Ter um site institucional é essencial para que a empresa tenha uma comunicação efetiva com o seu público-alvo. Dentro do site, a empresa tem a liberdade de fazer divulgações sobre seus produtos, serviços, e até mesmo realizar a apresentação da marca. 

Contudo, todas essas informações que foram citadas até aqui, podem não ser novidade para você. Entretanto, há algumas características que podem ser consideradas na criação de um site, visto que elas são essenciais para a navegação. 

Dito isso, listamos algumas características e elementos que serão fundamentais na criação do seu site institucional.

1. Boa linguagem

Inicialmente, você precisa planejar o seu site para fazer parte da comunicação digital da sua empresa. 

Considerando que hoje em dia a maioria dos contatos feitos são pela internet, uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, por exemplo, ao criar um site, deve priorizar a linguagem utilizada pelo público.

O site precisa ser criado com a ideia de que ele será como uma ponte entre a marca e o cliente. Portanto, é extremamente necessário que a linguagem adotada vá ao encontro com as características que formam a persona que interage com a sua empresa. 

Ou seja, não adianta adotar uma linguagem informal, que é usada com um público mais pop, sendo que o site é voltado para uma empresa que vende exaustor, afinal, trata-se de um público que está a procura por um produto específico. 

Dessa forma, o mais adequado a se fazer é adequar a escrita para passar as informações de maneira clara e objetiva, pensando nas características das pessoas que costumam acessar o site. 

Vale lembrar também que o seu site não é usado apenas para apresentar os seus produtos, mas sim, a marca como um todo. 

Ou seja, um site pode ser utilizado para gerar uma identificação de marca, servindo até mesmo para uma consultoria tributaria contábil, visto que hoje em dia ter um portal na internet, é necessário para adquirir clientes, além de aumentar a autoridade dentro da área. 

2. Apresentação

Como um dos grandes objetivos de um site, a sua página virtual tem a missão de apresentar a sua empresa para o usuário que acabou de acessá-la. 

Na maioria das vezes, os usuários que chegam ao seu site é por meio de pesquisas que são feitas nos mecanismos de busca.

Afinal, muitas pessoas costumam pesquisar por serviços ou empresas nos buscadores, então ter um site é fundamental para que seus potenciais clientes encontrem a sua empresa de suporte técnico em informática ao buscar por um serviço que você oferece. 

Tendo isso em mente, é necessário saber que você precisa estar pronto para vender os seus produtos. 

Nesse caso, você precisa arranjar maneiras para dizer ao usuário quem a empresa é, e o que ela oferece que a diferencia de outras organizações que atuam nesse mesmo setor de mercado. 

O fato é que, dentro do mercado, as empresas precisam se destacar, ou seja, uma loja que vende dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos, precisa mostrar quais são seus diferenciais diante dos outros comércios. 

Essa apresentação, geralmente, fica disponível em uma área no menu do site. Na maioria das vezes, é denominada como “Sobre nós”. Este elemento da página, muitas vezes, é o mais acessado pelas pessoas que estão em busca de empresas que prestam serviço. 

O motivo para isso, está relacionado ao poder de influência da descrição, que afeta diretamente a escolha do cliente. 

Além disso, a descrição também tem o poder de levar mais credibilidade para os clientes, já que nela, pode ser colocado os certificados e as experiências que a empresa já teve dentro da área. 

Dito isso, podemos considerar a descrição como um ponto fundamental para que o cliente tenha confiança em seus serviços, isso porque a ausência da sua fábrica de telha térmica, pode limitar o número de suas vendas. 

3. Serviços e produtos

Dentre todas as ferramentas disponíveis para captar mais clientes, o site é sem dúvidas, um dos melhores recursos que um empreendedor pode investir. 

Por esse motivo, a divulgação dos produtos e serviços oferecidos é fundamental para os resultados de uma empresa, isso porque eles estão diretamente ligados ao número de vendas, impactando desde uma fábrica de porta de aço de enrolar até uma pequena loja.

Dessa forma, é fundamental que o gestor procure fazer uma descrição detalhada que faz jus ao trabalho que é executado. 

