Hoje é impossível pensar em estratégias de marketing sem o auxílio da tecnologia. Sobretudo, quando se fala em análise de dados e busca de ferramentas para elevar a performance da marca, atrair e se relacionar com clientes, potencializar vendas e aumentar a lucratividade.
Para muitos especialistas em gestão, a integração entre tecnologia e marketing é o melhor investimento que uma empresa pode fazer em si mesma. Talvez essa afirmação soe um pouco enérgica, mas ela faz todo o sentido diante da realidade do mercado e do mundo em que vivemos.
Entre as áreas mais impactadas pela tecnologia destaca-se o marketing, o que faz com que profissionais busquem mais informações sobre como utilizar a transformação digital a favor da empresa em que atua e da própria carreira.
Um fabricante de mesa rústica de madeira, pensou em interagir com o público, na tentativa de atrair mais clientes. Ele reuniu a equipe da TI e a turma do marketing para juntos, criarem uma estratégia onde pudessem envolver o público no processo de produção do item.
A equipe de marketing organizou o local de fabricação, dando um UP no visual do ambiente e a equipe de TI entrou em ação, montando todas as ferramentas necessárias para gravação e transmissão de todo o processo, detalhando o passo a passo da fabricação, e depois da edição em parceria com a equipe de marketing, o material foi postado em redes sociais, atraindo diversos tipos de pessoas que interagiram com a postagem, sinalizando assim que a estratégia teve um resultado positivo.
Acompanhar as novas tecnologias e as tendências de marketing para os próximos anos é, de fato, um desafio, pois o volume de informações está cada vez maior e as novidades não param de surgir. Para o melhor alinhamento entre tecnologia e marketing, é importante a realização de alguns passos:
Desenvolver projetos de Marketing alinhados a TI
Os avanços no setor de tecnologia permitem que o marketing possa ser aprimorado, e um exemplo claro disso é o desenvolvimento de softwares como o CRM (Customer Relationship Management).
Integrar as ferramentas de forma adequada
As ferramentas do setor de TI proporcionam mais oportunidade dos profissionais de marketing entenderem o perfil do público-alvo, bem como segmentá-los por meio de ferramentas de uso intuitivo.
A manutenção hidráulica tem a finalidade de analisar os sistemas de tubulação de um estabelecimento, da mesma forma, a integração das ferramentas necessárias para uma estratégia positiva, deve ser cautelosamente analisada, com a consciência de que os processos devem ser minuciosamente estudados, gerando resultados.
Promover o contato com os clientes
Esta vantagem e possibilidade faz muita diferença no processo de criação das estratégias para o marketing e do planejamento de conteúdos, visto que podem ser mais adequadas ao perfil dos clientes alcançados e que se deseja alcançar.
Melhor produtividade focando na redução de custos
As empresas que utilizam anúncios pagos, por exemplo, precisam acompanhar os resultados para entender, por exemplo, o que precisa ser melhorado e quais estratégias estão surtindo melhor efeito, para ter campanhas futuras mais adequadas.
Alinhar tecnologia e marketing de forma estratégica
A tecnologia tem influenciado positivamente o departamento de Marketing, ajudando as empresas de diferentes segmentos a obterem resultados positivos, visto que o uso da tecnologia é inserido e otimizado.
Uma usinagem de precisão é, antes de tudo, uma arte que pode ser descrita como o ato, processo ou efeito de usinar, ou seja, um procedimento que tem o objetivo de dar forma a uma matéria-prima, por meio de ferramentas ou máquinas, assim também podemos definir o alinhamento entre tecnologia e marketing, cuja finalidade é dar forma a conteúdos de qualidade, que chegarão de forma positiva ao público-alvo.
O Marketing é, sem dúvida, uma das áreas em que mais facilmente se nota os impactos da Transformação Digital. Com a popularização da internet e as enormes possibilidades desse novo ambiente de consumo, a tecnologia tornou-se um fator determinante para o sucesso das empresas.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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