A velocidade do site é uma das maiores preocupações para qualquer dono de uma página na web, já que ela impacta diretamente o desempenho e os resultados conquistados, de acordo com o próprio Google, 40% dos usuários abandonam o site se ele demorar mais de 3 segundos para carregar, enquanto 52% afirmam que a velocidade de carregamento está diretamente conectada a fidelidade vinculada aquela página.
Além disso, 14% migram para outro site caso o carregamento seja lento, enquanto 23% interrompem a sua conexão, ainda de acordo com pesquisas do portal Portent, cada segundo que se passa de carregamento do site reduz a taxa de conversão em uma média de 4,42%.
Sendo assim, cada segundo importa muito para uma página, assim como a dobra de chapa é crucial para o manuseio e a formatação de uma chapa de aço, a velocidade de carregamento é fundamental para metrificar o desempenho do site e trazer uma experiência única e assertiva até os seus usuários, e quando falamos de velocidade, também devemos falar de plataformas e ferramentas que te ajudam nessa jornada.
A mais famosa delas é justamente o chamado Google Pagespeed Insights, se você tem um site, essa é uma ferramenta obrigatória que você deve conhecer e aplicar dentro das suas estratégias, no texto de hoje, falaremos tudo sobre ela, o que ela é e os motivos que fazem com que você deva utilizá-la, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o Google Pagespeed Insights?
O Google Pagespeed Insights, ou também conhecido como PSI, é uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Google que tem como principal objetivo, avaliar o carregamento de uma página na web, levando em consideração o período para apresentar todos os textos, imagens e formulários.
Vale ressaltar que essa é uma ferramenta totalmente gratuita e que avalia tanto os sites na sua versão para computadores quanto também para dispositivos móveis, ajudando a pessoa a entender melhor o desempenho da página em cada uma dessas opções.
Nesse sentido, a ferramenta tem como objetivo apresentar uma melhor experiência ao usuário e aperfeiçoar o desempenho do site, mostrando seus resultados de carregamento e ainda dando dicas e trazendo dados relevantes para que o site possa ser aperfeiçoado e modificado trazendo uma experiência amplificada.
Como funciona o Google PSI?
É claro que, para ser uma plataforma de renome sendo considerado o melhor medidor de dados sobre velocidade de carregamento na web, o seu funcionamento deve ser exemplar, pensado e detalhado todo em seus mínimos detalhes, assim como um Projeto de instalações elétricas.
E o seu funcionamento atua da seguinte forma: uma ferramenta open source conhecida como Lighthouse coleta, analisa e processa dados de laboratório, que são combinados com dados reais trazidos pelo Google User Experience Report, o resultado dessa mescla de informações é justamente a pontuação que informa como está o desempenho de uma página.
Além do seu resultado final, a plataforma ainda fornece informações e dicas para a realização de melhorias, funcionando como um avaliador sobre o desempenho da página, se tornando uma ferramenta totalmente segura e que indica o melhor caminho para cada situação.
Quais os benefícios de utilizar o Google Pagespeed Insights?
Melhorar a velocidade de carregamento de um site é sem dúvidas, uma das tarefas mais essenciais para qualquer página que deseja ampliar o seu rendimento e alcançar o sucesso, e utilizar essa plataforma do Google pode trazer benefícios variados para o seu site.
O primeiro ponto é justamente a melhoria na experiência do usuário, com dicas pontuais, avaliação de desempenho e exemplos do que deve ser feito, a ferramenta auxilia a ampliar a experiência do usuário, trazendo uma navegação mais rápida e otimizada, o que traz como consequência, o aumento no número de leads e até mesmo na taxa de conversão de leads.
O segundo ponto é a otimização na jornada de compra, todo o processo dentro do funil de vendas ocorre de maneira muito mais fluida e automática, o que facilita a experiência total do usuário desde o primeiro contato com o site até a tão sonhada conversão.
Por fim, ainda vale ressaltar a diminuição no índice de abandono, como vimos lá em cima no primeiro parágrafo, um carregamento lento corrobora para que as pessoas abandonem e troquem de site, então o uso do Pagespeed Insights auxilia a identificar os problemas e podar os pontos negativos como se estivesse utilizando um Martelete demolidor, trazendo uma experiência completa e diminuindo consideravelmente a taxa de abandono.
Como usar o PSI?
Se você está interessado e quer saber como utilizar essa plataforma, saiba que é bem simples, o primeiro passo é acessar o Google Pagespeed Insights, depois basta copiar e colar o link que você deseja que a plataforma analise.
Com ele copiado, clique em “analisar” e pronto, ele trará a nota e o ranqueamento de um site , após isso, todo o relatório estará disponível para você verificar se o seu site está apto ou não, vários dados serão gerados e um relatório completo ficará disponível para que você confira seus erros e acertos.
Você também terá algumas dicas e mudanças que podem ser feitas e vão te ajudar na melhoria do seu desempenho, vale a pena ficar de olho no relatório completo e ficar possíveis mudanças caso tenha alguma necessidade.
Como alcançar a nota máxima na plataforma?
É claro que, após utilizar a plataforma, seu objetivo será alcançar a nota máxima ou ao menos chegar próximo dela, já que um carregamento rápido representa uma otimização completa e uma melhoria de desempenho geral, atraindo novos usuários e agregando em toda a experiência das pessoas que acessam a sua página, e o próprio Google pagespeed Insights faz algumas recomendações de como melhorar o seu desempenho na plataforma.
Primeiro é preciso otimizar todos os códigos HTML, removendo tags sem sentidos e até mesmo informações duplicadas, segundo, é necessário fazer um bom uso do cachê, utilizando plugins que funcionam de forma mais intuitiva e eficaz, evitando possíveis danos no carregamento.
Também é necessário compactar as imagens trazendo uma otimização e uma renderização em seu formato, removendo os excessos como faz um Carregador Florestal, diminuindo o tamanho das imagens para acelerar o carregamento.
Por fim, é necessário utilizar a ferramenta AMP – Accelerated Mobile Pages, essa é uma ferramenta criada pelo Google que permite justamente, o foco no carregamento rápido dos dispositivos móveis.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
Deixe um comentário