9 Estratégias de copywrite para aplicar em suas legendas

As redes sociais são grandes ferramentas para engajar o público e, principalmente, convencê-lo a adquirir determinado produto ou serviço. Apesar de o visual ser o diferencial, é fundamental ter uma boa legenda para dar todas as informações relevantes para o potencial consumidor.

Os textos são extremamente importantes em imagens, vídeos, bio, stories e qualquer outro formato. Um não consegue comunicar da melhor forma sem o outro e é a construção de frases que vai ajudar seu negócio ou marca a prosperar.

VEJA 9 DICAS IMPORTANTES DE COPYWRITING PARA SUAS LEGENDAS

Quem é seu público?

É fundamental saber com quem você está falando. Vai vender algo específico, por exemplo, como uma injetora de Plástico? No começo é natural não ter uma base de seguidores muito definida, mas aos poucos isso vai se consolidando. Há muitas ferramentas que analisam quem são seus seguidores, a faixa etária, gênero e muitos outros detalhes que vão ajudar na entrega da mensagem e no engajamento.

Qual será seu tom?

Algumas empresas gostam de fazer piadas, outras de falar de maneira mais descolada e informal. É importante definir desde cedo seu jeito de se comunicar para criar uma identidade e atrair seguidores.

Defina objetivos

O que você quer com suas postagens? Entregar a mensagem para mais gente, gerar vendas de um oxigênio medicinal, por exemplo, aumentar engajamento ou se tornar mais conhecido? É preciso saber quais são seus objetivos e adequar a linguagem nos textos de acordo com cada um.

Tamanho de texto

Se o tema for realmente útil e relevante, não tem problema em fazer postagens grandes. No entanto, é fundamental que a legenda realmente seja rica de detalhes e de informações para não ficar um texto grande demais, cansativo e sem conteúdo.

Impacte logo de cara

Seu texto deve começar causando impacto nos internautas logo de cara. Vai anunciar um serviço de manutenção de elevadores? O leitor tem poucos segundos de paciência para ler e se interessar pelo assunto e é preciso convencê-lo que o seu é o melhor dentre as opções. Não use, entretanto, sensacionalismo.

Faça o leitor se engajar

Você pode e deve usar as chamadas “Call to Action”. Eles são os principais aliados dos gatilhos mentais para convencer os usuários a agir. Use termos propícios para essas ações como Compre, Clique, Assine, Inscreva-se, Acesse, Compartilhe e muitas outras.

Conte uma história envolvente

É muito bom começar a ler uma história e se interessar por ela. É com isso que você vai conseguir se conectar com sua audiência, gerando identificação, engajamento e simpatia. Essa história bem contada será capaz de humanizar sua marca ou empresa e cativar audiência.

Emojis

Os emojis conquistaram as redes sociais por expressarem sentimentos. Mas é preciso usar com moderação para não infantilizar e atrapalhar a leitura. Pesquise aqueles que são mais utilizados pelos internautas para que essas figurinhas possam criar uma relação com sua marca.

Formatação das legendas

Há diversas formas para formatar suas legendas para tornar a leitura mais simples e menos cansativa. Pule linhas, divide em parágrafos ou por tópicos, além de usar um emoji para cada parágrafo iniciado.

Não se apegue a regras para escrever os melhores textos e legendas para suas redes sociais. O fundamental é entender seu público, acrescentar técnicas simples e efetivas para melhorar os resultados e agradar sua audiência!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.


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