Como criar um programa de fidelidade?

Fazer com que uma empresa se torne mais interessante e consiga fidelizar mais clientes não é uma tarefa fácil, ainda mais com a internet e o avanço da tecnologia, a concorrência é bastante grande. Nesse caso, um programa de fidelidade pode ajudar a sua marca.

É possível montar diversos, de maneira que consiga utilizar a essência da sua empresa de maneira positiva e fazer com que os usuários se sintam mais acolhidos e, consequentemente, sua empresa consiga usufruir do engajamento deles como um todo.

O texto de hoje então irá abordar não somente como criar um programa de fidelidade, mas também explorar o seu conceito e a sua importância no mercado de trabalho e para a sua empresa, além de algumas dicas de aplicação em seu negócio.

Desde fabricantes de elevadores monta carga até mesmo transportadoras e logísticas ao redor do país, não é novidade para ninguém que toda empresa precisa se tornar competitiva para o mercado em que atua, utilizando as ferramentas à sua disposição.

A internet permitiu que diversas empresas conseguissem o seu espaço dentro do mercado de trabalho e aumentassem o alcance da sua marca, mas com um poder tão grande como esse, todas as demais organizações também procuram ganhar seu espaço no meio digital.

Uma empresa que presta serviços de limpeza em condomínios também precisa ter seus clientes fixos ou ao menos fazer sua rede de contatos para garantir o verde no fim do mês, e para isso é necessário de um forte trabalho constante das ferramentas digitais.

Mas com tantas empresas disponíveis no mercado atualmente, apenas oferecer o básico não fará com que os leads e usuários se mostrem interessados pela sua organização. É preciso oferecer mais, criar um diferencial dentre as demais do mesmo ramo.

E não se acanhe, o programa de fidelização é algo que mesmo uma industria de luminárias em SP pode fazer, pois além de trazer diversos benefícios para empresa e cliente, ainda cria um vínculo muito mais próximo, podendo gerar uma relação benéfica.

Portanto, para saber mais sobre esse conceito e como ele pode agregar a sua marca, confira os tópicos a seguir onde isso será melhor explorado, apontando benefícios e alguns pilares para que o programa funcione de maneira efetiva.

O conceito do programa de fidelidade

Seja para a sua empresa de projeto de drenagem ou loja de venda de camisetas, entendemos como programa de fidelidade uma espécie de sistema onde, quanto mais marcos o cliente alcançar, maiores serão os benefícios dele com a sua empresa.

Esses benefícios podem ser vários, como descontos, brindes especiais, promoções únicas, pontos adicionais para adquirir determinado serviço, até mesmo frete grátis. O seu negócio pode ser bem criativo quanto às recompensas, desde que sejam palpáveis e possíveis de serem conquistadas.

O principal objetivo é reter clientes e fidelizá-los para a sua empresa de montagem de painéis elétricos SP, por exemplo, fazer com que o cliente se sinta único e especial, aumentando o interesse dele pela marca e diminuindo a chance de migrar para outra.

Quanto mais benefícios ou mais próximo de conseguir alguma recompensa o cliente estiver, maior será a sua vontade de permanecer com a marca para alcançar o marco e assim usufruir de todo o seu esforço em se manter ali pela marca.

Claro que muito irá depender de quais recompensas e como o sistema é montado, mas de maneira geral, mesmo quando aplicado a uma central de interfonia condominial, a estratégia consegue se mostrar efetiva e duradoura, além de bastante atrativa.

Podemos destacar alguns benefícios para as marcas que investem em um programa de fidelidade, como:

  • Maior alcance da marca;
  • Melhora a experiência de compra do cliente;
  • Aumenta a taxa de fidelização;
  • Gera mais interesse nos usuários e leads;
  • Maior engajamento por parte dos usuários;
  • Melhora o relacionamento entre empresa e cliente.

De forma simples e bastante objetiva, o programa de fidelidade consegue criar um bom relacionamento com os clientes, e mesmo que eles não comprem produtos a todo momento, o simples fato de pensarem na sua empresa antes de qualquer compra já mostra eficácia.

