Biblioteca de Anúncios do Facebook

A biblioteca de anúncios é uma ferramenta de pesquisa do Facebook Ads, que reúne todos os anúncios veiculados nos aplicativos e serviços do Facebook e informações referentes a eles. É possível consultar os anúncios de qualquer página com campanhas ativas no Facebook e Instagram.

Dê o play e veja como a biblioteca exibe os anúncios de qualquer página do Facebook com campanhas no ar:

Biblioteca de Anúncios do iFood

Pontos importantes

  • O acesso à biblioteca de anúncios do Facebook não é restrito. Qualquer usuário poderá consultar a plataforma, mesmo sem possuir uma conta no Facebook ou Instagram.
  • É possível apenas verificar quais anúncios estão no ar. Não é possível saber se o anúncio performa bem ou não.
  • Se os anúncios forem relacionados a temas sociais, eleições ou política, também é possível pesquisar aqueles que se encontram inativos (ou seja, que não estão sendo mais veiculados nas redes pertencentes ao Facebook). 
  • Para ajudar na disseminação de informações verdadeiras e coesas em tempos de eleições, a biblioteca de anúncios também fornece informações adicionais sobre anúncios relacionados, como quem financiou o anúncio, a faixa do valor gasto e o alcance do anúncio em diferentes grupos demográficos. Estes anúncios são disponibilizados na biblioteca durante sete anos.

O papel da biblioteca de anúncios Facebook no marketing digital

A biblioteca de anúncios garante a transparência publicitária e oferece uma coleção abrangente e pesquisável de todos os anúncios que estiverem em veiculação nos aplicativos e serviços do Facebook, incluindo o Instagram.

Além disso, quando se trata de estratégia e competitividade para os anunciantes das redes Facebook, a ferramenta é um tesouro de informações. 

Para alcançar o máximo de eficácia em suas campanhas, o anunciante vai precisar de insights sobre o que seus concorrentes estão criando e exibindo. Esses insights vão ajudá-lo a criar conteúdos mais fortes e atraentes em relação aos demais.

Através da biblioteca de anúncios, qualquer usuário terá acesso a uma série de informações, como quando uma página foi criada, se o nome dela foi alterado alguma vez —  e se sim, quando a alteração ocorreu — e quantas outras páginas estão (ou estiveram) vinculadas à página exibida.

Em alguns casos, também é possível saber em quais países os administradores destas páginas estão localizados.

Com estas informações, o anunciante poderá identificar como e onde seus concorrentes investem em publicidade, quais anúncios exibem, como se engajam com seu público, quais ofertas promovem e quais plataformas usam.

Apesar de os custos para anunciar através de mídia paga nem sempre serem tão baixos, esses tipos de campanhas são fundamentais para que o anunciante alcance seu público mais rapidamente, promova o reconhecimento da marca, gere leads, vendas e, por fim, o crescimento dos negócios.

Como consultar na biblioteca de anúncios Facebook: passo a passo

O acesso aos anúncios da biblioteca funciona como um mecanismo de pesquisa. Basta digitar o nome de uma marca (ou um termo relacionado a ela ou a determinado produto/serviço) para visualizar todos os conteúdos que correspondam ao texto pesquisado.

Para pesquisar todos os anúncios

Os anúncios são veiculados nas páginas do Facebook e agrupados por páginas. Para realizar esta pesquisa, o usuário deverá: 

  1. Acessar a biblioteca de anúncios do Facebook Ads.
  2. Selecionar o país que deseja visualizar.
  3. Clicar na opção “Todos os Anúncios”, no campo “Categoria de Anúncio”.
  4. Digitar o nome da página ou termo a ser pesquisado na biblioteca.
  5. Clicar nos resultados exibidos para ver os anúncios correspondentes.

Para pesquisar anúncios sobre temas sociais, eleições ou política

Os anúncios sobre temas sociais, eleições ou política serão agrupados por páginas, palavras-chave ou frases. Para realizar esta pesquisa, o usuário deverá: 

  1. Acessar a biblioteca de anúncios do Facebook Ads
  2. Selecionar o país que deseja visualizar.
  3. Selecionar “Tema, eleições e política” no campo “Categoria de anúncio”.
  4. Digitar o nome ou termo a ser pesquisado na biblioteca
    • Se estiver pesquisando por página, o usuário verá um menu suspenso com os resultados relacionados ao que foi inserido. Basta clicar no resultado para ver os anúncios.

Para visualizar todos os anúncios ativos de um anunciante

Ao pesquisar os anúncios ativos de um anunciante, serão exibidos nos resultados todas as mídias (como fotos e vídeos) e textos associados à ele. É possível filtrar os anúncios de acordo com:

  • País de veiculação
  • Impressões: indicará quais anúncios receberam impressões enquanto veiculados, durante um período específico
  • Plataformas: indicará em quais canais da Rede Facebook os anúncios foram exibidos
  • Pesquisa por palavras-chave

Em cada anúncio, o usuário poderá também:

  • Ver quando o anúncio começou a ser veiculado (a parte superior do anúncio exibirá a data em que o anúncio apareceu pela primeira vez nos canais do Facebook)
  • Ver em quais canais do Facebook o anúncio foi exibido (seus respectivos ícones aparecerão na parte superior do anúncio: Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network)
  • Visualizar a identificação do anúncio e copiar o link do anúncio (cada anúncio veiculado nos canais do Facebook possui uma identificação única, que compõem a URL do anúncio). Para salvar ou copiar o link do anúncio, o usuário deverá clicar na opção “ … “ do menu e depois na opção Copiar link do anúncio. Em seguida, basta colar o link no navegador para ser direcionado diretamente ao anúncio.
  • Visualizar informações sobre o anúncio. Para isso, o usuário deverá clicar na opção Ver detalhes do anúncio, disponível na parte inferior do mesmo. Nesta página, também é possível visualizar informações específicas referentes ao anunciante. 

Para obter detalhes quanto aos anúncios sobre temas sociais, eleições ou política, o usuário deverá clicar na opção “Ver detalhes do anúncio”.

As permissões de acesso a informações relacionadas aos países de localização dos administradores de uma página serão aplicáveis somente a páginas com alto número de seguidores, ou páginas que tenham veiculado um ou mais anúncios referentes a temas sociais, eleições ou política em determinados países.

Vale ressaltar que todos os anúncios devem seguir a Política de Publicidade do Facebook. Um anúncio que não siga essa política poderá aparecer na biblioteca, porém será precedido por uma mensagem de aviso antes de sua exibição.

Por que vale a pena consultar a biblioteca de anúncios do Facebook

Primeiro, é uma fonte para realizar pesquisas sobre concorrentes diretos e indiretos. Você consegue visualizar todos os anúncios que essas empresas veiculam nas redes do Facebook atualmente, quais os formatos, criativos e textos usados.

Segundo, é uma fonte de referências para suas campanhas. É possível conferir os anúncios de outras marcas brasileiras ou estrangeiras que você tem como referência. Ter acesso a diferentes anúncios pode gerar novas ideias e insights de imagens, textos e formatos para suas campanhas online. 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *