IA: Entenda sua influência para o mercado digital

Antes a inteligência artificial era retratada em filmes de ficção científica como algo distante e pouco palpável. Atualmente, setores tão distintos quanto os de Tecnologia ou de Misturador de argamassa se beneficiam com este conceito.

Mas não para por aí, pois o mercado digital conseguiu se propagar ao longo dessas últimas décadas com inovações espetaculares. Ficou curioso e deseja compreender melhor o tema? Então, vem com a gente!

Inteligência Artificial e Marketing Digital

A Inteligência artificial pode melhorar o alcance das campanhas de marketing digital e, além disso, reduzir a possibilidade de erro humano. Com o machine learning, é correto dizer que, em breve, as máquinas não precisarão da Inteligência humana para se propagar e quem investir boas quantias conseguirá uma expansão incrível.

No entanto, o toque pessoal ainda é necessário para se conectar adequadamente com seus clientes. Sentimentos como empatia e compaixão são qualidades não replicadas na tecnologia, ou seja, você não precisa ficar com medo de perder o seu emprego se tiver experiência e proatividade.

IA e a Geração de Conteúdo

Imagine que você seja gestor de uma marca de Impressoras térmicas. a geração de conteúdo é fundamental e, por isso, a inteligência artificial pode ajudá-lo a gerar textos e chamadas de ação que o colocarão à frente da concorrência.

A IA tem a capacidade de selecionar e desenvolver conteúdo antes de entregá-lo às pessoas certas nos canais certos. Ou seja, a ferramenta não só produz algo dentro de assuntos viáveis, como desenvolve ideias, dependendo de certos fatores.

Os profissionais de marketing digital já estão sendo ajudados quando o assunto são estratégias de conteúdo de ponta a ponta. Quer mais? A IA gera relatórios completos sobre iniciativas com pouca ou nenhuma intervenção humana.

Publicidade digital aprimorada por IA

Assim como a instalação de Cantoneiras de ferro é imprescindível para determinados tipos de escadas, a publicidade precisa ser aprimorada e, na realidade, essas técnicas seriam impossíveis de ‘verem a luz do dia’ sem algum tipo de IA. 

Pense o seguinte: você adquire painéis de LED e, com base em algoritmos, esses sistemas são executados de forma independente, que condizem com os anseios de certas pessoas. Esse conceito se chama “publicidade programática” e é tão versátil quanto um Pallet De Madeira para um supermercado.

Hoje em dia, as empresas desejam que suas propagandas saiam do terreno comum e ganhem em inventividade. A inteligência artificial dará isso e muito mais.

Chatbots

Os chatbots são um tipo de IA que se tornaram um divisor de águas, principalmente depois da chegada da pandemia, tudo porque, setores como os alimentícios viram uma necessidade crescente de responder seus clientes com maior rapidez. 

O aspecto benéfico se dá com a influência que eles podem ter na experiência do cliente. Lembrando que o chatbot funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, ou seja, é uma economia de tempo e dinheiro.

Mas não permita que a tecnologia tome a decisão final sobre uma reclamação. Desta forma, se um cliente quiser ter um diálogo com um humano, priorize esta vontade. 

Análise Comportamental

Todas as empresas estão considerando fatores como dados para seus departamentos de marketing. Isso ocorre porque, com eles, o gestor terá mais assertividade na hora de enviar um e-mail com promoções e novidades.

Mas os seres humanos não têm capacidade de examinar um fluxo tão grande de informações. É aí que a inteligência artificial entra. Atrelados a isso, teremos ideias mais aprofundadas sobre o gosto de cada pessoa  é o machine learning trabalhando em seu máximo desenvolvimento. 

Imagine como seria relevante, se a sua marca conseguisse prever o comportamento de seus mais fiéis clientes no futuro? Com todos os dados interligados, não podemos dizer que isso é impossível.

As empresas estão investindo pesadamente em inteligência artificial. À medida que surgem casos de usos adicionais, aprenderemos quais métodos são mais e menos eficazes no marketing digital.

Ao longo das próximas décadas teremos mudanças importantes e uma visão completamente nova daquilo que chamamos de marketing digital. Ao mesmo tempo, quem não se envolver nisso, ficará para trás, com risco de fechar as portas. 

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