Montar uma empresa focada em e-commerce é uma tarefa prazerosa e, ao mesmo tempo, árdua; para saber se o negócio está indo na direção da prosperidade, é preciso acompanhar de perto sua evolução e seus resultados. Para isso, existem as métricas de e-commerce, que são dados e formas de apresentar os resultados de uma loja virtual, e a coleta e análise desses dados vai dizer como está a performance daquela loja, quais estratégias devem ser tomadas e onde investir para fazer com que o negócio seja ainda mais rentável, ou, em algum casos, pare de apresentar prejuízo.
De certa forma, as métricas funcionam como uma espécie de bússola, que vai orientar por onde começar a investir e atualizar estratégias para o comércio. Acompanhar esses resultados ajuda a reduzir custos e identificar tendências do mercado. Entre as principais metas, podemos destacar:
Taxa de conversão
A taxa de conversão é um indicador de quantos visitantes no site realmente consomem algum produto ou se apenas estão olhando. Ou seja, quanto maior a taxa de conversão, mais vendas o site está efetuando.
O cálculo é bem simples, e existem muitos programas e plug-ins que fazem isso automaticamente; a conta é feita dividindo o número de visitantes no site em um determinado período que efetuaram alguma compra pela quantidade de total de visitantes no mesmo período, e multiplicar por 100 para ter um valor em porcentagem. Por exemplo, se 100 consumidores acessaram o site durante um mês e nenhum comprou um produto, o valor de conversão será 0 (pois 0 dividido por 100 é igual a 0, multiplicado por 100 fica 0% de conversão); agora, se, de 100 consumidores, 50 compraram algum produto, o valor de conversão será 50 (já que 50 dividido por 100 é igual a 0,5, multiplicado por 100 é igual a 50, ou seja 50% de conversão).
Assim, quanto maior for a taxa de conversão, melhor é o desempenho do site. Quando a taxa é baixa, significa que algo está errado e precisa ser investigado.
Ticket médio
O ticket médio é o valor relativo à média de compra que cada cliente gasta na loja. Saber essa métrica diz para o gestor qual é a quantidade mínima de vendas que devem ser feitas no mês para igualar os ganhos e custos do empreendimento, a famosa meta.
Para chegar a esse valor, é preciso dividir o valor total de produtos vendidos no mês pela quantidade de clientes que fizeram alguma compra no mesmo período; quanto maior for o valor, menos clientes são necessários para bater a média mensal, e vice-versa.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é um valor que mede quantos visitantes passam pelo site sem interagir com nenhuma parte dele, ou seja, sem clicar em nenhum link ou seguir para uma próxima página dentro da loja virtual. Quanto maior o valor da taxa de rejeição, menor será o desempenho do site. Normalmente, essa métrica é dada em porcentagem, e valores altos significam que algo não está do agrado dos visitantes, talvez o site esteja muito confuso, ou com poucas ofertas, ou a estética não seja agradável. Conhecer e analisar essas métricas com bastante cuidado e antecedência pode ajudar um site a se precaver e se atualizar para atender melhor os clientes em datas específicas e rentáveis para o varejo, como Black Friday e Natal.
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