos digitais, o e-commerce se tornou uma das principais ferramentas para comercialização de produtos e serviços, além de ser importantíssimo para fidelização de clientes.

Algumas empresas abdicaram de lojas físicas e utilizam somente o e-commerce como meio de comercializar seus produtos para os consumidores.

A plataforma e-commerce tem uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Integração entre sites e redes sociais;
  • Mensuração de resultados;
  • Integração com software de gestão;
  • Ampla plataforma de divulgação;
  • Otimização para ações de marketing;
  • E muito mais.

Entretanto, para uma empresa que faz conserto de bomba, por exemplo, que é um segmento um pouco mais específico, pode haver dúvidas de como fidelizar clientes através do e-commerce.

Mediante as diversas variantes que os empreendedores vão enfrentar em uma loja de e-commerce, acreditamos que fidelizar clientes seja o principal objetivo.

Por isso resolvemos produzir esse artigo para dar dicas de como fidelizar clientes através de lojas virtuais. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!

Tenha um site responsivo

O primeiro passo para começar a fidelizar clientes na sua loja de e-commerce é proporcionar uma plataforma digital responsiva e que tenha boa navegabilidade em dispositivos móveis, como os tablets e smartphones.

Essa necessidade se tornou muito relevante nos últimos tempos, devido à ascensão do uso de smartphones para navegação e compra em sites de internet.

Por isso, sua empresa precisa investir em mecanismos otimizados, que prezam pela segurança de dados e consequentemente oferecer ao consumidor uma plataforma segura para que ele possa fazer sua compra.

Faça promoções constantemente

As promoções são excelentes gatilhos para incentivar a compra de produtos dentro de um e-commerce. 

Um excelente preço de uma bomba hidráulica, descontos no projeto de automação predial e vantagens de comprar argamassa por atacado, por exemplo, são formas de manter o público-alvo conectado periodicamente em sua plataforma para aproveitar as melhores oportunidades de consumo.

Vale ressaltar que, você ainda pode utilizar as redes sociais como ferramentas de compartilhamento do seu e-commerce, municiando outras formas de marketing para aumentar o tráfego orgânico dentro da plataforma. 

Cumpra tudo o que promete

Cumprir aquilo que o anúncio promete é fundamental para fidelizar clientes. Em suma, queremos dizer que você deve respeitar os prazos de entrega estipulados ao cliente, garantir as características do produto anunciado, assumir eventuais responsabilidades com relação a extravio e se penitenciar contra qualquer tipo de eventualidade que possa estragar a experiência de compra.

O cliente satisfeito é aquele que sempre volta. Por isso, você não pode falhar na hora de atender o seu consumidor.

Resolva todas as reclamações

Uma boa empresa com e-commerce não pode deixar seus clientes desamparados após a compra e eventuais reclamações.

O cliente entrou na sua loja virtual, anexa o seu produto no carrinho plataforma, fez o pagamento e apareceu um problema nesse meio tempo, e ele fez uma reclamação no “reclame aqui”.

Isso é muito comum no cotidiano das empresas, entretanto, o que não é comum e nem agradável, é a empresa ignorar essa reclamação, pois ela fica exposta na internet e serve de alerta para outros clientes em potencial.

Resolver o problema ao ponto do cliente avaliar positivamente a empresa é também visto como marketing positivo, o que aumenta a satisfação dos consumidores em geral e consequentemente contribui de forma decisiva para o aumento de cliente fidelizados a empresa. 

Esse foi nosso artigo que buscou apresentar os principais passos de como fidelizar clientes para o e-commerce. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e empreendedorismo digital. 


Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Como posso te ajudar?