Estruturando o seu programa de fidelidade

Para que a sua empresa terceirizada de limpeza de escritório consiga estruturar o seu próprio programa de fidelidade, é preciso que alguns passos sejam seguidos. São algumas dicas que vão levá-lo para um caminho mais eficaz e assertivo.

Os tópicos abaixo reúnem uma série de informações que são importantes para a compreensão total da temática desse texto, assim como pode ser como uma espécie de bússola, orientando a sua empresa sempre que necessário. Confira.

01 – Defina as regras, mas evite complexidade

Quando pensamos em um programa de fidelidade, é necessário que as regras sejam muito bem estabelecidas, claras e objetivas, assim como é preciso que as pessoas saibam onde encontrá-las para sempre verificarem e lerem quando acharem necessário.

Porém isso não quer dizer que você deve colocar diversos artigos, letras miúdas e nuances para confundir ou dificultar o processo. Sua empresa deve ser transparente e mostrar que esse programa é um adicional do excelente trabalho que faz com elaboração de projeto de terraplenagem.

Portanto, desenvolva um site, arquivo de pdf ou até blog que explique as regras de forma clara, mostrando quais prêmios podem ser pegos, como podem ser pegos, que mostre a contagem de pontos do usuário e que não deixe dúvidas para ele sobre o sistema.

Acredite, um usuário frustrado pode não apenas desacreditar da sua empresa como influenciar outros, prejudicando o programa e a imagem da marca, algo que com toda certeza você não quer para o seu negócio.

02 – Invista em boas recompensas

Seja criativo com as recompensas e presentes que a sua empresa disponibiliza para o seu cliente, afinal quanto mais criativo e interessante for o presente, mais marcante ele será e maior também será a satisfação da pessoa que o recebe.

Não necessariamente precisa ser o mais caro ou o mais bem-visto do mundo, precisa apenas valer a pena o esforço do cliente, agregando valor ao engajamento e comprometimento dele e mostrando que vale a pena continuar investindo no programa.

Acredite, ninguém continua em um programa que oferece prêmios e presentes que não valem a pena, muito pelo contrário, é provável que aconteça de gerar bastante frustração e descontentamento por parte dos clientes, algo que a sua empresa não quer.

Sempre tenha em mente que o principal objetivo é reter consumidores e aumentar a probabilidade de engajamento e fidelização.

Assim como um presente de Dia dos Namorados, não precisa ser algo caro, apenas precisa fazer sentido e ser especial para os que ali estão envolvidos de alguma maneira.

03 – Conheça o seu cliente

Para você conseguir surpreender o seu cliente, é preciso o conhecer, saber quais são os seus gostos, o que o movimenta, onde mora, qual produto ou serviço ele se interessa, quanto custa a média de preço que está disposto a pagar, entre outros.

Antecipar o que o lead e cliente quer não só o irá surpreender, como também irá mostrar a ele uma profunda preocupação com a sua satisfação e apenas aumentará tanto a admiração dele pela marca quanto a taxa de fidelização.

Porém é bastante difícil de conseguir ser assertivo com esse tipo de situação, portanto é indicado que utilize softwares e a tecnologia a seu favor para assim captar informações de forma rápida e precisa para montar a sua estratégia e conseguir convencer o cliente.

Mesmo que gaste um pouco a mais no programa, o retorno será muito maior e, apenas lembrando, o marketing espontâneo pode ajudar muito a sua marca, fazendo com que o boca a boca chame ainda mais pessoas interessadas na sua empresa.

Considerações finais

Pois bem, o texto de hoje abordou como criar um programa de fidelidade, mostrando o seu conceito e apontando os benefícios de se investir nesse tipo de método, o conceito por trás de todo o investimento e algumas dicas de como estruturar o seu programa.

Sempre é importante ter em mente que, quando o assunto é o marketing digital, é preciso saber utilizar todas as ferramentas disponíveis para conquistar clientes e o seu espaço, e o programa de fidelização é uma dessas maneiras, portanto vale a pena investir.

Esperamos que esse texto seja de grande ajuda para você e seu projeto de utilizar o programa de fidelidade. Utilize-o como orientação e estude cada vez mais novas maneiras de aplicar em seu negócio e conseguir se destacar no mercado onde você atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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