Ter uma equipe engajada muitas vezes pode ser sinônimo de sucesso, afinal, através de um bom engajamento você pode extrair o máximo de cada pessoa, aumentando sua produtividade e trazendo resultados muito mais benéficos para a sua empresa que emite laudo spda.

Porém, deixar seus colaboradores engajados não é uma tarefa tão simples, de acordo com pesquisas 85% dos trabalhadores do mundo não estão engajados no seu trabalho, enquanto no Brasil, apenas 27% disseram realmente ter um engajamento dentro da empresa. 

Esses dados ficam ainda menores quando pensamos no impacto do trabalho remoto, com o distanciamento social e as pessoas se comunicando de forma virtual, ficou ainda mais difícil fazer com que seus colaboradores estejam engajados. 

E o home office vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, em 2020, o IBGE registrou 9 milhões de pessoas trabalhando remotamente, o que representa cerca de 10% dos trabalhadores do país, e mesmo após o fim da pandemia, 70% das corporações pensam em manter o trabalho remoto ou o sistema híbrido em sua rotina. 

Para conseguir superar essas adversidades e conseguir engajar seus colaboradores remotamente, nós decidimos separar algumas dicas que vão te ajudar, quer saber quais são? Confira!

Realize reuniões frequentes para alinhar as atividades

O trabalho remoto possui uma série de benefícios e malefícios na sua execução, entre eles, a falta de comunicação constante pode ser um dos maiores problemas. Muitos colaboradores podem ter dificuldades em determinadas tarefas ou cometerem erros que não sabem, pela falta de aprendizado e de conversa. 

Isso pode resultar em retrabalho, o que gera frustração e desânimo para o colaborador que se esforçou tanto para fornecer a melhor válvula de retenção possível. 

Para suprir essa ausência física, é recomendado realizar reuniões frequentes para alinhar as atividades que estão em progresso, corrigir possíveis falhas, estipular metas e ter uma comunicação muito mais limpa e eficiente com seus colaboradores. 

Receba feedbacks e otimize um canal apenas para comunicação

Sempre é importante saber como seus funcionários estão se sentindo em relação ao trabalho, muitos podem ter um sentimento mais deslocado, enquanto outros podem não estar totalmente satisfeitos com algumas coisas. 

Sendo assim, é crucial que você saiba receber feedbacks, conversar com seus colaboradores e entender qual o seu nível de satisfação. Realize pesquisas e veja quais pontos a sua empresa pode melhorar.

Também é importante, ter um canal único para estabelecer o diálogo profissional, isso ajuda a separar a vida pessoal do trabalho, e resulta em todas as informações disponíveis em um só local de maneira otimizada. 

Incentive a dinâmica de equipes

Outro ponto negativo do home office é a falta de interação com seus colegas de trabalho, muitas pessoas sentem falta de conversar e atuar em equipe, o que ajuda a reduzir o engajamento. 

Sendo assim, procure incentivar algumas dinâmicas de equipe online, integre seus setores, forneça atividades em conjunto,e procure unir as pessoas da sua empresa para que elas possam atuar de maneira conjunta e mais engajadas. 

Promova alguns benefícios e eventos online

Sabemos que, grande parte das empresas como as que vendem martelete demolidor, utilizam algumas estratégias como eventos, festas e benefícios fora do horário de trabalho para manterem seus colaboradores engajados,e isso também pode funcionar de forma remota. 

Procure manter alguns benefícios para seus trabalhadores, talvez um jantar pago, uma viagem no feriado, uns dias de folga ou uma ida ao cinema caso ele consiga bater as metas estabelecidas.

Além disso, promova alguns eventos online, isso ajuda na interação social entre seus colaboradores e pode ser uma ótima opção para “botar o papo em dia”, por fim, disponibiliza alguns cursos e treinamentos onlines gratuitos para quem tiver interesse. 

Não se esqueça de datas comemorativas e seja flexível

Não é todo dia que um colaborador faz aniversário e comemora bodas de ouro no seu casamento, para que essas datas não passem batidas, envie algumas lembranças ou disponibilize um day-off para que ele possa aproveitar. 

É preciso ser ainda mais flexível quando falamos de trabalho remoto, se adapte a essa cultura, procure ser compreensível, modifique os horários e aceite alguns pedidos e mudanças de seus colaboradores. 

Deixe que eles tenham liberdade, e busque otimizar ao máximo a sua flexibilidade.

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Como posso te ajudar?