Este termo conhecido como Brand Awareness nada mais é do que o reconhecimento da marca. E ele é tão fundamental para um gestor quanto uma broca para aço para o setor de construção civil.
Mas existem detalhes muito pertinentes e pontuais que devem ser levados em conta antes de criar a sua estratégia. Quer entender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente que falaremos disso e muito mais!
O que é brand awareness?
O Brand Awareness mede o quanto seu público está familiarizado com a marca e todo o restante de seu catálogo. É o início do funil de vendas e tende a gerar uma confiança que será imprescindível para o fechamento da compra.
É uma vantagem competitiva e mantém um negócio na mente dos consumidores, podendo até se tornarem sinônimos de seu produto. Por exemplo, quem nunca disse ‘vou tirar um xerox”, ao invés de “vou tirar uma impressão”?
Mas calma… Atingir esse nível de reconhecimento desses é dificílimo. Siga passo a passo e se concentre na conscientização do público alvo. Isso será vital, também, para não tentar vender fios e cabos elétricos para quem deseja comprar dobra de chapa, por exemplo.
Por que o brand awareness é importante?
Toda jornada do cliente começa nesta etapa e, por isso, ela será definidora do tom de toda a experiência. Ao longo do processo poderá ter uma visão mais assertiva das características do cliente, mas não devemos nos atropelar.
Com isso, à medida que sua estratégia se propaga, descobrirá quais os reconhecimentos mais eficazes e, muitas vezes, perceberá que não vêm de suas próprias redes sociais, mas sim, dos fãs.
Como fazer para medi-lo?
Mesmo que o setor de aluguel de empilhadeira tenha crescido nos últimos tempos, não há como negar que ele também precisa estar atento ao Brand Awareness. Tudo porque, conectar o conhecimento da marca ao retorno dos investimentos o ajudará a medir os impactos (positivos e negativos) atrelados à marca.
Cada jornada do cliente é diferente e algumas podem ser mais longas do que outras. Evite tentar rastrear e atribuir valor a cada interação. Isso é uma perda de tempo. Porém, existem algumas maneiras de fazê-lo. Dentre elas, temos:
- Pesquisas de marca: são pesquisas semestrais que avaliam o que o público pensa e sente sobre sua empresa. Esses dados coletados podem ser usados para rastrear a percepção deles ao longo do tempo, fornecendo ideias importantes e necessárias para moldar a imagem de sua empresa na direção certa.
Infelizmente, essas pesquisas demandam tempo tanto para serem elaboradas quanto para serem distribuídas.
- Verifique o tráfego do site: assim como uma nova fórmula para detergente concentrado precisa ser acompanhada bem de perto, o tráfego também necessita dessa atenção. Acompanhar as diferenças, mês a mês, não é uma medida exata, mas acabou se tornando uma métrica de relatório preferida pelo gerenciamento.
O Google Analytics será seu aliado em muitas das vezes, pois conseguirá ter acesso a essas mudanças e como elas afetam o crescimento de novos usuários. Isso lhe dará uma estimativa aproximada de como seus esforços se traduziram no tráfego do site.
- Escuta social: elogios e reclamações dentro das redes sociais. Isso ocorre todos os dias e nos mais variados setores. Com isso, essa ferramenta pode ajudá-lo a moldar essa conversa e dar novas percepções àqueles que não se sentiram bem com a experiência de seu produto.
Ao investir em um software com essas funcionalidades, conseguirá entender como as conversas estão tendendo em torno de sua marca:
- Quantas mensagens estão sendo compartilhadas em torno de sua marca;
- O resumo daquilo que as pessoas estão sentindo em relação à empresa, bem como se essa ‘balança’ está pendendo para o lado positivo ou negativo;
- A participação de mercado da sua marca nas redes sociais em comparação com os principais concorrentes.
O Brand Awareness é mais uma nomenclatura utilizada pelo marketing para listar as possíveis melhorias que sua empresa pode ter a curto e médio prazo. Ou seja, com pequenas alterações, o gestor poderá sair de um capítulo complexo e estagnado, para outro de grande sucesso.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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