BSC

BSC: como aplicar?

BSC é uma sigla para Balanced Scorecard, é uma ferramenta usada para medir o desempenho do negócio e aperfeiçoar alguns aspectos que não estejam indo muito bem, algo fundamental para o sucesso do empreendimento.

Usar esse recurso é necessário para que a organização entenda o cenário em que atua, estabeleça alguns objetivos e defina quais estratégias serão empregadas para alcançá-los.

É necessário que gestores e empreendedores aprendam a usar esse recurso para trazer benefícios ao negócio e acelerar seus resultados.

O mercado está cada vez mais competitivo e não existe espaço para persistir em erros, tampouco a empresa pode se dar ao luxo de realizar suas tarefas do dia a dia sem conhecer seu cenário e as mudanças que acontecem dentro dele.

Com tantas novidades tecnológicas e a internet cada vez mais presente na vida dos consumidores, é necessário estar atento a vários fatores que podem mudar completamente os rumos do negócio.

Com o BSC, fica mais fácil acompanhar tudo isso e garantir que a corporação esteja dentro dos parâmetros necessários para sua atuação.

Mas antes de aplicá-lo, é necessário conhecer seu conceito, como colocá-lo em prática e saber um pouco mais sobre suas vantagens.

Conceito de BSC

BSC (Balanced Scorecard) tem seu nome traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho, sendo um modelo de gestão estratégica que tira o foco do sucesso empresarial de cima dos indicadores contábeis e financeiros.

Ao invés disso, considera métricas inteligentes e abrangentes, medindo o Progresso da organização em longo prazo, considerando os seus objetivos, indicadores e iniciativas mais relevantes.

Ao invés de analisar seu progresso em relação ao lucro ou prejuízo dentro de um período, uma confecção de camisa gola v feminina uniforme vai um pouco mais além.

O modelo de gestão é tolerante a algumas perdas para prosperar futuramente, assumindo os valores da empresa como algo primordial e investindo em ações que vão consolidá-la ao invés de simplesmente mudar os rumos do negócio para atender demandas.

O conceito foi criado por Robert Kaplan e David Norton, dois professores da Universidade de Harvard. Eles tinham como objetivo medir o desempenho da organização, ao invés de considerar meros indicadores.

O modelo é utilizado por organizações de vários tamanhos e setores, contribuindo para o planejamento dos negócios de maneira mais inteligente e assim garantir uma atuação estratégica.

Toda organização tem como propósito inovar seus produtos e serviços, agregar valor para suas soluções e crescer, mas isso só é possível por meio dos recursos certos e que ajudam a superar os desafios diários.

Um dos maiores exemplos de BSC é a possibilidade de reunir pontas soltas do passado e do presente para poder projetar o futuro, dessa forma, uma empresa de envelopamento black piano carro consegue ser mais consistente.

Para entender o funcionamento dessa prática, é necessário conhecer seus principais componentes estratégicos, que são:

  • Objetivos;
  • Indicadores;
  • Metas;
  • Iniciativas;
  • Projetos.

Os objetivos são aquilo que a organização deseja alcançar em suas perspectivas estratégicas, como no caso do marketing, gestão de pessoas, entre outros.

Já os indicadores são métricas de desempenho que mostram o sucesso no alcance dos objetivos. As metas apresentam a performance em cada indicador, e as iniciativas ou projetos são intervenções que garantem o alcance das metas.

O BSC detalha cada estratégia para alcançar o nível operacional, ou seja, ele transforma um objetivo grande e estratégico em algo executável.

Como aplicar o Balanced Scorecard

Para implementar o método com sucesso dentro da empresa, é necessário seguir um passo a passo com as seguintes práticas:

Criar um mapa estratégico

O mapa estratégico é uma das metodologias mais importantes de Balanced Scorecard e conta com a missão e os objetivos da companhia, de cada um de seus setores e os pontos de interseção que existem entre eles.

Por meio do mapa estratégico, um fabricante de persiana horizontal motorizada saberá quais são os pontos essenciais para concretizar seus planos.

O gestor precisa integrar todos os colaboradores para que eles se sintam parte do processo, uma vez que devem entender e saber quais são seus papéis dentro da companhia.

Definir objetivos

A metodologia só vai funcionar se houver uma estratégia com objetivos claros e definidos. Cada área precisa ser contemplada dentro da ferramenta, mas é necessário considerar algumas perspectivas.

