Marketing Heroes Series: Cristina Della Penna mostra como o projeto Segmentação ajudou a Neoway a crescer

by Christian von Koenig | Growth MarketingMarketing de Conteúdo

“A segmentação traz foco, precisão e resultados.” Quem faz essa afirmação é Cristina Della Penna, Chief of Marketing Operations da Neoway.

[wp_ad_camp_1]

Há 20 anos trabalhando com projetos de segmentação e com números expressivos para respaldar suas estratégias de inbound e outbound, Cristina é especialista no assunto. Neste novoMarketing Heroes Video, ela conversa com a CEO da Contentools, Emilia Chagas, sobre como foi o processo de segmentar o público da própria Neoway.

No vídeo, confira na íntegra as duas etapas principais do projeto de segmentação: entender e dividir os clientes, e definir a jornada do cliente. Cada etapa, por sua vez, ainda é dividida em momentos específicos, que destacamos a seguir.

[wp_ad_camp_2]

[wp_ad_camp_3]

Etapa 1 – Entender e segmentar os clientes

“A segmentação é você unir os iguais. Na primeira segmentação que fizemos, nós entendemos quais eram os nossos nichos e como eles eram divididos pelas soluções que ofertávamos para o mercado.”

Na primeira etapa é fundamental entender seus clientes como um todo e então dividi-los em grupos com características e necessidades semelhantes. Neste caso, foram usados três pilares para auxiliar a segmentação: tamanho do cliente, vertical ou ramo de atuação e caso de uso.

[wp_ad_camp_3]

tamanho de cliente para a Neoway é representado pelo faturamento anual da empresa, mais do que o número de funcionários ou clientes, por exemplo. O princípio é adaptável à realidade de qualquer empresa, podendo ser dividido em diferentes níveis.

Vertical refere-se à adaptação da comunicação conforme o segmento, pois como Cristina diz: “O que eu vou falar para o meu cliente de saúde não é a mesma coisa que vou falar para o meu cliente de bancos”. Já o terceiro pilar são os casos de uso, que têm a ver com aquelas soluções ofertadas para o mercado.

No caso da Neoway, são dois: Risk & Compliance (para perder menos, aplicado às áreas jurídicas, de compliance, compras, recuperação, crédito etc.) e Prospecção e Inteligência de Mercado (para ganhar mais, aplicado principalmente ao funil vendas).

[wp_ad_camp_4]

Sobre essa etapa, Emilia faz uma consideração importante: “O ponto de partida da segmentação é a estratégia comercial da empresa, casada à proposta de valor de seus produtos e serviços”.

Segmentar públicos, portanto, não é uma questão apenas de marketing de conteúdo ou de comunicação, mas também de toda a empresa, incluindo setores como o de produto.

“Envolva a empresa, seduza-a. Quando fizemos o projeto de segmentação, paramos a empresa inteira, colocamos camiseta em todo mundo e o explicamos para todos”, Cristina ressalta.

[wp_ad_camp_5]

Etapa 2 – Jornada do cliente

Na segunda etapa é mais evidente a questão do marketing de conteúdo. Continuando a divisão da segmentação em momentos cada vez mais específicos, a Neoway consegue produzir conteúdos para cada perfil e necessidade do cliente.

Os três momentos da jornada do cliente na Neoway:

  1. Atração
  2. Prospecção e aceleração
  3. Retenção e upsell

Combinada ao tamanho do cliente, essa jornada torna-se mais precisa.

A empresa pode assim investir seus esforços no que dá mais resultados. Por exemplo, Cristina revela que o cliente Upper Middle é o mais impactado por inbound marketing, portanto responde melhor à estratégia de conteúdo digital.

Já para alcançar o cliente Commercial, é necessário também estratégias de eventos com conteúdos ricos, parcerias e outbound, saindo um pouco do universo on-line.

[wp_ad_camp_1]

Para atrair no topo do funil, a Neoway se vale de cases, e-books e outros conteúdos que entendam as dores comuns ao mercado.

“São conteúdos esclarecedores, de dia a dia e que ajudam o nosso cliente a resolver um problema que ele tem. É isso o que fazemos no inbound.”

A partir desse primeiro conteúdo, aprofunda-se a segmentação. Nesse momento faz muito mais sentido trazer cases de sucesso específicos e casos de uso focados no segmento do lead, entrando em uma “régua de relacionamento” como MQL (Marketing Qualified Leads).

[wp_ad_camp_2]

É como se disséssemos: “Primeiro, fizemos um conteúdo mais genérico, mas este agora é para você e vamos impactá-lo com resultados de empresas semelhantes”.

No caso dos eventos realizados em complemento ao inbound, que são excelentes ferramentas não só de prospecção, mas também de upsell, a segmentação é igualmente essencial.

Tanto o tamanho do cliente quanto a persona da Neoway para cada situação orientam o formato do evento e o tom da comunicação para determinado momento. Além disso, proporcionar a interação entre prospects e atuais clientes é uma estratégia vencedora.

[wp_ad_camp_3]

“Queremos deixar o futuro cliente seguro, mostrar que se ele vier para dentro de casa, será uma excelente decisão. E para deixá-lo seguro, ele precisa conversar com outro cliente, com resultado para aquele segmento. Nada melhor do que alguém falar bem de você.”

O que você pode fazer agora

Como está a segmentação de perfis dos seus clientes? Cristina Della Penna é enfática em mostrar como segmentar tem sido fundamental para colocar a Neoway em uma rota de crescimento de 50% ao ano, com redução de marketing sales em 35%, entre outros resultados positivos. Isso acontece porque a comunicação é tanto mais precisa quanto mais personalizada.

[wp_ad_camp_4]

Se ainda não tem dado a devida atenção a essa parte importante de sua estratégia de marketing digital, aproveite as lições deste Marketing Heroes Video para começar a dividir seus clientes em grupos específicos e seu conteúdo ao longo da jornada do cliente. Para ficar mais fácil, solicite uma demonstração de como coordenar sua produção de conteúdo em cada segmentação com a Contentools.

Artigo original de Contentools

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notícias do Blog


Conheça nossos serviços

Estamos aqui para fazer você crescer com as melhores estratégias do mercado. Juntos vamos transformar esse negócio!


Desbloqueie sua capacidade de criar sites profissionais!

Venha fazer uma CONSULTORIA DE CRIAÇÃO DE SITE com duração de 1h30min E APRENDA de uma vez por todas a criar sites verdadeiramente elegantes, que vendem e lotam sua agenda. Comece Agora!

​Atenciosamente,

Claudio Camargo
novos negócios
claudiocamargo.com.br
WhatsApp: (19) 99182-9137

AgDSN Agência
Marketing e Estratégia
agdsn.com.br
Campinas • São Paulo • 🇧🇷