Um dos fatores que são indispensáveis na hora de criar uma descrição, é colocar o nível de autoridade da empresa dentro do mercado em que atua, para que o cliente passe a ter confiança sobre os serviços oferecidos. 

Nesta área, você também pode colocar os trabalhos que já foram realizados, de modo que a experiência da empresa seja comprovada. 

Pode parecer óbvio para alguns, mas a divulgação é primordial para o seu negócio e possui um espaço disponível que pode proporcionar um ótimo custo-benefício, que é a internet. 

4. Cases

Mostrar que outras empresas já possuem uma confiança na sua organização ajuda a criar uma identidade mais sólida e, automaticamente, cria mais credibilidade para que você possa conquistar o seu público-alvo. 

Os relatos que os clientes fazem quando criam uma experiência com a empresa também é essencial para que a sua empresa tenha mais autoridade no ramo. 

Pense que a melhor propaganda para o seu negócio são as avaliações que os consumidores irão fazer sobre a sua empresa. 

5. Contato

O contato é fundamental para a empresa, portanto, o ideal é que essa parte esteja em uma posição mais fácil para ser visualizada. 

Em casos de mudança, procure manter o seu contato sempre atualizado no site, afinal, você quer que o cliente entre em contato para que eventualmente alguma negociação ocorra. 

6. Não economize criatividade ao criar a home

Antes que você já pense quais elementos visuais devem estar na home do site, é necessário, antes, priorizar a organização deles. 

A organização deve ser prioridade pelo simples fato de ser o primeiro contato que o cliente terá, e além disso, é pela home que ele será guiado para acessar as demais páginas do site. 

Portanto, procure ter cuidado com a navegabilidade do site, para que o usuário não enfrente problemas. A navegação influencia diretamente na experiência do usuário, e consequentemente, nos resultados da empresa. 

Vale lembrar também que a praticidade e a rapidez são fatores essenciais e que precisam estar no seu site. É através deles que o usuário consegue ter acesso às informações e conseguir uma experiência satisfatória. 

7. Orçamento

Quando o usuário conhece a sua empresa, e se interessa pelos seus produtos, é bem provável que ele queira fazer algum orçamento, para saber os valores. Afinal, como qualquer consumidor, ele está em busca de um bom negócio. 

Por esse motivo, é fundamental que o seu site tenha um botão escrito  “solicitar orçamento” disponível em todas as ações que o usuário faz dentro do site, até mesmo em portais sobre acessórios para toldos em SP ou qualquer outro site que funcione como uma loja virtual. 

Trata-se de formulários que podem funcionar como um convite para realizar pedidos de orçamento, logo, esse formulário também irá funcionar como uma maneira de capturar leads. 

8. Endereço

Caso a sua empresa possua um local físico para trabalho, você pode adicionar o endereço na página. 

Adotar esta ação, pode trazer ainda mais confiança para o cliente. Essa confiança é construída pelo fato dos clientes se sentirem mais seguros quando sabem que a empresa tem um estabelecimento físico. 

Quando os consumidores sabem que a empresa possui um estabelecimento físico, já sabem que se houver algum tipo de problema, podem ir até o local para resolver. 

9. CTA’s

Os CTA’s (call to actions) são botões que direcionam o usuário para uma etapa mais avançada para que a empresa possa convencê-lo a comprar. É um recurso bastante utilizado também para captar novos leads, geralmente, são identificados como:

  • Faça o seu orçamento;
  • Clique e saiba mais;
  • Baixe gratuitamente;
  • Assiste ao vídeo.

O CTA precisa estar localizado já no primeiro scroll do site, ou seja, deve estar presente em praticamente todas as páginas do portal. 

É importante pontuar que os sites institucionais devem estar com CTAs de orçamento e contato, principalmente os sites que trabalham com venda de produtos. 

Por fim, você deve investir nos conteúdos que serão publicados dentro do seu site, de modo que eles sejam interessantes para o seu público, e, em simultâneo, procure por um profissional para criar o seu site institucional para que o processo de criação seja mais rápido. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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