O caminho pode ser mais tranquilo do que muitos pensam; é preciso ter um pouco de estratégia e boas práticas
Vivemos em um mundo hiperconectado, onde até as coisas têm acesso à internet. As redes sociais, principalmente o Instagram, entram neste processo como uma feira livre, sem gritaria, sem aperto, mas com o mesmo potencial de compra e venda para os participantes. Praticamente todo mundo está lá, inclusive as empresas, que buscam seu lugar ao sol neste local, que está longe de ser terra de ninguém. E a sua empresa, está conseguindo se destacar no Instagram? O caminho pode ser mais tranquilo do que muitos pensam, mas é preciso ter um pouco de estratégia e boas práticas.
O Instagram já ultrapassa a marca de 1,4 bilhão de usuários no mundo, e o público brasileiro já é o segundo mais presente na plataforma. Longe de ser apenas um divertido aplicativo de compartilhamento de fotos, a rede social é um excelente palco de estratégias digitais para empresas, que utilizam as funcionalidades como posts patrocinados, stories, lives e mensagens para alavancar as vendas. A rede já conta com cerca de 2 bilhões de anunciantes ativos por mês em todo o mundo.
Quem não é visto, não é lembrado
O potencial do Instagram para aumentar as vendas dos negócios é inquestionável. Longe de ser apenas uma rede social para compartilhar fotos, o Insta é um mercadão cheio de oportunidades para quem sabe aproveitar.
Os números são inspiradores para os empreendedores: 60% das pessoas descobrem novos produtos pela plataforma, 73% dos usuários seguem marcas e 72% interagem com influenciadores. Por meio do Instagram, 85% das pessoas descobrem novos produtos, 84% pesquisam informações sobre produtos e serviços e 83% decidem o que vão comprar. Por isso, é importante que empresas invistam em publicidade, por meio do Instagram Ads. Mas, para otimizar os resultados, é preciso investir em uma página de qualidade.
Primeiros passos
Para quem deseja começar no aplicativo, algumas dicas vão ajudar nos primeiros passos. Em primeiro lugar, é preciso definir o perfil como um perfil comercial; assim, além de informar telefone, endereço e descrição do negócio, os gestores terão acesso a dados gerenciais, como impressão, alcance e engajamento das publicações. O Instagram for Business é uma ferramenta que o aplicativo disponibiliza para empresas, onde podem conferir o desempenho da página de forma muito organizada, além de definir quem é seu público.
Informação nunca é demais
A bio do Instagram é um local muito importante para colocar as informações mais relevantes da empresa, como contato, localização e forma de funcionamento. Descreva resumidamente sua empresa, com tudo que seja importante para seus seguidores. Sua página no Instagram deve funcionar como uma espécie de cartão de visitas, por isso é importante ter um link na bio, que direcione as pessoas para tudo o que interessa da empresa.
Dê um comando
Às vezes, o que falta em um post para converter em vendas é um comando para o seguidor. Com tantas informações presentes nas redes sociais, você não espera que seu cliente saia investigando onde adquirir seu produto ou serviço, não é? Inclua um Call-to-Action, chamada para ação, nos seus posts e facilite a vida do seu cliente. É aquela mensagem simples: “Quer saber mais? Clique aqui”. Assim, o usuário já vai ser encaminhado para o próximo passo de uma forma muito natural.
Imagem em movimento é tudo
Embora o Instagram seja uma plataforma de imagens, o que faz mais sucesso atualmente lá é a imagem em movimento, o vídeo. Aposte em vídeos curtos, que tragam informação e promovam seus produtos e serviços de forma natural e espontânea. O live commerce é a maior sensação entre as empresas, porque reproduz um formato que sempre deu muito certo para a publicidade: os anúncios em programas de auditório.
A estratégia alia vendas e divulgação de produtos ao vivo e online, incentivando a compra de produtos e serviços, por meio do estímulo do interesse do público. Normalmente, a estratégia é tirar dúvidas, apresentar formas de usar, compartilhar experiências e ensinar como é fácil usar e manter, por exemplo.
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