Com as dinâmicas impostas pelos paradigmas digitais, é imprescindível que se busque um lugar de destaque. No entanto, para que isso aconteça, é preciso entender o que é como fazer uma pesquisa de concorrência.
É muito comum o fato de que as dinâmicas da internet propiciem um grande contingente de empresas do mesmo ramo disputando a mesma atenção.
Por isso, entender quais são os concorrentes daquele mercado e quais as suas dinâmicas comunicacionais se torna fundamental.
Afinal de contas, sem conhecê-los, fica impossível traçar um bom plano de marketing para atrair os clientes daquele mercado.
Uma empresa que faz desmanche peças, por exemplo, precisa entender quais são os resultados mais impactantes para o seu público.
Muitas vezes, a concorrência está oferecendo um tipo de produto ou condições que obsolecem os esforços da empresa. Portanto, tomar algumas medidas para entender as demandas do público e, sobretudo, as ofertas dos concorrentes é crucial.
Contudo, é preciso seguir com muito cuidado dentro desse mercado, uma vez que há, aqui, um caminho caudaloso a ser percorrido.
A pesquisa de concorrência não faz da empresa uma vanguardista em seu segmento. É muito provável que grande parte das outras marcas já façam.
Neste sentido, mais do que apenas uma perspectiva facilitadora no que diz respeito ao reconhecimento do mercado, a pesquisa de concorrência é imperativa para qualquer negócio.
Se, porventura, um depósito de materiais de construção está inserido no mercado com o seu tradicional piso vinílico de encaixe, mas não foca nesse aspecto da pesquisa.
Pode ser que, antes que a gestão da empresa perceba, a concorrência já articule uma resposta tão impactante quanto.
Ou seja, há a chance de se perder parte significativa do mercado por conta da negligência de um fator tão fundamental. Diante disso, é importante deixar claro algumas vantagens que a adoção de um bom sistema de pesquisa de concorrência pode causar:
- Orientar decisões;
- Identificar mercado;
- Coordenar novas campanhas;
- Identificar erros.
Esses são alguns dos tantos pontos de benefícios que uma boa pesquisa de concorrência pode trazer para uma empresa.
O primeiro ponto faz referência aos dados colhidos daquele mercado. Com ele, é possível compreender quais produtos podem ser colocados à disposição ou, também, focar nos preços praticados.
Tudo isso vai depender das avaliações dos concorrentes frente ao mix de produtos que a empresa tem para oferecer.
Uma corretora que está alugando apartamento planejado 50m2 pode entender quais são os resultados mais relevantes para seu público.
Partindo dessa compreensão, ela consegue estabelecer quais são os tipos de design que os clientes gostam e as práticas de preços que mais os atraem.
O exemplo citado anteriormente diz respeito aos dois próximos tópicos: identificar mercado e coordenar novas campanhas.
Já com relação ao último, é muito importante que, diante dos acertos da concorrência, sejam identificados os erros da empresa.
Se uma loja de toldo policarbonato fume ter identificado que seus preços não são competitivos, é preciso agir. Partindo dos dados que o mercado fornece, é possível traçar a exata rota a ser percorrida pela empresa.
O que é pesquisa de concorrência?
A partir dos pontos supracitados, já é possível detalhar um pouco mais os porquês de se assumir o compromisso de uma pesquisa de concorrência. Nesse sentido, é fundamental que se compreenda o que é e como fazer uma boa pesquisa no mercado.
A pesquisa ou análise de concorrência é o que o nome já diz: a busca de dados de um determinado segmento a fim de compreender quais são os principais competidores.
Essa identificação é importante porque nenhuma empresa reina soberana em um segmento sem que outras apareçam para tentar capturar uma fatia desse mercado.
Se um prestador de consultoria para projeto arquitetônico hamburgueria estiver disposto a adotar esse método, será possível identificar todos os entes pertencentes a esse segmento.
Esse é o momento em que uma análise acurada e todos os dados se faz necessária, uma vez que só com isso será possível agir.
Identificando quais as principais ofertas desse mercado e os preços praticados, há uma possibilidade de ouro de se estabelecer.
Esse é o momento em que a empresa deve avaliar todos os pormenores dos principais concorrentes e, principalmente, se o seu negócio está de acordo com as práticas daquele segmento.
