Como aplicar ações de endomarketing em sua empresa

O marketing é o recurso que possibilita às empresas a crescerem no mercado, mas a técnica do endomarketing prevê planos de ação para promover melhorias no clima organizacional e nas políticas internas. 

Muitos líderes e gestores acreditam que focar inteiramente no processo comercial é o suficiente para o sucesso. Ainda que as empresas tenham bons resultados, sem o endomarketing tal crescimento não será fortalecido.

O proprietário de um pequeno negócio local focado na instalação de sacada com vidro de correr ressalta que o clima organizacional é a chave para o sucesso. 

Quando referenciado o termo clima organizacional, é crucial o entendimento de que este possui diversos indicadores sobre o cenário interno das empresas, podendo destacar alguns como:

  • Rotatividade de colaboradores;
  • Referências no mercado;
  • Bem-estar dos funcionários;
  • Produtividade.

Esses são alguns dos principais pontos vistos em organizações em que há um clima organizacional positivo. Não obstante, cabe enfatizar que o contexto interno acaba refletindo no cenário externo.

Em outras palavras, isso significa que é função dos líderes manterem a equipe motivada e produtiva em prol do crescimento do próprio negócio.

O endomarketing é o recurso que deve ser aplicado tanto em grandes empresas quanto pequenos negócios para corroborar no clima.

Saiba o que é endomarketing

Pode-se compreender por endomarketing uma série de ações tomadas pela organização e sua liderança com o intuito de promover o bom relacionamento com os colaboradores.

A principal justificativa para o desenvolvimento de tais ações possui embasamento no que efetivamente significa a relação colaborador e empresa.

Considerando as etapas processuais de uma empresa que oferece caminhão de concreto para laje, por exemplo, é correto dizer que as relações interpessoais são o meio para construir relacionamento com clientes. 

No entanto, as atividades laborais devem ser realizadas com sucesso para que isso seja cumprido. Colaboradores insatisfeitos acabam entregando trabalhos não satisfatórios, prejudicando a capacidade do atingimento de metas.

Além disso, deve-se analisar que a vivência nas organizações precisa ser respaldada pela troca de perspectivas. Ainda que as decisões sejam tomadas pelas lideranças, o ideal é que estas deem ouvidos àquilo que está sendo sinalizado pelos funcionários.

Nem sempre os gestores podem ter o tempo necessário para identificar os gargalos, por outro lado, são as equipes que conhecem os pontos fortes e questões a serem desenvolvidas.

Neste sentido, o endomarketing caracteriza-se como ações tomadas para melhorar o clima organizacional interno das empresas, vislumbrando o alinhamento de perspectivas dos colaboradores e gestores.

O tema está em pleno desenvolvimento no mercado brasileiro, já que o pensamento dos empresários, de modo geral, está preso aos padrões retrógrados.

O pensamento visto antigamente nas corporações baseava-se nas decisões tomadas unilateralmente. Porém, algumas métricas demonstraram que tal corrente de pensamento deveriam ser mudadas.

Problemas como as falhas processuais, perdas de negócios e dados foram os principais causadores dessa mudança de mentalidade.

Dado o cenário, o endomarketing tornou-se o meio pelo qual grandes empresas e PMEs focadas na venda de curso de pá carregadeira online pudessem construir bons relacionamentos com funcionários para o sucesso. 

Diminuição do turnover

Para validar a importância das ações de endomarketing é preciso destacar as vantagens deste conjunto de técnicas.

O turnover, isto é, a alta rotatividade de funcionários é o fenômeno que vem preocupando os departamentos de recursos humanos ao longo do mundo inteiro. 

Quando as cadeiras nas empresas giram de forma muito rápida, há uma série de problemas que são gerados como a falta de continuidade nos processos e também a dificuldade na administração.

Apesar da problemática em pauta ser vista com maior frequência nas grandes empresas, pode-se notar a questão em organizações de portes e frentes de atuação distintas.

Em adição, é preciso considerar que a capacidade de gerenciar e analisar os processos soma positivamente na experiência dos clientes, ocasionando no êxito comercial.

Para o gestor de uma companhia que oferece o serviço de adestrar rottweiler, focar no sucesso do cliente e na satisfação dos colaboradores é o mesmo que investir no crescimento organizacional.

Ganho de relevância no mercado

Outro ponto trabalhado pelas técnicas de endomarketing é o ganho de relevância no mercado, afinal, colaboradores satisfeitos fazem relatos positivos.

As movimentações na economia geram oscilações no comportamento dos consumidores, além disso, é crucial o entendimento de que o processo para o fechamento efetivo de negócios está cada vez mais disputado.

