Análise swot: o que é e como fazer?

Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que ajuda a planejar, de maneira estratégica, as empresas e seus projetos. Também conhecida como matriz FOFA, tornou- se uma das ferramentas de marketing mais populares.

Por meio dela, é possível avaliar cenários antes de colocar um projeto em prática, fazendo com que ele tenha mais chances de sucesso. Para entender melhor seu funcionamento, pode-se usar como exemplo a vida pessoal de alguém.

Se uma pessoa está diante de uma decisão, como mudar de cidade ou começar uma faculdade, precisa pesar os prós e contras antes de se decidir. Uma decisão também envolve pensar em nossos interesses e objetivos.

É crucial avaliar a situação do momento e reunir todas as informações possíveis sobre as possibilidades de uma escolha. Fazer isso é a melhor forma de garantir que sua decisão seja muito mais assertiva.

Uma pessoa que pensa dessa maneira, está aplicando a lógica da análise SWOT. E essa ferramenta precisa ser usada por organizações de qualquer setor ou tamanho.

Pensando nisso, neste artigo, será abordado o conceito de análise SWOT, seus benefícios e serão dadas algumas dicas para colocá-la em prática de maneira eficaz.

Entenda o que é análise SWOT

Análise SWOT, ou matriz FOFA, é uma ferramenta voltada para o planejamento estratégico na gestão de projetos, ajudando a analisar cenários e tornar as decisões mais assertivas.

As organizações costumam utilizá-la antes de implementar um projeto que certamente vai impactar a companhia de muitas maneiras. É uma forma de obter um diagnóstico completo da situação atual e dos ambientes ao redor da corporação.

Com isso, uma clínica veterinária especializada em cirurgia de retirada de olho de cachorro corre menos riscos e aproveita as oportunidades.

Esse método foi criado na década de 1960, por Albert S. Humphrey, um consultor de empresas, mas só foi publicado em 2005, após sua morte.

Ao longo do tempo, essa análise passou por várias reformulações para que pudesse se adaptar a diferentes projetos. Mas, desde que foi criada, se popularizou muito, uma vez que funciona como metodologia rápida e com resultados efetivos.

Para entender um pouco mais sobre seu conceito, é importante analisar a sigla que nomeia essa estratégia. Ela se refere às seguintes palavras:

  • Strengths (forças);
  • Weaknesses (fraqueza);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Threats (ameaças).

Esses termos identificam as análises realizadas, portanto, as forças de fraquezas relacionadas ao ambiente interno, que também podem ser consideradas como pontos positivos e negativos da empresa ou projeto.

As oportunidades e ameaças, por sua vez, pertencem ao ambiente externo e estão relacionadas à análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até a situação política, cultural, econômica e social.

Quando uma escola especializada em aulas de guitarra olha para dentro e para fora de si mesma, enxergando o que é negativo é positivo, tem acesso a um panorama completo que ajuda a determinar o sucesso da estratégia.

O ambiente interno consiste em avaliar critérios como localização, tempo de mercado, recursos financeiros, capacidade de operação, atendimento, dentre outros fatores importantes.

O ambiente externo, por sua vez, está relacionado a outros elementos, como o comportamento dos clientes, poder de negociação com fornecedores, soluções alternativas, entre outros.

Benefícios da análise SWOT

A análise SWOT traz muitos benefícios porque, a partir do momento em que a empresa faz o mapeamento de situações de risco e oportunidades, e identifica seus pontos fortes e fracos, consegue entender a si mesma.

Com isso, terá acesso a uma série de outras vantagens, como a facilidade em identificar a posição estratégica da corporação.

Saber de que maneira a companhia está posicionada em seu mercado e comparar sua atuação com os concorrentes é uma das principais vantagens dessa metodologia.

Ela também ajuda a melhorar os produtos e serviços, por meio de ajustes com base em uma visão analítica da marca. A matriz aponta quais são as melhorias necessárias e facilita seu desenvolvimento.

Outra vantagem que merece destaque é a obtenção de insights que ajudam a solucionar problemas, principalmente em relação aos pontos fracos.

Para uma empresa especializada em análise de solo macro e micronutrientes, tanto no fluxo de processos internos, quanto em sua abordagem ou na distribuição de tarefas, qualquer dificuldade pode ser tratada, por meio de soluções específicas.

