É muito comum que as marcas, atualmente, se preocupem mais em melhorar o seu ranking nos mecanismos de busca, e em meio a todo esse esforço, mal sabem que realizar uma busca interna é uma prática que ajuda a cuidar dos clientes da empresa.
Uma das maneiras mais fáceis de entender o comportamento dos usuários, é analisar as pesquisas que são feitas dentro do site, afinal, isso revelará o que o seu cliente mais procura.
Com isso, você poderá ver que possui, no seu site, os conteúdos esperados, enquanto outras vezes, irá notar novas oportunidades para gerar materiais interessantes para o seu público.
Ou seja, o ideal é que o site de uma consultoria em TI, por exemplo, desenvolva conteúdos que o seu público-alvo tenha o real interesse em consumir.
Além disso, realizar uma busca interna também ajudará a melhorar o posicionamento orgânico de suas principais palavras-chave.
De acordo com o atual cenário digital, um profissional de SEO precisa ter uma visão holística e difundida tanto sobre as diretrizes de qualidade dos mecanismos de busca, quanto o que deve ser executado em seu site.
Entretanto, é necessário dizer que existe um fator sem o qual nenhum bom posicionamento se sustentará: a intenção de busca do usuário.
É através da intenção de busca, que um site de uma assessoria contábil para abertura de empresa, por exemplo, consegue obter mais engajamento sobre os seus conteúdos desenvolvidos.
Ter um site capaz de sanar todas as necessidades de um usuário, é o que prova a um buscador que o seu website é relevante.
Atualmente, sabemos que a taxa de rejeição não é um fator de ranqueamento, os sites que possuem um “bounce rate” muito alto/crescente, não conseguem se manter em posições de destaque.
Ou seja, o processo para obter um ranqueamento positivo é como desenvolver um estudo de impacto de vizinhança, isso porque é necessário seguir uma série de etapas.
Esse tipo de coisa acontece, porque o algoritmo entende que se um usuário acessa a sua página de site, e retorna a SERP com muita rapidez, aquele site não foi capaz de retê-lo e, logo, não possui as respostas certas para as eventuais perguntas que possam surgir.
Para que você possa entender melhor a influência que uma busca interna tem para uma estratégia digital, vamos primeiro, compreender o conceito por trás da prática. Confira:
O que é busca interna?
Provavelmente você realizou uma compra em um e-commerce, ou já procurou um conteúdo específico dentro de um site, com isso, as chances de você ter feito uma busca interna dentro desse mesmo site são bem grandes.
O que é muito comum de acontecer, é justamente entrar em um site de uma consultoria técnica ambiental, por exemplo, e realizar buscas dentro dele mesmo. Esse tipo de coisa, na verdade, ocorre em vários tipos de sites que possuem essa funcionalidade.
Diferente de uma busca convencional, que é feita geralmente em buscadores como o Google, a busca interna é realizada dentro de um site e seu campo de pesquisa restringe a tudo o que está sendo publicado dentro deste mesmo site.
Ter um campo de pesquisa dentro de um site, além de elevar a experiência de navegação do usuário, permite que ele encontre as informações que deseja e ainda pode ser uma ferramenta muito poderosa no processo de análise de suas informações.
Como a busca interna ajuda a entender a intenção?
Inicialmente, tente imaginar que, ao analisar os termos mais pesquisados dentro do seu site, que fala sobre educação financeira e investimentos, por exemplo, você identifique uma grande busca por termos relacionados à Bitcoin.
Com isso, compreendemos que os seus leitores querem saber mais sobre esta moeda, e desejam consumir ainda mais conteúdos relacionados ao tema.
Ou seja, é o tipo de coisa que também pode acontecer com um site de uma consultoria tratamento de efluentes que costuma desenvolver conteúdos relacionados apenas aos assuntos mais relevantes da área.
Por exemplo, se você possui um site com uma gama de conteúdos de qualidade sobre Bitcoin, automaticamente, haverá mais chances de reter o público.
Por outro lado, se você não tiver bons conteúdos sobre a moeda virtual, estará perdendo uma grande oportunidade de oferecer a melhor experiência para o seu usuário.
Em um cenário onde a competitividade das empresas estão cada vez mais grandes, como ocorre entre os fabricantes de tampão, por exemplo, vale a pena investir em todas as formas possíveis para proporcionar uma ótima experiência para o cliente final.