Colocando tudo isso em perspectiva, a identificação de falhas e acertos pode dar a tônica do que virá a seguir.
Saiba como aplicar
Os fatos mencionados até então neste artigo fornecem as ferramentas necessárias para a compreensão do quão importante é aplicar esse mecanismo dentro de uma empresa.
Contudo, é importante que algumas dicas sejam seguidas para que isso ocorra de forma salutar. São elas:
Ter objetivos
Os objetivos são os pontos chaves para qualquer pesquisa. Por isso, é importante defini-los de forma clara. Eles vão nortear todos os critérios que vão permear a análise e, portanto, essa deve ser a primeira etapa a se seguir.
Por exemplo, uma empresa que vende peças para dormitórios infantis, ao compreender que precisa entender a concorrência, tem de ter em mente quais são os objetivos.
Supondo que a busca é por um aumento de faturamento. Nesse momento, ela pode levantar dados sobre os itens mais vendidos pela concorrência.
Além disso, se há uma perspectiva de atração de novos clientes, é preciso entender, dessa vez, quais são os pontos de insatisfação que as empresas do segmento causam nesse público para que, assim, consiga suprir e atraí-los.
Focar na concorrência
Esse é um dos pontos mais fundamentais e, por isso mesmo, pode parecer um pouco óbvio tratá-lo aqui. No entanto, não é. É importante, mais do que entender quais são os concorrentes, definir quais são os principais.
Isso significa dizer que um segmento com muitas opções de empresas disponíveis, precisa ter uma perspectiva mais precisa.
Isso não significa dizer, contudo, que é preciso focar nas principais empresas do segmento ou nas maiores.
Na verdade, compreender quais são os detalhes da empresa que está efetuando a pesquisa é primordial, uma vez que, a partir dessa análise, será possível entender quais são os concorrentes de fato naquele segmento.
Uma empresa que presta o serviço de picking automático pode entender quais são os principais nomes daquele segmento.
Mas isso não significa que eles concorrem diretamente com a marca, uma vez que é preciso entender, também, quais são os pormenores de cada uma dessas empresas.
Supondo que a primeira tenha um enfoque em regiões centralizadas com uma abordagem mais despojada e as outras estejam em outras localidades e com uma abordagem mais formal, há, portanto, dois nichos diferentes.
Por essa razão, é tão importante que se compreenda os detalhes internos e externos daquele mercado.
Fazer análise e aplicação
Com as principais perspectivas do mercado em mente, já é plausível que se colham os dados necessários para a compreensão da concorrência.
Esse é o momento em que a equipe de marketing irá sentar e fazer uma análise minuciosa de todos os pontos que foram levantados.
No caso, se essa empresa tiver no segmento de design de interiores e tiver compreendendo o seu mercado, é possível que ela encontre algumas informações valiosas para a consolidação no mercado.
Supondo que a empresa concorrente está com um projeto de envelopamento de parede 3D que tem se tornado tendência, é importante que essa perspectiva forneça as ferramentas para se pensar em uma resposta.
Ou seja, analisar os dados obtidos é primordial para que isso informe, sob todos os aspectos, a ação que irá suceder.
Considerações finais
Baseando-se em tudo que foi mencionado ao longo do texto, é possível perceber a importância da implementação de uma boa pesquisa de concorrência. Nesse sentido, ela pode nortear toda uma nova perspectiva de atuação dentro daquele segmento de mercado.
Por isso, é importante entender quais são os seus métodos principais para que não se caia em generalismos que possam render alguns prejuízos para a empresa.
Portanto, ter os objetivos dos porquês de se fazer uma pesquisa dentro daquele nicho é primordial.
Se a busca for por crescimento ou preços mais competitivos, é preciso que isso esteja claro para todos. Definir quais sãos os principais concorrentes é, acima de tudo, compreender quais são os seus objetivos no mercado.
Por fim, colher os dados a partir de uma pesquisa que traga os principais detalhes daquele mercado é fundamental. Esses números precisam nortear novas ações para que a empresa consiga se sustentar diante daquele segmento.
Seja com relação ao crescimento, ao aumento de faturamento ou do número de clientes, é preciso estar atento aos dados. Sendo assim, a pesquisa de concorrência de mercado é mais do que um detalhe, ela funciona como um norte para novos rumos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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