Para que possa ter vantagem competitiva, a companhia precisa saber inovar e, por meio da matriz SWOT, fica mais fácil criar o mapeamento de tendências em relação aos seus produtos e serviços.

A inovação não precisa acontecer necessariamente por meio do investimento em tecnologias de ponta, pois desenvolver ou melhorar soluções já se mostra um grande passo nesse sentido.

As decisões estratégicas também são beneficiadas, tendo em vista que se trata de uma ferramenta que ajuda a desenhar um panorama completo da corporação.

O gestor de um fabricante de abraçadeira tipo gota 2 pode se ver diante de muitos dilemas, o que ressalta a necessidade de tornar as decisões mais efetivas, e a ferramenta traz embasamento nesse sentido.

A matriz também ajuda a desenvolver planos e priorizar atividades que precisam de mais foco para alcançar os objetivos.

Toda e qualquer ação que atende às expectativas do negócio podem ser organizadas, de modo a dar mais prioridade para as demandas importantes.

A marca também pode promover parcerias que ajudam a suprir as fraquezas de seu portfólio. Por exemplo, existem empresas que mapeiam as necessidades de oferecer serviços complementares aos clientes, aumentando sua atuação por meio de parcerias.

Por fim, muito mais do que conhecer soluções futuras, essa análise ajuda os gestores a avaliarem as estratégias em andamento e verificar quais delas podem ser replicadas, desconsideradas ou ajustadas no planejamento.

Como aplicar a análise SWOT?

Para ter acesso a todos os benefícios dessa prática, um fabricante de defumador de linguiça precisa seguir um passo a passo.

1. Fazer um brainstorm

Quem não conhece muito bem essa estratégia, de início, pode acreditar que ela é demorada, uma vez que envolve pesquisa e levantamento de dados.

Só que, na verdade, a intenção é ser ágil, por isso, não é necessário se preocupar tanto com os dados. As percepções de quem vive o dia a dia da corporação são suficientes e, com base nelas, você pode se aprofundar em pesquisas.

Assim sendo, reúna a equipe envolvida no projeto para levantar informações e deixe a conversa livre para que todos possam expor suas ideias e percepções.

2. Analisar os fatores internos

Ao colocar a análise swot em prática, o negócio começa a olhar para ele mesmo, ou seja, para suas forças e fraquezas. A análise interna trata de fatores sobre os quais a companhia tem total controle.

Se um fabricante de clip strip displays descobrir que um dos seus pontos fortes é sua localização, então não precisa mexer nesse aspecto.

Por outro lado, quando se trata da análise externa, não é possível fazer interferências, apenas se preparar para as possíveis consequências trazidas por esses fatores.

No entanto, o negócio pode identificar fatores-chave de sucesso que pertencem ao seu mercado e qual é sua situação em relação a eles.

3. Analisar fatores externos

As oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo, ou seja, aqueles em que a empresa não tem nenhum tipo de controle. Só que é muito importante saber quais são relevantes e podem impactar o projeto.

Um fabricante de bota ortopédica para criança precisa estar atento ao seu mercado e conhecer um pouco mais sobre a economia, a política e a sociedade em geral para estar mais preparado.

Mesmo que não seja possível prever o futuro, existe a possibilidade de prever tendências. Nesse contexto, identifique como é o comportamento do público, qual é o seu poder de negociação com os fornecedores e a quantidade de empresas no seu setor.

Veja se existem novos entrantes, se algum deles pode te substituir e se os intermediários do setor possuem algum poder de barganha sobre a empresa.

4. Montar a matriz

Para montar a matriz, um fabricante de rolete de impacto precisa fazer com que ela seja objetiva e ajude a obter uma visualização rápida das informações necessárias.

Evite listas longas e selecione apenas aquilo que é realmente relevante. Organize tudo por ordem de relevância, priorizando os aspectos que geram mais impactos ao projeto.

Nos quadrantes superiores, indique os fatores internos, ao passo que nos quadrantes inferiores, coloca-se a análise externa.

Considerações finais

Depois de montar sua matriz SWOT, chega o momento de avaliar as informações e visualizar todos os elementos importantes para o negócio.

Mas, veja, não basta apenas saber quais são esses fatores, visto que é necessário transformá-los em estratégias que vão melhorar o negócio.

É dessa forma que a empresa terá acesso a todos os benefícios que a metodologia tem a oferecer e se destacar continuamente no mercado em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