Entenda o papel estratégico do data science e sua ponte entre negócios e tecnologia

Compreender as tendências futuras de mercado, por meio de grandes volumes de dados, é a principal função dos profissionais da ciência de dados

O data science, ou ciência de dados, é uma disciplina interdisciplinar que abrange diversas áreas do conhecimento, como programação, matemática, estatística e negócios, cujo objetivo é processar volumes massivos de dados brutos e transformar em insights significativos. Após tratados e estruturados, esses dados podem ser convertidos em informações úteis para os negócios, de modo a auxiliar na tomada de decisões empresariais.

A ciência de dados pode ser usada nas mais diversas áreas mercadológicas, tornando-se uma ponte estratégica entre os negócios e a tecnologia. A sua importância reside, principalmente, na capacidade de analisar as tendências atuais de mercado, auxiliando as empresas a compreenderem melhor os padrões de comportamento do consumidor, de modo a realizarem estratégias internas de marketing e vendas mais precisas e eficazes.

Essa otimização das estratégias é o que se conhece por personalização do atendimento, com um direcionamento específico para cada consumidor. Atualmente, os negócios que compreendem as preferências individuais do cliente conseguem oferecer produtos e serviços mais alinhados com as suas necessidades, aumentando a satisfação e conquistando a fidelização deste consumidor.

Entre as principais áreas de atuação que um cientista de dados pode atuar, está o mercado financeiro, como analista de risco e detector de fraudes; no setor de saúde e medicina, com a automação de atendimento e diagnóstico; no setor público, com a automação de atendimento, tornando os serviços menos burocráticos, bem como auxiliando na análise de dados para a tomada de decisões governamentais; e diversas outras áreas, como marketing, esporte e meio ambiente.

Com isso, as empresas estão ampliando o seu horizonte e investindo cada vez mais em tecnologia de automação e profissionais qualificados em ciência de dados para atuar na área. Assim, devido a carência no mercado por este tipo de profissional especializado, muitas faculdades estão oferecendo formação específica em data science ou ciência da computação EAD ou presencial, de modo a suprir as necessidades mercadológicas, que tendem a crescer cada vez mais nos próximos anos.

Para os profissionais já formados em alguma área de tecnologia da informação, é preciso investir em conhecimentos específicos sobre o data science, visto que existem diferenças de atuação das demais áreas, que podem focar em construção de softwares e algoritmos. Na ciência de dados, o foco está em explorar e analisar big data para compreender padrões e prever as tendências futuras de mercado, de modo a redirecionar as estratégias empresariais.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