A lista de termos mais buscados dentro do seu site, pode ser entendida como uma mina de ouro, principalmente em sites de conteúdo e e-commerces, pois exprimem desejos de consumo e deixam claro que o usuário gostaria de saciá-los em seu site.
Contudo, a pergunta que fica é: como encontrar esses termos e avaliá-los da melhor forma possível? Para isso, siga o passo a passo abaixo:
Configure o seu Google Analytics
Antes mesmo de começar a analisar os dados, é necessário ter acesso a estes dados. Em caso de buscas internas dentro de um site, o Google Analytics é a melhor ferramenta a ser utilizada.
Com todo o tagueamento em dia, vale a pena se certificar de configurá-lo para mostrar os termos de pesquisa. Lembre-se, se um site possui “compra de sucata de alumínio” como um de seus principais termos de busca, logo, você terá uma base para desenvolver seus conteúdos.
Analise os principais termos e entenda o que eles expressam
Ao se deparar com uma lista de termos, você perceberá que há uma infinidade de interpretações que podem ser feitas. As mais objetivas, no entanto, dizem respeito àquilo que você enxerga em um primeiro momento.
Por exemplo, imagine que você tenha um site que fale sobre todos os temas que fazem parte do universo do marketing, com isso, podemos concluir que os leitores gostariam de saber mais sobre conteúdos de marketing de conteúdo, inbound marketing, entre outros assuntos relacionados.
A forma mais rápida de corresponder a essas intenções, é produzir conteúdos sobre todos esses assuntos, e ajudar os usuários a encontrar as informações que eles procuram.
Em um segundo momento, podemos perceber que os dois termos mais buscados estão relacionados ao mesmo assunto: conteúdo.
Isso significa que, quem está procurando por este termo, está com mais dificuldade nesse aspecto da otimização de um site. Ou então que os usuários possuem o objetivo de se tornarem especialistas em conteúdo.
Em ambos os casos, podemos concluir que estas pessoas interessadas sobre o site, são profissionais de marketing, e-commerce ou SEO.
Faça a separação de conteúdos existentes e inexistentes
Após ter em mãos todos os termos de pesquisa identificados, separe aqueles que trazem resultados, daqueles que não trazem resultado.
Independentemente do produto que você trabalha na internet, como materiais de download, ou qualquer outro formato de mídia que esteja sendo procurado pelo seu público, identifique quais deles já existem dentro do seu site e quais não existem.
Conteúdos ou produtos existentes
Sobre a relação aos termos referentes a produtos ou conteúdos que já existem em seu site, sabemos agora, que há uma oportunidade para deixá-los melhores.
Caso o seu público demonstre interesse por um determinado produto vendido por você, vale a pena investir em campanhas mais incisivas para esse público.
Procure juntar as melhores estratégias possíveis para consolidar e estimular destes conteúdos e produtos através de algumas estratégias, como:
- Comunicação mais efetiva;
- Campanhas de mídia paga;
- Publicações em redes sociais;
- Otimize melhor suas palavras-chave para fortalecer o SEO.
Todas essas estratégias, naturalmente, trazem uma autoridade maior para o seu site, o que é essencial para ganhar um destaque positivo na área.
Conteúdos ou produtos inexistentes
Sobre os termos que ainda não trazem resultados na sua pesquisa interna, é necessário avaliar se eles fazem sentido para a sua persona.
Construa a persona do seu público
Nesta parte, você deve construir a persona do seu público, baseando-se nos termos mais buscados dentro do seu site.
Para isso, é muito importante fazer um mapeamento das jornadas dos seus consumidores, para só então, construir a persona e entender a maneira que eles se comportam.
Vale mencionar também que, o comportamento é um fato importante para qualquer área, isso porque, através dele, é possível adotar a melhor abordagem para aquele cliente que possui interesse em produtos vendidos por um comércio de recicláveis.
Construa sua estratégia de SEO
Por fim, para potencializar o engajamento do seu site, considere a ideia de criar suas estratégias de SEO de acordo com o maior volume de termos do seu site. Ao adotar essa prática, a expectativa é que as suas estratégias de marketing tenham ainda mais eficiência.
Conclusão
No mais, a intenção do usuário deve ser entendida como um indicador muito importante para o site. É através dele que os conteúdos e outras questões receberão um direcionamento para alcançar os melhores resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário