Persona: como criar do zero para um cliente?

Para que uma empresa possa desfrutar dos benefícios que o marketing digital oferece, ela precisa utilizar as ferramentas para facilitar o seu trabalho. A persona é um desses recursos, que otimiza as ações de maneira positiva.

Quem trabalha com publicidade ou com marketing, provavelmente já teve a experiência de precisar entender melhor o público-alvo da sua companhia. Essa informação é fundamental por vários motivos.

Uma delas é justamente a possibilidade de desenvolver produtos ou serviços que atendam às necessidades dos clientes. Além disso, é essencial saber com quem se vai falar, para que a produção de conteúdos tenha um melhor direcionamento.

De fato, uma pessoa que pesquisa qual o valor de cerca elétrica residencial possui traços diferentes daquela que está procurando por peças de roupa para academia. Por isso, não existe fórmula pronta para o marketing digital. É preciso personalizar.

Uma companhia que está produzindo um tipo de material para o seu site ou para os seus perfis nas redes sociais depende de um direcionamento para que o conteúdo possa ser verdadeiramente atrativo.

Esse direcionamento pode ser realizado com sucesso com a criação de uma persona para a empresa. De forma prática, é preciso saber com quem se vai falar para que aquele conteúdo atenda às expectativas.

Nesse sentido, é altamente indicado que uma empresa que ainda não conta com esse elemento busque-o o quanto antes. Neste artigo, será possível entender o que é persona, a importância de ter uma bem definida, como usá-la e ver dicas para criar do zero.

O que é uma persona? 

Uma clínica para fazer exame demissional, da mesma maneira que um escritório de contabilidade, já percebeu que as pessoas que frequentam o seu estabelecimento podem apresentar uma série de características semelhantes.

Levando em conta esses aspectos, ela poderá ter maior sucesso nas suas campanhas. Nesse sentido, conhecer o público é essencial para que seja possível desenvolver a persona da marca.

A persona se trata de uma representação fictícia de quem seria o cliente ideal de uma empresa. Para a construção de uma persona, é fundamental ter uma base com as principais características demográficas e comportamentais dos clientes.

Quando se desenvolve a persona, é também importante que se faça a criação de outros elementos, que ajudam a entender mais sobre o perfil de quem compra da empresa. São alguns exemplos:

  • Histórias pessoais;
  • Objetivos;
  • Motivações;
  • Preocupações;
  • Desafios.

Para que seja possível definir a persona com sucesso, é fundamental ter tido contato com o público-alvo da companhia. Isso permite uma análise mais clara, na qual se identificam os pontos em comum citados anteriormente.

Nesse sentido, uma empresa de carteira carro e moto, ou de qualquer outro setor, que já tem uma base de clientes terá a melhor fonte possível para começar a entender o seu público.

É claro que diferentes perfis serão encontrados, mas isso é um ponto positivo, pois ajuda na exemplificação da persona. Além disso, uma mesma companhia pode ter mais de uma persona para desenvolver as suas estratégias.

Um ponto essencial que precisa ser considerado é o de que o foco deste estudo não deve ser somente nos clientes satisfeitos. Os insatisfeitos podem trazer uma série de dados importantes.

Afinal, é por meio das percepções que os clientes têm do seu produto que será possível perceber o que precisa ser melhorado e o que está atendendo aos consumidores com sucesso.

Importância de ter uma persona definida

Criar uma persona é um passo necessário para que uma companhia possa conquistar maiores benefícios para as suas estratégias de marketing e publicidade.

Sendo assim, seja para vender acessórios para cachorros shih tzu ou para oferecer serviços de advocacia, ter uma persona se torna o caminho mais simples para determinar o tipo de conteúdo que deve ser produzido para que se possa alcançar objetivos.

Ao mesmo tempo, esse cuidado é um grande auxiliar para que seja possível desenhar estratégias de marketing com foco no público que deve ser impactado. O próprio tom e o estilo do conteúdo também são delineados de acordo com a persona.

Não há como negar que nem sempre a produção de conteúdos é simples. Nesse sentido, a criação da persona é um caminho para ajudar na definição dos tópicos que serão abordados, gerando maior engajamento.

Por fim, a persona ajuda a entender onde esses potenciais compradores estão buscando informações, assim como a compreender mais sobre como eles desejam consumi-las.

Como usar a persona?

É de suma importância que qualquer empresa, tanto aquelas que trabalham com fechamento de lavanderia com vidro quanto lojas de roupas femininas tenham personas criadas para serem usadas nas suas estratégias.

Diante disso, ao criar a persona, a empresa consegue usar esse recurso para várias ações, podendo, assim, ter sucesso em práticas do dia a dia, tais como:

  • Criação de conteúdos direcionados;
  • Criação de necessidades no público;
  • Entender e suprir as dores do cliente;
  • Saber em quais canais trabalhar.

De fato, o uso da persona pode ser considerado quase que obrigatório para as empresas que desejam empreender várias estratégias e conseguir resultados mais efetivos.

5 dicas de como criar persona do zero 

Depois de entender melhor o que é, qual a importância e como usar uma persona, chega o momento de partir para a ação. Com as dicas a seguir, uma empresa de assistência ao domicílio ou de diferentes áreas pode conseguir construir a sua persona do zero.

1. Definir as características da persona

O primeiro passo é definir as características da persona. Isso inclui definir itens como nome, idade, profissão, hábitos, hobbies, preferências de compra, canais que utiliza e vários outros aspectos comuns da vida das pessoas.

Algumas empresas, para tornar a persona ainda mais real, utilizam um modelo gráfico para representar a imagem da persona. Isso ajuda, por exemplo, na construção da imagem de um potencial cliente interessado em auto peças caminhão Mercedes.

2. Fazer pesquisas

Fazer pesquisas com a base de clientes já existentes na companhia é um caminho interessante para obter dados mais fidedignos possíveis para a elaboração da persona.

Para estimular que os clientes respondam, uma sugestão é oferecer alguma bonificação, como um vale desconto para uma próxima compra.

3. Criar hipóteses

Para entender os hábitos dos clientes ao entrarem em contato com o que a companhia oferece, é fundamental ter em mente situações comuns que levam uma pessoa a comprar ou buscar informações com uma loja.

Criar hipóteses é um modo prático de prever situações e, com isso, criar soluções que tornem a vida do cliente mais fácil. Isso faz com que essas pessoas se transformem em clientes sem maiores dificuldades, percebendo os benefícios oferecidos pela marca.

4. Estabelecer um número de personas a criar

Com uma boa quantidade de dados em mãos, é preciso definir quantas personas serão desenvolvidas para garantir que as ações possam ser executadas com sucesso.

É preciso estar atento a uma questão muito importante: o número de personas não deve ser muito amplo, justamente porque criar muitos perfis diferentes pode trazer confusão e pouca produtividade.

Na prática, ter vários perfis diferentes para se espelhar pode comprometer a qualidade dos conteúdos criados, assim como dificultar o desenvolvimento de soluções efetivas para os clientes.

Por isso, é de grande importância que a criação da persona seja mais reduzida, devendo ser eficiente ao considerar as características do público-alvo para que as ações possam trazer os devidos resultados.

5. Fazer descrições da persona

Outra ação que pode auxiliar no desenvolvimento da persona de uma empresa de marceneiro cozinha planejada é fazer descrições sobre as personas criadas. Na primeira etapa, existe um questionário com informações.

Depois, com esses dados estabelecidos, é interessante criar uma narrativa que ajude a equipe de marketing a idealizar situações e a compreender mais sobre os perfis de pessoas que compram com a empresa.

Com essas cinco dicas, a criação da persona se torna mais simples e eficiente, trazendo, assim, recursos para que a companhia possa desenvolver melhor as suas campanhas de marketing e publicidade e consiga impactar de forma direta o seu público.

Considerações finais

Muitas das empresas que já atuam com marketing na internet encontram desafios para conseguir impactar clientes de forma efetiva. Diante disso, precisam saber como utilizar ferramentas que permitam um trabalho mais personalizado e que traga retorno.

Uma das ações mais interessantes e produtivas é o desenvolvimento de uma persona. Com isso, não apenas a marca consegue transformar as suas ações, como também passa a conquistar os seus clientes com maior facilidade.

Por isso, é essencial utilizar as dicas abordadas neste conteúdo para a criação de uma persona do zero, o que vai trazer vantagens expressivas para a empresa nas suas ações do dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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