Como fazer um bom marketing de vendas

Independente do tamanho da sua empresa ou do segmento em que ela atua, uma coisa é certa: para que ela sobreviva no mercado e mantenha as portas abertas, é necessário vender e gerar lucro. Por mais que você procure agregar valor de outras formas e não pense exclusivamente no dinheiro, é impossível ter sucesso sem ele, sendo assim, é necessário vender mais. 

Por este motivo, muitos empreendedores quebram a cabeça buscando soluções para aumentarem o seu faturamento e sua taxa de lucratividade, sempre procurando alternativas no mercado que façam com que o fluxo de caixa gire e esteja em trabalho constante, assim como um exaustor centrífugo na ventilação de ar dentro das indústrias. 

E para que isso aconteça, não existe nada melhor do que montar uma boa campanha de marketing de vendas. O marketing é definitivamente, o braço direito em qualquer negócio, é ele quem consegue ampliar a marca, gerar reconhecimento e atrair mais pessoas para que comprem produtos e consumam os serviços de uma empresa. 

Mas é claro que, para ele ser eficiente, é preciso que seja feito da maneira correta.Então pensando nisso, no texto de hoje vamos te mostrar como fazer um bom marketing de vendas e alavancar a sua empresa para alcançar os melhores resultados possíveis, bora conferir? Então vamos lá!

Estipule os 4Ps do marketing no seu negócio

Uma boa campanha de marketing de vendas começa justamente com o chamado mix de marketing, ou também conhecido como os 4 Ps (Preço, Produto, Praça e Promoção), esse é um conceito que vai te ajudar a começar a elaborar a sua campanha, e te trazer um norte sobre como será a sua atuação.

O primeiro passo é definir o preço e o produto que será vendido e divulgado na sua campanha de marketing, analisar o mercado, entender as necessidades do público, e elaborar esses dois conceitos, não se esqueça de conhecer seus diferenciais e procure balancear os fatores.

Após isso, comece planejando onde será divulgado seu produto, quais serão os canais de comunicação e como você vai fazer para atrair estas pessoas, é exatamente aí que começa o plano de marketing.

Os 4Ps te ajudam a entender melhor todo o processo do marketing de vendas, então antes de sair usando a esteira transportadora nos produtos que quer que saiam do estoque, realize todo esse planejamento, e defina com calma, cada um dos “Ps” para você conseguir ter uma base bem estruturada. 

Conheça a fundo o seu consumidor 

Com a base definida, é hora de conhecer um pouco mais sobre o seu consumidor final, para isso, faça bom proveito do big data e das tecnologias que consistem na coleta de dados massivos, isso vai te ajudar a entender melhor as características e o perfil do seu consumidor. 

Comece definindo quem é a sua persona, suas informações básicas como sexo, idade e localização geográfica, quais são seus gostos, o que ela deseja consumir vindo da sua empresa, suas preferências, e diversos outros detalhes que ajudam você a entender mais quem é o seu público.

Entender o cliente é uma jornada que pode até ser demorada mas é extremamente recompensadora, conhecer com precisão sobre seu público, ajuda a entender melhor o tipo de abordagem e direcionamento que sua campanha de marketing de vendas pode ter.

Monte um planejamento baseado no digital

É praticamente impossível pensar em uma boa campanha de marketing de vendas sem englobar o mundo digital, com a nossa realidade sendo cada vez mais virtual, você deve montar o seu cronograma visando justamente este universo, então insira a sua empresa de vez nesta realidade.

Esteja presente nos diferentes canais de comunicação como as redes sociais, sites, e-mail, blogs, entre outros, crie planejamentos pensando no marketing digital e como alcançar as pessoas através da internet, não utilizar esse recurso é como se você estivesse com uma bomba de vácuo, preso em um limbo sem aproveitar o máximo potencial do seu negócio. 

Aposte pesado tanto no orgânico quanto no pago

Uma boa campanha de marketing e vendas não é limitada a apenas um estilo de conteúdo e de divulgação, é preciso ser versátil, então recomendamos que utilize tanto o orgânico quanto o pago. 

Produza conteúdos para as diferentes mídias de forma gratuita visando atrair seus consumidores, ao mesmo tempo, também monte um anúncios e links patrocinados mais diretos para chegar a um público maior e de forma mais ampla, ambos os modelos são bem-vindos e devem ser aplicados para conseguir aumentar suas vendas. 

Acompanhe toda a jornada do seu consumidor com seu funil de vendas

Por mais que pareça, a venda de um produto não é uma tarefa simples, não são todas as pessoas que vão entrar em uma loja e já sair comprando o primeiro item que vem a sua cabeça, muitas levam um certo tempo, e precisam primeiro construir uma relação antes de tomar qualquer decisão precipitada.

Sendo assim, é necessário acompanhar toda a jornada do cliente dentro do seu funil de vendas, desde o topo do funil, quando ele está conhecendo sobre a sua marca, até o fundo, onde ele está próximo de tomar a derradeira decisão. 

Acompanhe e nutra o lead passo a passo, monte um atendimento personalizado e trate cada consumidor de forma única e especial, isso vai aumentar suas chances de vendas, então elabore campanhas de marketing e produções de conteúdo para cada etapa do seu consumidor. 

Não se esqueça: o pós-vendas também é crucial

É claro que toda empresa não vê a hora de embrulhar o produto em uma caixa de papelão e enviá-lo até o consumidor final, porém, um grande erro é achar que, após receber a encomenda, o vínculo entre vocês acabou. 

Por mais que o objetivo seja vender, é sempre necessário manter o contato mesmo no pós-venda, ele é crucial para fidelizar clientes, e aumentar a receita da sua empresa, então mesmo depois de terminar uma jornada de compra, mantenha o contato constante e continue aplicando seu marketing.

O que achou do texto de hoje? Preparado para fazer um bom marketing de vendas? Comente abaixo qual a sua opinião sobre o conteúdo e não se esqueça de compartilhar caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 


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