No mundo cada vez mais digital em que vivemos, as empresas, sejam elas dos setores automobilísticos ou de ventilador climatizador, precisam encontrar maneiras de se conectar com os consumidores de forma relevante e significativa em todos os pontos de contato.
É por isso que a adoção de estratégias de marketing multicanal se tornou fundamental para o sucesso das empresas que desejam se destacar no mercado. Com a implementação de uma estratégia de marketing multicanal, as empresas podem utilizar uma variedade de canais de comunicação, como mídias sociais, e-mail, mensagens de texto, anúncios online e offline, eventos e muito mais para atingir seu público-alvo.
Além disso, é possível criar experiências de marca personalizadas e coesas em todos os canais, o que ajuda a aumentar o engajamento e a fidelidade do consumidor. Caso tenha ficado curioso com esta fala e deseje compreender melhor, continue com a gente!
Estratégias de marketing multicanal: o que são?
As estratégias de marketing multicanal são aquelas que envolvem a utilização de múltiplos canais de comunicação para alcançar e engajar o público-alvo de uma empresa, ou seja, você pode até pegar suas fitas do bonfim e orar com elas, mas junte isso a um esforço contínuo e diário.
O objetivo é oferecer uma experiência de consumo mais completa, para que o cliente possa interagir em diversos pontos de contato, seja na loja física, no site, nas redes sociais, por e-mail, via chatbot e etc. O fundamental é dar suporte a eles.
A principal vantagem tem a ver com a possibilidade de atingir um público mais amplo e diversificado, além de oferecer uma experiência de consumo que se adapta às preferências e necessidades de cada cliente. Isso aumenta consideravelmente as chances de conversão e fidelização.
Como implementar essas estratégias para engajar os interessados pela marca e pelos produtos?
Tão imprescindível quanto uma mangueira de incêndio para o corpo de bombeiros é a mentalidade inovadora dentro de uma empresa. Por isso, o marketing multicanal é excelente e eficaz.
E para implementar essas estratégias para engajar os interessados pela marca e pelos produtos, precisamos seguir um passo a passo que, por vezes, é mais simples do que você pode imaginar. Abaixo explicaremos melhor:
- Conheça o seu público-alvo: Antes de escolher os canais de comunicação, é importante conhecer bem o público-alvo. Portanto, faça pesquisas para entender suas preferências e hábitos e, a partir de então, escolha aqueles que eles mais usam (se houver muitos, verifique dois ou três que ache válido);
- Escolha os canais de comunicação: Existem diversos canais de comunicação disponíveis, como Instagram, Tik Tok, Facebook, e-mail marketing, anúncios pagos, SMS, entre outros;
- Crie uma mensagem coerente: A mensagem da marca deve ser coerente em todos os canais escolhidos. É importante manter a mesma identidade visual e tom de voz para que o consumidor possa identificar facilmente a marca. É como uma central de alarme de incêndio, que conta sempre com os mesmos termos e siglas na hora das ocorrências;
- Personalize a mensagem: Personalizar a mensagem para cada canal de comunicação pode aumentar o engajamento do consumidor. Isso é algo que já foi testado por diversas vezes e aprovado pela maioria.
Por exemplo, é possível criar anúncios específicos para cada plataforma, usando imagens e linguagem adequadas para cada uma delas. Lembrando que o Canva é um aliado e tanto nessas horas que precisa de moldar um material que ‘encha os olhos’ do público;
- Monitore e analise os resultados: É importante seguir essa prática ao longo do tempo, tudo porque será mais fácil para avaliar a efetividade da estratégia. Isso pode ajudar a identificar quais canais estão trazendo mais resultados e onde é preciso investir mais;
- Integre os canais de comunicação: É óbvio que, quando feito com exatidão, essa prática irá aumentar o engajamento do consumidor. Neste caso, é possível criar anúncios direcionados para pessoas que já conhecem a marca, seja através das redes sociais ou por se cadastrarem na lista de e-mails;
- Use tecnologias de automação: Não há como negar que essas são ferramentas que vieram para ficar. Além disso, elas podem ajudar a gerenciar as campanhas de marketing multicanal de forma eficiente.
Ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management) centralizam as informações dos clientes e integram os diferentes canais de comunicação em um único lugar.
Agora é a hora de você tentar – e conquistar – novos adeptos e, ao mesmo tempo, retê-los para expandir seus lucros. Lembre-se de ter colaboradores bem treinados, pois serão eles que o ajudarão nesse processo.
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