É muito importante pensar nas questões financeiras, nos clientes da empresa, em seus processos internos e no aprendizado e crescimento de todos.

Criar indicadores

Outra coisa muito importante é ter indicadores de desempenho bem definidos para que a evolução da estratégia possa ser mensurada periodicamente, tendo em vista que o BSC é uma metodologia de gestão.

Ele é mais flexível e independentemente dos tipos de indicadores escolhidos, é fundamental que sejam de fácil coleta, claros e mensuráveis. Mas é possível fazer algumas mudanças ao longo do tempo, caso seja necessário.

Com essa metodologia de gestão, uma empresa de desmontagem de móveis planejados pode fazer as mudanças necessárias ao longo do tempo.

Lembrando que uma empresa que não mede os resultados de suas ações não saberá se é necessário alterar o curso, descartar ou manter uma estratégia.

Desdobrar metas

De nada adianta traçar objetivos se eles não forem colocados em prática. Ao usar o Balanced Scorecard, é necessário ter metas individuais e coletivas para todos os profissionais envolvidos.

O desdobramento das metas precisa ser feito em conjunto, portanto, um trabalho entre o gestor e o colaborador, visto que assim é possível alinhar corretamente as expectativas.

Relacionar ações estratégicas

Cada ação desenvolvida precisa estar alinhada aos propósitos estratégicos da corporação, como a compra de um sistema de gestão que agiliza os processos, melhora a produtividade e conquista excelentes resultados.

Adotar um sistema pode ser uma das metas que uma empresa de rede proteção piscina pretende alcançar, além de estar completamente de acordo com os objetivos como um do universo corporativo, como aumentar as vendas e ser mais competitivo.

Alinhar funcionários e unidades da organização

Todos os departamentos do negócio obedecem diferentes rotinas e as demandas por resultados e ritmo de trabalho podem variar entre um setor e outro, por essa razão devem desenvolver abordagens particulares.

No entanto, mesmo que isso aconteça, todas as áreas da organização precisam estar em sintonia, visto que todos os esforços estarão voltados para o mesmo propósito.

Benefícios do BSC

Essa ferramenta de gestão traz muitos benefícios para a organização e um deles é a capacidade de desenvolver uma visão simples e intuitiva no planejamento.

Para a corporação, de nada adianta ter um excelente planejamento se poucos colaboradores conseguem compreendê-lo. Por meio do BSC, se a companhia quer começar a gerar carnê pagamento, todos vão compreender melhor esse objetivo.

Ele traz uma visão simples e intuitiva de fatores importantes e que vão ajudar a organização a crescer. Todos os funcionários entenderão quais são as metas e objetivos do negócio porque o mapa estratégico traz uma visão de todos eles.

Mais do que isso, aumenta o contato das pessoas com aquilo que precisa ser feito. Com uma visão clara do futuro da companhia, os problemas de comunicação interna e até boatos deixam de existir.

O mapa da metodologia pode ser atualizado de acordo com as necessidades da organização, sendo uma forma de garantir a continuidade das estratégias de aperfeiçoamento.

Ao passo que os objetivos e metas vão se cumprindo, fica mais fácil renovar o quadro, além de ser uma ferramenta que não fica ultrapassada.

Para uma gráfica especializada em banner para festa personalizado, isso é muito benéfico por conta das constantes transformações no mercado.

O BSC é uma ferramenta personalizável e que acompanha tudo o que acontece no segmento, a nível regional, nacional e mundial.

Por fim, o recurso foi um dos primeiros modelos de gestão estratégica que conseguiu unir indicadores tangíveis e intangíveis.

Com isso, a crença de que somente indicadores financeiros e contábeis são importantes para analisar o sucesso do negócio deixou de existir.

No fim das contas, uma empresa de terceirização de serviços deve usar o Balanced Scorecard porque se trata de um método assertivo e atual, que agrega pontos complexos ao negócio e abrange uma boa relação com o mercado e os clientes.

Também ajuda a estabelecer um bom relacionamento com os colaboradores, trazendo momentos de aprendizado e enriquecendo os conhecimentos da corporação.

Considerações finais

Toda empresa precisa de uma ferramenta de gestão capaz de ajudá-la a alcançar seus objetivos, mantendo a equipe alinhada e engajada com o propósito.

Existem muitos recursos disponíveis, mas, sem dúvidas, um dos que mais se destacam é o BSC, por conta de sua capacidade de se manter sempre atual é compatível com as exigências do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