Muitos especialistas em SEO desconhecem o sitemap ou não sabem fazê-lo corretamente. Saiba mais!
Entre as diversas ferramentas de SEO disponíveis para facilitar o aumento de tráfego orgânico no seu site, uma das mais importantes é o sitemap.
De fato, muita gente nunca ouviu falar desse termo e o motivo é simples: muitas ferramentas já criam o sitemap automaticamente, então muitos simplesmente não sabem que ele existe.
No entanto, entender como ele funciona e como criá-lo da forma correta é fundamental para o caso de o seu site não ter nenhum recurso capaz de gerá-lo sozinho.
Por esse motivo, separamos um material completo que vai te ajudar a entender a importância de criar um sitemap e como fazê-lo devidamente.
O que é um sitemap?
Sitemap é um arquivo que facilita a indexação das páginas do seu site nos motores de busca como Google, Bing e Yahoo!
Ainda que os rastreadores de conteúdos do site sejam capazes de achar o seu conteúdo mesmo sem um sitemap, usar esse tipo de arquivo garante que o material que você publica estará disponível ao público.
Isso porque o sitemap auxilia o trabalho dos rastreadores, pois oferece todas as URLs de um site, informando dados de criação, edição, relevância e outros.
Como saber se tenho um sitemap?
Saber se o seu site possui um sitemap é simples: basta colocar o endereço do site na barra de digitação e adicionar “/sitemap.xml” no final. Por exemplo: o sitemap do Google é https://google.com/sitemap.xml.
Isso já pode te dar a ideia se você já tem ou não um sitemap, uma vez que algumas ferramentas já o fazem automaticamente (como veremos a seguir).
Para que serve um sitemap?
Mas, afinal, se os robôs do Google são capazes de indexar a minha página sozinhos, qual seria a real necessidade de criar um sitemap?
A resposta é simples: como os rastreadores dos mecanismos de busca indexam as novas páginas do seu site a partir das que já estão indexadas, a existência de um sitemap faz com que eles achem todo o conteúdo do seu site mais rapidamente.
Ou seja: com um sitemap, a tendência é que os seus conteúdos comecem a rankear muito mais rapidamente, pois eles logo serão indexados nas plataformas de pesquisa.
Além disso, conteúdos que são atualizados com frequência podem sofrer com quedas de tráfego depois da atualização. O sitemap evita isso ao enviar a informação atualizada para o indexador.
Afinal, eu preciso fazer um sitemap?
Com o desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais processos estão sendo automatizados. No mundo do SEO também é assim: em muitas plataformas, o sitemap é feito automaticamente.
Por exemplo: em plataformas de construção de sites, como o Wix e a Square, a criação do sitemap é feita automaticamente enquanto o usuário constrói seu site.
Por outro lado, em plataformas mais personalizáveis, como WordPress, é possível criar um sitemap de forma automatizada usando plugins como Yoast SEO e All in One SEO. Além disso, existem plugins com essa função, como o Better WordPress Google XML Sitemaps.
Como fazer um sitemap?
Apesar de não ser sempre necessário, alguns usuários querem fazer um sitemap manualmente e enviar diretamente para o Google, sem intermediários.
Existe a possibilidade de você mesmo criar o seu sitemap sozinho. Para isso, basta seguir as diretrizes presentes em sitemaps.org. Nesse caso, conhecimentos em programação são importantes para fazê-lo corretamente.
Para criar o seu sitemap mais facilmente, basta entrar em uma ferramenta que o faça para você, como é o caso do XML-Sitemaps e do G Site Crawler.
Depois, basta ir no painel de configurações do seu site e adicioná-lo. Dependendo da ferramenta, o painel será diferente. No WordPress, por exemplo, você deve adicionar o seu sitemap diretamente no cPanel.
Por fim, é possível adicionar o seu sitemap diretamente no Google através do Google Search Console, garantindo que ele faça a indexação da sua página.
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