Se antes os compradores tinham somente uma opção de fornecedor ou prestador, com a livre comercialização de bens e serviços pode-se contar com uma infinidade de empresas que oferecem molas embreagem falcon

As empresas possuem diversos desafios e o foco é manter o controle do fluxo de caixa positivo, logo, o endomarketing é um dos meios para conseguir manter a relevância, somando nas vantagens competitivas e comparativas.

Aumento da produtividade

A capacidade produtiva pode ser entendida como a possibilidade de faturamento, ainda que os negócios não ocorram de forma linear, é preciso trabalhar para aumentar as oportunidades de negócio.

Além disso, é preciso considerar que a relação colaborador-empresa é importante para as métricas. Quando os profissionais se sentem descontentes com o clima organizacional e suas tarefas, as atividades laborais deixam de ser uma prioridade.

A questão da produtividade é tão relevante para as empresas, podendo notar os impactos que a Revolução Industrial teve, por exemplo.

O endomarketing auxilia as empresas a compreenderem a demanda dos colaboradores, propondo melhorias e por fim obter resultados satisfatórios na venda de esquadrias de alumínio

Endomarketing e comunicação interna

Analisando o cenário no Brasil, pode-se notar que o marketing no geral é um ramo em pleno desenvolvimento, ou seja, apesar de terem profissionais altamente qualificados, possui pouco valor na visão da liderança.

Isso acontece porque as empresas brasileiras encaixam-se no padrão de PMEs (pequenas e médias empresas) cujo funcionamento se dá de forma autônoma, excluindo o investimento do capital de terceiros.

Por esse motivo, além da preocupação com a perda de capital ao alocar investimentos, os gestores não têm o total entendimento do significado conceitual das estratégias em marketing.

O conceito de endomarketing se refere ao conjunto de ações estratégicas com a finalidade de promover um clima organizacional positivo.

Já a comunicação interna, por sua vez, é o conceito onde o departamento de recursos humanos delega uma série de mensagens aos colaboradores com cunho informativo.

Para um melhor entendimento, considere que as empresas podem indicar algumas funcionalidades aos colaboradores por intermédio da comunicação interna, como o serviço de despachante mais próximo.

Como fazer endomarketing?

Após o entendimento do significado de endomarketing bem como conhecer as vantagens de sua aplicação, é momento de compreender como construir uma estratégia de endomarketing que surta resultados positivos.

Sendo assim, isto se trata de uma iniciativa para tornar o acesso à informação democratizado, aumentando as oportunidades de vendas de mini porta paletes usados com o alinhamento do clima organizacional. 

  1. Identifique os gargalos

Identificar a fonte dos problemas é o primeiro passo para resolvê-los, por isso, se o intuito é obter melhorias no clima organizacional, é preciso reconhecer as falhas que o tornam não agradáveis.

Cabe validar que a convivência entre indivíduos não necessariamente precisa ser livre uniforme, já que as pessoas possuem culturas, valores e crenças divergentes. Mas, o respeito e o acolhimento são fundamentais.

É preciso considerar ainda que as estruturas organizacionais são alinhadas, o que quer dizer que um problema pode acarretar em outros e assim sucessivamente. Por isso, o ideal é compreender os pontos de estrangulamento.

  1. Proporcione bem-estar

Um dos principais pontos de atenção nos climas organizacionais em geral, é o bem-estar dos colaboradores.

De acordo com o relato de muitos profissionais em redes sociais, é possível notar que boa parte sente dificuldade em conciliar a vida pessoal devido a falta de incentivos ao bem-estar.

As empresas que não visam o bem-estar dos colaboradores acabam perdendo funcionários, prejudicando o andamento de processos. 

Dispor das estratégias de endomarketing pode ajudar a reverter este cenário, mas ainda assim outros aspectos como salário alinhado ao mercado, boas condições de trabalho e divisão assertiva das atividades são fundamentais.

  1. Entenda as perspectivas

Para um melhor entendimento do clima organizacional, os gestores e lideranças precisam dar ouvidos para a perspectiva dos colaboradores.

Afinal, o clima é construído a duas mãos, sendo importante o reconhecimento de que a contribuição dos profissionais acerca das melhorias a serem feitas é crucial.

Considerações finais

O marketing é um recurso altamente necessário para as empresas, o endomarketing é caracterizado por estratégias que visam melhorar o andamento interno do relacionamento entre empresas e colaboradores.

Por fim, é correto dizer que o endomarketing é essencial, por proporciona a construção do clima organizacional positivo, aumentando a produtividade das empresas e consequentemente o lucro. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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